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Jornal da Unicamp
Baixar versão em PDF Campinas, 22 de junho de 2015 a 28 de junho de 2015 – ANO 2015 – Nº 629Um superamigo no dia a dia
Para ter acesso a um livro na biblioteca pública, o morador de um bairro pobre da periferia da cidade precisa se deslocar até o centro. Quando chega, encontra geralmente um prédio histórico, de arquitetura grandiosa. É obrigado a guardar seus objetos pessoais. A partir daí terá de localizar o título de seu interesse em um terminal de computador. Muitas vezes, há um código de localização do exemplar, e é preciso percorrer corredores com placas indicativas. Sem a devida ajuda, pode ser impossível conseguir encontrar a publicação. Ainda mais se a pessoa é alguém que lê com dificuldade, que não domina tecnologias da informação ou que não tem dinheiro para o transporte.
Para ter acesso ao jornal impresso, o sujeito sai de casa. Se não encontra um exemplar jogado em qualquer canto, basta ir até a próxima banca ou mercadinho, desembolsar R$ 0,25 para ter, em mãos, a edição do dia. Trata-se do tabloide mineiro Super Notícia, o maior jornal de circulação paga do Brasil, de acordo com os últimos dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), tabulados em 2013.
São 300 mil exemplares diários, em média. Um fenômeno, de acordo com a autora da tese de doutorado “Super Notícia: Um jornal entre leitores” da mineira Renata Kelly de Arruda, apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp. “Aonde a revista ou o jornal de referência não chegam, lá está o Super Notícia”, sintetiza a autora. A pesquisa se insere nos trabalhos do grupo “Alfabetização, Leitura e Escrita - ALLE”, do qual Renata faz parte.
A facilidade para encontrar exemplares, o preço e, sobretudo, o fato de tratar de assuntos supostamente do interesse de seus leitores, ou o “encontro do leitor com seu dia a dia” como prefere a autora da tese, é o que garantiria todo esse sucesso (excluindo-se as mídias digitais).
Como a maior parte dos jornais populares, o conteúdo do Super Notícia gira em torno do tripé: esporte, violência e sexo. Sempre tem uma “super gata” na capa, várias páginas de esporte, textos curtos, cores chamativas, muitas fotos e ilustrações, seções de utilidade pública e passatempos, horóscopo, piadas, charges; resumos de novelas e programação dos cinemas da cidade.
Todos os elementos que deixam muitos intelectuais de cabelo em pé, aqui não fazem tanta diferença. Para Renata, o que importa é que a publicação “parece ter agido nas cidades onde circula como uma espécie de revolução. Transformou o cenário da leitura, produzindo novos costumes, novas práticas e um novo público leitor”.
A pesquisadora acredita que a aceitação do jornal favorece excepcionalmente a sociabilidade entre os moradores da cidade e desmistificaria o estereótipo de que o brasileiro não gosta de ler. “O brasileiro lê, o mineiro lê. Mas essa leitura é constituída por materiais não canônicos, e por práticas provenientes de grupos comumente desconsiderados por levantamentos que se dedicam a registrar apenas as disposições de leitores bastante escolarizados e inseridos em meios considerados letrados”. O leitor do jornal seria um usuário e não um consumidor de um bem cultural. “Enquanto o consumo pressupõe passividade, o uso sugere apropriação, subversão”.
Segundo a autora, o diferencial da pesquisa em relação a outros estudos já realizados, que avaliaram o Super Notícia, foi debruçar-se justamente sobre o leitor do jornal, “suas maneiras de ler, suas redes de sociabilidades em torno do jornal, os usos que faz desse impresso”. A tese foi desenvolvida com base em entrevistas feitas com doze leitores, editores do jornal, e a observação das práticas de leitura. “Não falamos de sujeitos abstratos, mas situados no espaço e tempo, na vida urbana. Situados, sobretudo, do ponto de vista cultural”.
PRECONCEITO
Conforme a pesquisadora, a leitura dos livros de banca, em edições de bolso, assim como dos jornais “populares” como o Super Notícia, ainda é alvo de preconceito em camadas do meio acadêmico. “O estigma do ‘espreme que sai sangue’ atribuído às produções ditas sensacionalistas, parece ainda não ter abandonado o imaginário de grande parte das pessoas. É como se os conceitos de popular e de sensacionalista andassem sempre juntos”.
A tese propõe, portanto, que se vá além do julgamento da publicação como veículo de segunda categoria, o que não favoreceria a reflexão. Tanto que a ideia inicial da autora, de tentar descobrir se esse tipo de leitura desencadearia a vontade de ler outro tipo de publicação, foi descartada na primeira reunião de orientação. “Se assim fosse, estaríamos depondo contra nosso próprio entendimento de leitura deste impresso como prática legítima, pessoal, pulsante, desencadeadora de uma série de sociabilidades, excepcionalmente mais ricas e essenciais que uma suposta sofisticação do gosto leitor”.
A cultura popular também pode ser vista como uma forma de resistência, um contraponto a uma cultura “civilizatória”. A pesquisadora partilha a ideia dos teóricos que refletem sobre o que seria a “dicotomização” entre dois tipos de cultura: superior e inferior, as práticas intelectualmente exigentes, sutis e eruditas e as populares, que seriam pouco elaboradas ou até rudes. “O popular não é um mundo à parte, indigno, independente e encerrado em si mesmo. Entender o produto como popular porque transita, foge ao ‘exclusivo’ e é acessível, não pode ser visto como demérito”.
A pesquisa ressalta que o papel da leitura como salvadora ou “engrandecedora do espírito” deveria ser relativizado porque no ato de leitura e produção de sentido, entrariam em cena as experiências e os conhecimentos do sujeito. “O leitor do jornal acessa de pronto sua biblioteca interna – seja através da notícia relacionada ao que leu no dia anterior, seja pelo comentário do colega de trabalho que com ele dialoga, seja por leituras e vivências anteriores”. O jornal é visto como um “amigo” presente.
Esse modo de prática social não escolar também educa as pessoas, conforme a pesquisa. “Pensamos que, existe um ‘dispositivo pedagógico’ presente na mídia a partir da suposição de que os meios de informação e comunicação constroem significados e atuam decisivamente na formação dos sujeitos sociais”.
TRÊS POLOS
Para entender como se dá a leitura do jornal, Renata optou por percorrer os “três polos” do circuito do impresso – produção, circulação, recepção. No princípio do trabalho, a autora da tese acreditava que a leitura do Super Notícia acontecia no trajeto para o trabalho, porém, nos finais de semana as vendas se mantêm no mesmo patamar.
Renata fotografou pessoas lendo o jornal em vários momentos e ambientes, até mesmo dentro do elevador, com o objetivo de registrar a participação da publicação na rotina dos moradores. Um tipo de leitura completamente diferente daquela realizada “em silêncio e de maneira solitária, em um lugar confortável” que a suposta “leitura válida” de livros impressos requer.
O jornal é lido no corre-corre das ruas e produzido no corre-corre da redação, descreve Renata na tese. “E, quando a edição do dia imagina descansar fatigada no display do açougue, logo é trocada por uma moeda de R$ 0,25 e corre, junto a seu novo proprietário, rumo ao ônibus que já está quase fechando as portas. Na viagem até o centro da cidade, sua manchete é assunto. A partida de futebol do dia anterior parece reviver, com toda emoção, ali, no ônibus lotado. Sim, esse jornal não para”, escreve.
Publicação
Tese: “Super Notícia: um jornal entre leitores”
Autora: Renata Kelly de Arruda
Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Unidade: Faculdade de Educação (FE)