Rousseau: Filosofia, Literatura e Educação
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
21 de setembro a 7 de novembro de 2000
Faculdade de Ciências e Letras -
UNESP - Campus de Araraquara
Anfiteatro B
Terças e quintas das 14:00 às
17:00 h.
BALANÇO e LIVROS COMPRADOS PARA A BIBLIOTECA
PROMOÇÃO:
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
Taxa de inscrição: R$ 15,00 Carga horária: 33 horas INSCRIÇÃO
INFORMAÇÕES
E-mail: lem@fclar.unesp.br
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APRESENTAÇÃO
Rousseau, o filósofo enciclopedista que fez a primeira e mais profunda crítica moral e política ao Iluminismo; Rousseau, o libertário em política e educação que prescreveu os mais minuciosos dispositivos de controle social e pedagógico; Rousseau, o gênio literário adversário dos livros, o dramaturgo e compositor avesso aos espetáculos; Rousseau o cientista amador que denunciou os malefícios da ciência e do progresso. Mas antes de tudo, assomando por trás do vulto público, o homem Jean-Jacques, virtuoso e corrompido, perfeito cidadão e perfeito solitário, glorificado e perseguido, altruísta e insociável, iluminado e paranóico, santo e pecador.É impossível traçar em uma dúzia de exposições um retrato completo da abrangência, profundidade e vigor de um pensamento que de tal modo se infiltrou na corrente sangüínea da modernidade que fez de nós todos, hoje, rousseaunianos sem o saber. Mas a presente série de palestras, a cargo de especialistas de várias instituições universitárias, pretende avançar um bom caminho nessa direção, discutindo, numa abordagem essencialmente interdisciplinar, as implicações filosóficas, políticas, literárias e pedagógicas da obra de Rousseau, sua originalidade e impacto nas reflexões sobre a moral, a política e a sociedade, sua influência na literatura (Romantismo; romance de formação; autobiografia e prosa poética), suas concepções e propostas sobre a formação e a educação, sua crítica ao Iluminismo, à ciência e às artes, e todos os aspectos que nos tornam, hoje, herdeiros e cúmplices de suas inquietações.
21.09.2000
Rousseau e a moral sensitiva
Prof. Dr. Luiz Roberto Monzani (Filosofia-UNICAMP)26.09.2000
Emílio e Contrato social: paralelos e intersecções
Prof. Dr. José Oscar A. Marques (Filosofia-UNICAMP)28.09.2000
Formação e perfectibilidade em Rousseau
Profª Drª Wilma Patricia M. D. Maas (Letras-UNESP)05.10.2000
O pensar solitário de Rousseau no contexto do século XVIII
Profª Drª Maria Valderez C. Negreiros (Filosofia-UNESP)10.10.2000
Leituras de Rousseau
Prof. Dr. Bento Prado Jr. (Filosofia-UFSCar)17.10.2000
A querela do teatro no séc. XVIII
Prof. Dr. Luiz Fernando Franklin de Matos (Filosofia-USP)19.10.2000
A pedagogia de Rousseau e o moderno sentimento de infância
Profª Drª Carlota Boto (Pedagogia-UNESP/Mackenzie)24.10.2000
Utopia e narrativa na Nova Heloísa
Profª Raquel de Almeida Prado (Letras-USP)
e
Rousseau contra os comediantes
Profª Ana Maria Portich (Letras-USP)26.10.2000
A prosa poética de Rousseau
Profª Drª Ana Luiza Silva Camarani (Letras-UNESP)31.10.2000
Rousseau e o Romantismo
Profª Drª Karin Volobuef (Letras-UNESP)07.11.2000
Nietzsche contra Rousseau
Prof. Dr. Oswaldo Giacóia (Filosofia-UNICAMP)
Cobrindo todo o programa previsto em suas sete semanas de duração, o curso atendeu plenamente os objetivos propostos de desenvolver uma reflexão sobre os múltiplos e variados aspectos da obra de Rousseau para um público igualmente diversificado de estudantes e profissionais das áreas de Letras, educação, filosofia e ciências humanas em geral. O número de inscrições (127) superou todas as expectativas iniciais e serve de índice para a boa receptividade dessas iniciativas e a importância de sua continuidade. Melhor que qualquer outra coisa, a seguinte declaração de um dos participantes expressa o espírito que presidiu ao oferecimento do curso e traz grande satisfação aos organizadores por verem-no reconhecido:"Não poderia deixar de ressaltar a alta qualidade do curso, que atendeu ao interesse de muitos profissionais nele inscritos buscando a fundamentação teórica para a sua atuação. Senti-me extremamente feliz por constatar a competência de uma instituição pública em realizar um evento aberto para a comunidade, legitimando sua função social, o que contraria a política equivocada de desmanche do ensino superior público no Brasil." (Nelson Dagoberto de Matos)Houve também sugestões críticas que, de forma construtiva, fizeram-nos ver a necessidade de algumas mudanças no planejamento e condução do curso:"É de extrema importância que um curso como este seja promovido pela nossa Faculdade. No entanto, mais importante ainda é que seja também voltado para alunos iniciantes, uma vez que suas inscrições foram aceitas." (Fernanda Cristina Da Silva)Ressalte-se por outro lado, que houve também críticas na direção contrária, isto é, ao fato de que alguns expositores não se aprofundaram em todas as complexidades envolvidas nos temas, exatamente pelo que foi visto como uma preocupação didática excessiva com os iniciantes. Essa aparente contradição de opiniões resolve-se facilmente reconhecendo-se que de fato o curso incluiu exposições mais próximas do que se entende por uma aula, e outras cujo conteúdo assemelhou-se mais propriamente a uma conferência especializada. Embora isso revele na verdade que houve um equilíbrio no atendimento de cada um dos públicos, parece-nos agora mais aconselhável separar, no futuro, as duas esferas, oferecendo um Curso de Extensão Rousseau didaticamente planejado para iniciantes, e um Colóquio Rousseau com conferências e sessões de comunicações voltados para um público mais especializado de pesquisadores."Considero de extrema importância a realização de qualquer tipo de curso que contribua para o enriquecimento cultural dos alunos, porém acho de igual importância que se pense em realizar um trabalho no qual os alunos de primeiro ano tenham condições de compreender aquilo que está sendo dito, mesmo sem ter conhecimento prévio do assunto, ou seja, a realização de um trabalho que dê condições de aprendizado para todos, independentemente da experiência." (Paula Aparecida Volante)
Descontadas as despesas com o transporte e refeições dos expositores vindos de São Paulo, São Carlos e Campinas, as sobras da receita do curso foram aplicadas na aquisição de livros de e sobre Rousseau para a Biblioteca da FCL-Araraquara. Foram adquiridos os seguintes livros:
ROUSSEAU, JEAN-JACQUES. DISCURSO SOBRE A ECONOMIA POLÍTICA Ed. VOZES. ISBN 8532614442. 1995. 216 pág.
ROUSSEAU, JEAN-JACQUES. EMILE E SOPHIE OU OS SOLITÁRIOS. Ed. PARAULA ISBN 9990900361. 1994. 248 pág.
ROUSSEAU, JEAN-JACQUES. EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO Ed. MARTINS FONTES
ISBN 8533611161. 1999. 684 pág.ROUSSEAU, JEAN-JACQUES. ENSAIO SOBRE A ORIGEM DAS LÍNGUAS Ed. UNICAMP
ISBN 8526804332. 1998. 200 pág.ROUSSEAU, JEAN-JACQUES. JÚLIA OU A NOVA HELOÍSA Ed. HUCITEC/UNICAMP
ISBN 8527102544. 1994. 660 pág.ROUSSEAU, JEAN-JACQUES. OEUVRES COMPLETES v. 5 (em francês). Col. PLEIADE
ISBN 2070106934 1995. 2000 pág.BLOOM, ALLAN. AMOR E AMIZADE. Ed. EUROPA-AMERICA
ISBN 9721038350. 1994. 576 pág.CASSIRER, ERNST. A FILOSOFIA DO ILUMINISMO. Ed. UNICAMP
ISBN 8526802321. 1997. 472 pág.CASSIRER, ERNST. A QUESTÃO JEAN-JACQUES ROUSSEAU Ed. UNESP ISBN 8571392501 1999
STAEL, MADAME DE. DE L'ALLEMAGNE, V.1 (em francês) Ed. GF-FLAMMARION
ISBN 2080701665FORTES, LUIS ROBERTO SALINAS. ROUSSEAU: DA TEORIA À PRATICA. Ed. ÁTICA ISBN 8508048068 1995 136 pág.
O'DEA, MICHAEL JEAN-JACQUES ROUSSEAU: MUSIC, ILLUSION AND DESIRE (em inglês). MACMILLAN UK ISBN 0333634004 1995
ANSELL-PEARSON, KEITH. NIETZSCHE CONTRA ROUSSEAU (em inglês).
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS ISBN 0521411734 1991 284 pág.DART, GREGORY. ROUSSEAU, ROBESPIERRE AND ENGLISH ROMANTICISM (em inglês)
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS ISBN 0521641004 1999 302 pág.DARNTON, ROBERT. O ILUMINISMO COMO NEGÓCIO. COMPANHIA DAS LETRAS
ISBN 8571645760 1996 550 pág.DARNTON, ROBERT & FEIST, HILDEGARD. BEST-SELLERS PROIBIDOS DA FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA. COMPANHIA DAS LETRAS. ISBN 8571648115. 1998. 456 pág.
TRABALHOS SELECIONADOS
Como trabalho de conclusão, solicitou-se aos alunos que redigissem um pequeno relatório referente a uma ou mais aulas, ou um breve comentário de um dos tópicos tratados no curso. Em sua grande maioria os estudantes mantiveram-se nos limites dessa solicitação, mas houve alguns que resolveram dedicar mais tempo e esforço à redação de um texto de maior fôlego. Esses textos estão sendo coletados e publicados no painel abaixo, como uma amostra dos variados tipos de reflexões que o curso foi capaz de suscitar.
Juliana Santini: Rousseau e o Romantismo
Manoel Dionizio Neto: Rousseau: Política, Educação e Liberdade
Nelson Dagoberto de Matos: Rousseau, uma síntese
Bernardo Curvelano Freire: Natureza, Cultura e Civilização; prolegômenos para um entendimento de Rousseau
Érica Milaneze: Rousseau e o Romantismo: algumas observações