Neste dia 3 de agosto, às 15 horas, no auditório do Instituto de Artes, a comunidade acadêmica terá a oportunidade de conhecer a obra do diretor luso-brasileiro José Caldas, com o espetáculo O Medo Azul, concebido a partir do conto Barba Azul, de Charles Perrault, com intertextos dos irmãos Grimm e de Barbe Rouge, conto popular bretão. O evento integra o conjunto de atividades que comemoram os 40 anos da Unicamp e será dedicado às crianças da comunidade, a partir de 4 anos. Foram especialmente convidadas as crianças do Prodecad – programa educativo voltado aos filhos dos funcionários da Universidade –, juntamente com os professores da educação fundamental.
Destaque
na Europa,
o diretor José
Caldas vem
para debate
Em seguida, o diretor e professor José Caldas coordenará um grupo de reflexão sobre o espetáculo composto por professores de arte, pedagogos, alunos de artes cênicas, que terão a chance de debater o teatro para infância e juventude do ponto de vista deste que é considerado um dos mais criativos diretores da atualidade na Europa. José Caldas nasceu no Brasil e fez a vida profissional em Portugal, onde se radicou há trinta anos. Já dirigiu espetáculos na Itália, França e Espanha, todos premiados.
Responsável pela introdução da literatura brasileira para infância nos palcos europeus, Caldas encenou A mulher que matou os peixes e A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector, A bolsinha Amarela, de Ligia Bojunga, No país de Tatipirum, de Graciliano Ramos,e Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, entre outras. Esta viagem ao Brasil comemora os 30 anos de carreira do diretor, com espetáculos agendados para o Rio de Janeiro, São Paulo e São Luiz do Maranhão. O Medo Azul tem figurino cenográfico de Marta Silva e música de cena de Miguel Rimbaud.