Unicamp
Jornal da Unicamp
Baixar versão em PDF Campinas, 01 de outubro de 2012 a 07 de outubro de 2012 – ANO 2012 – Nº 540Vida acadêmica
Painel da semana
PRG recebe inscrições para o ProFIS - A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) recebe, até 2 de novembro, as inscrições para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS). Elas podem ser feitas no link https://www.prg.unicamp.br/profis/ficha.html. Além da realização das inscrições, os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo em vista que a classificação será baseada no desempenho desta avaliação. Para cada escola pública, o ProFIS disponibiliza uma vaga. O currículo do Programa inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior. Conheça os detalhes do processo de seleção no hotsite https://www.prg.unicamp.br/profis/. Outras informações podem ser obtidas por meio de contato com o telefone 19-3521-6538.
Semana de Engenharia Civil - A 16ª Semana de Engenharia Civil, evento da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, acontece de 1º a 5 de outubro com o tema “Os desafios da engenharia na construção de soluções”. A abertura será às 8 horas, na FEC. Visitas técnicas, painéis de debate, encontro com ex-alunos e mini-cursos fazem parte da programação do evento, que será encerrado com um enduro a pé, aberto à comunidade da Unicamp. Organização: CAXD e Projec Jr. Mais informações: www.secunicamp.com.br ou 19-3521-2331.
Trajetórias Urbanas - O Projeto Trajetórias Urbanas do Núcleo de Estudos da População (Nepo) organiza no dia 1 de outubro, às 9 horas, no Auditório do Nepo, o seminário “A questão metropolitana: uma discussão conceitual e a situação no estado de São Paulo”. O evento é apoiado pelo CNPq. Mais informações: 19-3521-5898.
n A plastinacão no Brasil e o ensino da anatomia - A convite do professor José Angelo Camilli, do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia (IB), no dia 1 de outubro, o professor Carlos Baptista, atual presidente da International Society for Plastination (ISP), profere a palestra “A plastinacão no Brasil e o ensino da anatomia”. O encontro ocorre às 14 horas, na sala de defesa de teses (prédio da Pós-graduação) do IB. Baptista é responsável pelo The Plastination Laboratory at University of Toledo, em Ohio (EUA). Radicado nos Estados Unidos há mais de 20 anos, possui dois pós-docs e é considerado uma das maiores referências mundiais em plastinação. Mais informações: 19-3521-6110.
Conferência – “O Pensamento Econômico dos Escolásticos” está marcada para o dia 1 de outubro, às 14 horas, no auditório II do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH). Tem como expositor Sylvain Robert Piron, com organização da professora Neri de Barros e promoção do Programa de Pós-graduação em História - Capes-Proex. Mais detalhes: https://www.ifch.unicamp.br/eventos/index.php?p=mostra_evento&codevenot=2232
Emissões de gases, ventilação e bem-estar na produção animal - Primeiro workshop internacional sobre o assunto acontece de 2 a 4 de outubro, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Neste evento, autoridades científicas brasileiras, americanas, europeias e chinesas irão compartilhar experiências na área e discutir novas tendências tecnológicas relacionadas à quantificação de emissões de poluentes atmosféricos, tais como amônia, gases de efeito estufa e matéria particulada, oriundos dos sistemas de produção animal. A abertura do workshop será às 9 horas. O evento é organizado pela professora Daniella Jorge de Moura. Mais informações no link https://emissoes.feagri.unicamp.br/ ou telefone 19-3521-2900.
Prêmio Bunge - A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge 2012 será realizada no dia 2 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (categoria Juventude). Débora Cristina Jeffrey, da Faculdade de Educação, foi contemplada na categoria “Juventude”. Mais informações: https://www.fundacaobunge.org.br/novidades/novidade.php?id=10526&/premio_fundacao_bunge_anuncia_contemplados_do_ano6
Recital de flauta e piano - Um recital de flauta e piano acontece no dia 2 de outubro, às 12h30, no Auditório do Instituto de Artes (IA). Participam: André Sinico, mestrando em Música (flauta) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Stefanie Freitas, doutoranda em Música (piano) pela mesma universidade. O repertório será composto por obras para flauta solo dos compositores Sigismund von Neukomm, Toru Takemitsu e Gabriel Penido, além da Sonata em Ré Maior Op. 94 para flauta e piano do compositor Sergei Prokofiev. Organizador: professor Ney Carrasco. Site do evento: https://www.iar.unicamp.br/ceprod/index.php. Mais informações: 51-81931278.
Chat com Maria Cristina Dias Tavares - O IEEE (Institute of Electric and Electronics Engineers) está promovendo uma campanha global para aumentar o número de mulheres na engenharia e em campos como ciência, tecnologia e matemática. Para apresentar o campo da engenharia a mulheres de todas as idades e inspirá-las a seguir uma carreira na área, o IEEE irá promover chats ao vivo com mulheres especializadas do IEEE nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Índia. Um bate-papo com a especialista brasileira Maria Cristina Dias Tavares, membro sênior do IEEE e professora da Unicamp, está marcado para o dia 2 de outubro, às 17 horas, no link https://www.ustream.tv/user/IEEEWIE
6th International Workshop on Hydrogen and Fuel Cells – Evento será realizado de 3 a 6 de outubro, na Unicamp. A organização é do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe). Outras informações: 19-3521-1718.
Unicamp Ventures - Reunir empreendedores e executivos de empresas nascidas da Unicamp para trocarem experiências e estimular a geração de novos negócios e captação de recursos. Este é o objetivo do Encontro Unicamp Ventures, que acontece em 4 de outubro. O encontro é um evento anual que teve a primeira edição em 2006. Conta com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão da Reitoria responsável pela proteção e transferência das tecnologias gerada na Unicamp, bem como iniciativas de estímulo ao ensino em empreendedorismo e à criação de novos empreendimentos de base tecnológica. Mais: /unicamp/noticias/2012/09/24/unicamp-ventures-realiza-vii-encontro-anual-e-reune-empresarios-renomados
Aulas Magistrais - No próximo “Aulas Magistrais”, dia 4 de outubro, a professora Debora Cristina Jeffrey, professora-doutora pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, aborda o tema “Os ciclos e a progressão escolar: uma análise de suas implicações no espaço escolar”. A aula acontece na sala CB05 do Ciclo Básico I, às 12h30. O Aulas Magistrais é organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PRG). Mais detalhes no link https://www.prg.unicamp.br/aulas/index.php/aulas
Lançamento - O livro “Lepidoptera Borboletas e Mariposas do Brasil” será lançado no dia 4 de outubro, às 14 horas, na Biblioteca do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. A publicação é de de Almir Cândido de Almeida e André Victor Lucci Freitas. Mais informações: falonso@ib.unicamp.br
IG recebe Robert Frodeman - O Instituto de Geociências (IG) recebe, em seu auditório, dia 4 de outubro, às 14 horas, o professor Robert Frodeman, do Departamento de Filosofia e Religião da Universidade do Norte do Texas (UNT). Ele ministra a conferência “Rethinking nature: essays in environmental philosophy”. No dia 5, no mesmo local, o docente ministra o curso “Philosophy, geological disciplines and interdisciplinaryé”. Frodeman é diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares da UNT e especialista em questões interdisciplinares relativas à Filosofia e Ética Ambiental. Possui estudos e publicações sobre elementos epistemológicos das Ciências da Terra. O evento é organizado pelo professor Pedro Wagner Gonçalves. Inscrições e informações pelo e-mail regina@ige.unicamp.br. Mais detalhes: 19-3521-4653
Pesquisa de moda no Brasil - O Grupo de Estudos Arte Design Moda do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) organiza, dia 5 de outubro, o evento Pesquisa de Moda no Brasil, no Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O público esperado para o evento será formado por estudantes, pesquisadores, empresários e interessados em moda, design e arte contemporânea. O evento será gratuito, com capacidade de receber 200 pessoas, aproximadamente. Mais informações: 19-3521- 4992.
Sinfônica e Lulu Santos na Red Eventos - No dia 5 de outubro, às 23 horas, na Red Eventos, em Jaguariúna, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta-se com o cantor Lulu Santos. O evento é apoiado pelo Ministério da Cultura e pela 3M. A renda do show será destinada ao Centro Infantil Dr. Domingos Boldrini. Informações e ingressos: 19-3867-7000.
Teses da semana
Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - “Avaliação da presença de metais pesados nos locais de disposição de resíduos sólidos da cidade de Campinas (SP) empregando a fluorescência de raios x por reflexo total com radiação síncroton” (doutorado). Candidata: Bruna Fernanda Faria. Orientadora: professora Silvana Moreira. Dia 4 de outubro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEC.
Engenharia Elétrica e de Computação - “Estudo de paralelismo de alimentadores radiais de sistemas de distribuição de energia elétrica” (doutorado). Candidato: Alexandre Soares. Orientador: professor Ernesto Ruppert Filho. Dia 5 de outubro, às 9 horas, na sala da congregação da FEEC.
- “Avaliação de um sensor capacitivo para o monitoramento de perdas durante a colheita mecanizada da cana-de-açúcar” (mestrado). Candidata: Ana Ravena Alcântara da Costa. Orientador: professor Carlos Alberto dos Reis Filho. Dia 5 de outubro, às 10 horas, na sala PE12 do prédio da CPG/FEEC.
Engenharia Química - “Análise dos processos de polpação do bagaço de cana-de-açúcar: estudo termocinético da influência da antraquinona do tratamento alcalino” (doutorado). Candidata: Fernanda Guerreiro Rossi. Orientador: professor Elias Basile Tambourgi. Dia 5 de outubro, às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco D) da FEQ.
Medicina - “Marcadores do sistema hemostático e sua associação com parâmetros clínicos e laboratoriais em mulheres com síndrome dos ovários policísticos” (mestrado). Candidata: Maria Raquel Marques Furtado de Mendonça Louzeiro. Orientadora: professora Cristina Laguna Benetti Pinto. Dia 3 de outubro de 2012, às 14h30, no anfiteatro da Comissão de Pós-Graduação da FCM.
Química - “Géis supramoleculares: aspectos químicos e físicos de redes nanofibrilares constituídas por agentes gelificantes baseados em glicosídeos” (doutorado). Candidato: Marlon de Freitas Abreu. Orientador: professor Paulo Cesar Muniz de Lacerda Miranda. Dia 4 de outubro, às 14 horas, no miniauditório do IQ.
- “Padrões de sinais de RMN de hidrogênios metilênicos diastereotópicos em alguns haloésteres” (mestrado). Candidato: Raphael Bellis de Sousa. Orientador: professor Cláudio Francisco Tormena. Dia 5 de outubro, às 9 horas, no miniauditório do IQ.
Contradições da modernidade:
o jornal Aurora brasileira (1873-1875)
Autores: Marcus Vinicius de Freitas
Ficha técnica: 1a edição, 2011; 168 páginas; formato 16 x 23 cm; acompanha um CD com a reprodução dos 18 exemplares do Jornal Aurora brasileira.
ISBN: 978-85-268-0960-4
Área de interesse: Crítica literária
Preço: R$ 52,00
Sinopse: O liberalismo, a educação universal — com destaque para a educação feminina —, a educação tecnológica, o império das leis, a livre-iniciativa, a liberdade religiosa, a poesia como construtora da imagem da nação livre, a modernidade, enfim, todos esses temas percorrem o jornal Aurora brasileira, com sua carga de fatos e imagens, projetos e frustrações, utopia e realidade. A compreensão da diferença e a necessidade de um acordo entre a realidade e as imagens que dela construímos constituem condição sine qua non para a superação do impasse moderno. No último quartel do século XIX, esse impasse abarcava toda a extensão da sociedade brasileira, e dele ainda somos herdeiros.
Autor: Marcus Vinicius de Freitas é professor titular de teoria da literatura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ensaísta e escritor. Publicou, entre outras obras, Hartt: expedições pelo Brasil Imperial, 1865-1878 (ensaio, 2001), Charles Frederick Hartt, um naturalista no Império de Pedro II (ensaio, 2002), No verso dessa canoa (poesia, 2005) e Peixe morto (romance, 2008).
Destaque do portal
AEL ensina comunidade a
restaurar fotografias antigas
Toda animada, Carmen Fonseca, secretária da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, mostrava uma foto antiga e amarelada datada de 1937, na qual seu pai, Nei Almir, aparece ainda de fraldas. “Era um bebê bem bonito”, orgulhava-se. “Pediram que eu trouxesse uma foto antiga para aprender a recuperá-la de manchas e ranhuras. Gosto desse trabalho de reconstituição de documentos e quero fazer isso não só na minha casa, acho interessante levar também para a unidade.”
Carmen fez parte da quinta turma de funcionários da Unicamp que conseguiram uma vaga na disputada Oficina de Preservação de Documentos oferecida pelo Arquivo Edgar Leuenroth (AEL). No curso realizado em parceria com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), os participantes recebem noções básicas de conservação de fotografia em papel e instruções gerais para a sua reprodução e armazenamento em meio digital. São apenas 12 vagas por edição e a fila de espera é grande.
A manhã desta quinta-feira foi reservada para a aula prática no Laboratório de Preservação e Difusão, com a supervisora Castorina de Camargo e equipe de técnicos. “Estamos ensinando o processo de higienização”, explicou a especialista. “É uma limpeza manual com pó de borracha, a fim de remover toda sujidade que possa levar à degradação da fotografia, como poeira, excremento de inseto, marca de adesivo. Depois vem o trabalho de restauração propriamente, utilizando papel japonês e cola metilcelulose, finalizando com o acabamento e acondicionamento em jaquetas de poliéster. E todos vão sair com sua fotografia restaurada”.
Elaine Marques Zanatta, diretora técnica do AEL, disse que a oficina surgiu da preocupação do Arquivo em se aproximar mais da comunidade universitária, mostrando-se como instituição aberta a todos e não apenas de conservação e disseminação da informação. “A ideia é usar nossos recursos técnicos e estruturais para oferecer algo atrativo e motivador para os funcionários da Universidade, ao mesmo tempo em que valorizamos o potencial do AEL. A proposta de que trouxessem fotos antigas de família, para que aprendessem a tratá-las e digitalizá-las, foi um mote muito bom.”
Uma grata surpresa, segundo Elaine, é que o curso tem sido procurado por funcionários das mais diferentes unidades, seja por interesse pessoal em recuperar e preservar lembranças de família, ou porque trabalham em áreas que demandam certo conhecimento da técnica. “A oficina dura um dia e meio. Antes das aulas práticas, os participantes aprendem um pouco sobre o AEL e também sobre a importância da identificação e descrição da fotografia, pois muitas vezes já não nos lembramos das pessoas e dos lugares. À tarde, com a foto restaurada, eles verão como digitalizar e armazenar as imagens. E ainda levarão um kit completo de materiais para que continuem fazendo o trabalho em casa.”
Vivian Helena da Silva, estagiária de biblioteconomia da PUC de Campinas, trabalha na organização dos arquivos do Lume (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais) da Unicamp, e se inscreveu na oficina com mais duas colegas. “O Lume possui um acervo importante de fotografias e precisamos aprender a conservar esses arquivos. Viemos à oficina para tirar algumas dúvidas. Além disso, aprender um pouco sobre restauração é bom também para o meu curso na faculdade”. (Luiz Sugimoto)
Comentários
AEL ensina comunidade
Arquivo é assunto que interessa a todos, individuos e instituições. O AEL é excelência e acumula um saber que precisa ser sempre e cada vez mais difundido. Parabéns por mais essa iniciativa.