Destaques do Portal da Unicamp
Biocombustíveis atraem californianos ao IFGW
Uma comitiva composta por 15 californianos, entre pesquisadores e investidores, visitou o Laboratório de Hidrogênio da Unicamp e o Centro Nacional de Referência em Energia de Hidrogênio (Ceneh), ambos do Instituto de Física Gleb Wataghin. O grupo veio ao Brasil para conhecer as melhores referências de energia renovável e de biocombustível do mundo, como o programa da Unicamp. A idéia é saber como o país tornou-se auto-suficiente na produção de combustível. A visita continuou em outros centros de reconhecida qualidade em Piracicaba, Catanduva e Rio de Janeiro.
A meta do governador da Califórnia, o ator Arnold Schwarzenegger, é desenvolver um plano de ação em bioenergia e incrementar a produção de biodiesel no estado em 20% até 2010, 40% até 2020 e 75% até 2050. Atualmente, a Califórnia produz apenas 5% dos 900 milhões de galões de etanol que consume. “Um dos interesses é conhecer a produção de hidrogênio através do álcool, isso porque nos EUA o álcool é produzido a partir do milho, que tem um custo mais elevado que a cana-de-açúcar. Lá o cultivo da cana ocorre apenas em área restrita, sobretudo no Havaí e no sul”, relata Cristiano Silva Pinto, técnico do Ceneh, que recebeu os visitantes.
Feira traz oportunidades de intercâmbio estudantil
Alunos de graduação e principalmente de pós-graduação tiveram, no dia 19 de setembro, na praça da Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp, a oportunidade de conhecer as possibilidades de estudar em universidades alemãs. O evento, realizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pelo Ministério Alemão da Educação e Pesquisa (BMBF), trouxe para a Unicamp estandes de sete universidades, um estande da agência francesa EduFrance, que veio a convite das universidades alemãs, um do consulado alemão e outro representando o DAAD. Segundo Marcio Weichert, assessor de marketing e comunicação do DAAD, o serviço representa 280 universidades alemãs, o que significa 2/3 do total.
Para Weichert, o grande objetivo desse intercâmbio é estabelecer parcerias e cooperação entre as universidades alemãs e brasileiras. Também foram realizadas. Informações no DAAD: (11) 3061-5331 ou daad_sao_paulo@daad.org.br