| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 345 -27 de novembro a 3 de dezembro de 2006
Leia nesta edição
Capa
Coli e História da Arte
Proteína e câncer
Claudio: de Clementina
ao Planalto
Fragmentos de Tiradentes
Borracha
Emaranhados quânticos
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Destaques do Portal
Microcápsulas
Menção honrosa
Aranhas e Bromélias
 

10

Destaques do Portal da Unicamp na última semana

Medicina forma
1a turma após a reforma curricular

A 39ª turma de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp teve no dia 17 de novembro, no Salão Nobre da FCM, a sua última aula, proferida pelo professor Rogério Antunes Pereira, do Departamento de Clínica Médica. Em seguida, todos participaram do descerramento do mural de fotos no saguão de entrada do Espaço das Artes e da placa com o nome dos 110 formandos no memorial da FCM.

Na despedida, muitas lembranças e emoções. Para Letícia Selmi, que pretende fazer residência em cirurgia, tem vontade de começar tudo novamente, mas o desejo de se aprimorar é mais forte. “Saio daqui sem saber o que vou enfrentar pela frente, porém preparada”, disse. Já para Rodrigo de Assis Moraes, a satisfação é algo difícil de descrever, pois desde a adolescência foi desenvolvendo o gosto pela medicina e o desejo de estudar na FCM, por causa da “reputação da Unicamp”. “Vou fazer residência em oncologia clínica e pretendo continuar por muitos anos aqui FCM”, comentou.

O diretor José Antonio Rocha Gontijo lembrou que estes são os primeiros alunos formados após a reforma curricular da FCM, ocorrida em 2001. “Vocês formam a primeira turma de uma nova geração de médicos que tivemos o privilégio e o prazer em formar e isso vocês vão carregar para sempre dentro de seus corações”, concluiu.

Vestibular leva 47.428 a refletir sobre agricultura
A busca pelo estudante reflexivo ficou evidente na prova da primeira fase do Vestibular Nacional Unicamp, que reuniu no dia 19 de novembro 47.428 candidatos em 25 cidades. A agricultura, tema escolhido para a prova deste ano, além de ser um assunto atual e importante para a economia do país, mostra como o candidato se comporta diante dos problemas brasileiros, na opinião de Lendro Tessler, coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). O tema direcionou os candidatos desde a escolha pelas propostas de redação até a resolução das 12 questões da prova.

Tecnologias recentes como biodiesel e bicombustível, os evidentes impasses entre o agronegócio e ambientalistas, os impactos sociais da modernização da agricultura e a utilização de agrotóxicos nortearam as questões.

Os comentários sobre o exame estão disponíveis desde quarta-feira no site da Comvest ou pelo serviço gratuito de podcast, lançado pela Comissão.

Veja as notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP