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Unicamp mantém padrão de
excelência em cursos de pós
Praticamente metade dos cursos de pós-graduação da Unicamp (46%) apresenta um nível de excelência internacional. Este é um dos vários indicadores positivos relacionados ao desempenho da Universidade nesse segmento apontados pela Avaliação Trienal 2010 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, divulgada no último dia 14 em Brasília. Segundo o levantamento, dos 61 cursos da instituição avaliados, 14 receberam o conceito 7 e outros 14 a referência 6, as maiores da escala empregada pela Capes. Além disso, outros 23 mereceram nota 5, o que representa um padrão muito bom de qualidade.
A avaliação da Capes revelou outros pontos importantes acerca da pós-graduação da Unicamp. A média geral da instituição segue apresentando tendência de alta. Desconsiderando os cursos de mestrado profissional, que podem ter ofertas aperiódicas, e os da Faculdade de Tecnologia (FT), que foram apenas acompanhados pelo órgão federal, visto que têm apenas um ano de atividade, o conceito médio da Universidade foi de 5,49. Na avaliação 2004/2006 essa nota foi 5,37 e no período de 2001/2003, 5,17. Além disso, vários cursos migraram de posição, subindo para os conceitos 5, 6 e 7.
Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Euclides de Mesquita Neto, “os números revelam que a Unicamp mantém a excelência no seu ensino de pós-graduação, condição alcançada graças ao esforço de docentes, alunos e funcionários”. Ele destaca, ainda, o excelente trabalho realizado pelos dirigentes que o sucederam na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), em especial o esforço de qualificação conduzido pela professora Teresa Dib Zambon Atvars, atual assessora do reitor Fernando Ferreira Costa.
Brasil
Conforme a Avaliação Trienal 2010 da Capes, o número de cursos de mestrado e doutorado avaliados no Brasil cresceu 20,8% no período compreendido entre 2007 e 2010. Nesta edição, os 877 consultores credenciados pelo órgão analisaram 2.718 programas de pós-graduação, que correspondem a 4.099 cursos, dos quais 2.436 são de mestrado acadêmico, 1.420 de doutorado e 243 de mestrado profissional. Em 2007, foram avaliados 2.256 programas (3.394 cursos): 2.061 de mestrado acadêmico, 1.177 de doutorado e 156 de mestrado profissional.
A região Norte apareceu com maior crescimento de cursos avaliados em relação ao ano de 2007, com 35,3%. Em seguida, as regiões Nordeste, 31,3%; Centro-Oeste, 29,8%; Sul, 24,2% e, por último, a região Sudeste, com 14,9%. Esta última continua sendo a que detém o maior número de cursos (2.190), representando 53,4% do total. O Sul representa 19,8%, com 810 cursos; Nordeste, 16,4%, 672; Centro-Oeste, 6,6%, 270 e a região Norte, com 157 cursos (3,8%).
A Capes adota a seguinte escala de notas em sua avaliação: 1 e 2 que descredenciam o programa; 3 que significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 que é considerado um programa com bom desempenho; e 5 que é a nota atribuída ao programa que atinge muito bom nível. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. Os resultados apontam que, do total avaliado no país, 85 cursos (2,1%) não alcançaram a nota mínima. (Manuel Alves Filho)
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