Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
imprensa@unicamp.br
..............Campinas, 22 a 29 de abril de 2002

Futuro Acadêmico

Saúde
Inauguração
Extensão
Meio ambiente
Painel da Semana
Em dia
Oportunidades
Eventos Futuros
Teses
Literatura
Evento
Serviço
Inauguração
Arte
Futebol
Primeiro Escalão


LITERATURA

 

Editora da Unicamp participa da 17ª Bienal

Antonio Roberto Fava

A Editora da Unicamp estará participando da 17ª Bienal
Internacional do Livro de São Paulo, de 25 de abril a 5 de maio, nos pavilhões do Centro de Exposição Imigrantes. A participação da Unicamp dá-se em parceria com a Imprensa Oficial do Estado e a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

O estande vai ocupar uma área de 1.176 m², dividida entre as editoras da Unicamp, Unesp, USP, USC, UnB, UFRJ, Fiocruz, UFMG e mais 67 editoras universitárias representadas pela ABEU. Haverá no estande uma arena de eventos com capacidade para 200 pessoas, um mezanino reservado à TV Cultura (que transmitirá os principais acontecimentos) e uma área reservada às assessorias de imprensa.

Além dos livros de seu catálogo, a Editora da Unicamp vai lançar a edição crítica de Poesias Completas de Álvares de Azevedo, feita por Péricles Eugênio da Silva Ramos e organizada por Iumna Maria Simon. Serão lançados ainda: Orientações para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar, organizado por Ernesta Lopes Ferreira Dias, Jamiro da Silva Wanderley, Roberto Teixeira Mendes e uma equipe multidisciplinar de médicos da FCM e profissionais do HC; Trabalho e Resistência na “fonte misteriosa” – Os bancários no mundo da eletrônica e do dinheiro, de Nise Jinkings; Redações do Vestibular da Unicamp 2002, publicado pela Comvest; Campinas, das origens ao futuro, tese de doutorado de Antonio da Costa Santos (o Toninho); e as fitas de vídeo Observando a natureza e Pelas Trilhas de Arquimedes, coordenadas por Sueli Costa e Maria Alice Grou, do Imecc, e Membranas para separação química, coordenada por Fernando Galembeck.

Outras obras merecerão destaque na feira: A Arte de não interpretar poesia corpórea do ator, de Renato Ferracini; Canções de Dinorá de Carvalho, de Flávio Carvalho; Minérios e ambientes, de Bernardino Figueiredo; e Educação Não-formal, organizado por Olga Rodrigues von Simson, Margareth Park e Renata Sieiro Fernandes e co-editado com o Centro de Memória da Unicamp. A Editora da Unicamp exibirá os 32 livros publicados de 2001 até o momento.

Palestras – Na Bienal também serão realizadas diversas palestras. A inauguração oficial do estande das universidades ocorrerá no dia 26, ao meio-dia, com a presença de reitores e diretores das editoras universitárias. O Grupo Lume, da Unicamp, apresentará o espetáculo Parada de Rua, no dia 27, às 11h30. No dia 1° de maio, às 15 horas, um coquetel marcará o lançamento dos livros da Editora da Unicamp e, no dia 2, às 17 horas, a professora Iumna Maria Simon fará palestra sobre Álvares de Azevedo.

Contatos com a Editora da Unicamp pelos telefones 3788-7783 e 3788-7786. (A.R.F.)

-------------------------


EVENTO

 

Encontro avalia ensino de matemática

Avaliar e discutir um novo conceito sobre o ensino da matemática a alunos dos cursos fundamental e médio. É com esse propósito que o Laboratório de Ensino da Matemática (LEM), do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Matemática (Imecc) fará realizar, nos dias 29 e 30 deste mês, o 16° Encontro Regional de Professores de Matemática. O tema central será o “Individualismo e Coletividade – Qual o papel da Matemática nesse Contexto?

O encontro, coordenado pela professora Maria Zoraide Soares, do Departamento de Matemática, terá duas mesas-redondas e 18 mini-cursos. Destinado a promover cursos de graduação de matemática e a professores da disciplina, uma das propostas é desmistificar o conceito, principalmente por parte do jovem, de que a matemática é “um bicho de sete cabeças”. O evento ainda discutirá maneiras de fazer com que a matéria seja ensinada de forma a despertar e o prazer do aluno, como acrescenta a professora Miriam Sampieri Santinho, do LEM.

A conferência de abertura do encontro, às 10 horas do dia 29, no Centro de Convenções, será do professor Luís Alberto Peluso, da PUC-Campinas. Das 10h30 às 12h, a mesa-redonda sobre “Individualismo versus Coletividade: o professor de matemática, o processo e o aluno”. No dia 30 (terça-feira), também no Centro de Convenções, outra mesa-redonda: “Individualidade e Coletividade: Recursos Didáticos”

Os 18 mini-cursos serão todos no prédio do Imecc, com horários e salas a serem definidos. Mais informações no Imecc: 3788-6017 e 3788-5937 ou lem@ime.unicamp.br (A.R.F.))