José Tadeu Jorge Tadeu toma posse
como secretário municipal de Educação
5/5/2009 – Tomou posse no último dia 5 de maio o novo secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, professor e ex-reitor da Unicamp. Além de “não deixar a peteca cair” – como o prefeito determina a todos os secretários de sua equipe – e de continuar os avanços e qualificações já alcançadas pelo professor Graciliano de Oliveira Neto, o novo comandante da Pasta tem como desafio e meta a busca constante da qualidade de ensino e transformar a educação municipal em referência.
“Não faltará dedicação e vontade para transformar Campinas em modelo de educação brasileira”, disse Tadeu Jorge, que citou os déficitseducacionais da educação infantil e da educação técnica e tecnológica, além do déficit qualitativo como desafios que o motivaram a aceitar o convite do prefeito Hélio de Oliveira Santos para assumir o cargo.
Em seu discurso, Graciliano Neto agradeceu a confiança do prefeito por fazer parte da equipe municipal, ressaltou a lealdade com que trabalhou para o governo de Hélio de Oliveira Santos e elogiou a equipe de funcionários da secretaria. “Os profissionais da Pasta são comprometidos com a educação de Campinas”, afirmou.
Ele também frisou os avanços da Secretaria Municipal de Educação (SME) desde que assumiu o cargo em janeiro de 2006, com a criação de polos descentralizados do Ceprocamp; a diminuição do déficit de vagas na educação infantil de cerca de 14 mil para aproximadamente 6 mil; a entrega de seis creches convencionais e quatro Naves-Mãe, que também fazem a inclusão das mães e da comunidade, além dos convênios com a Unicamp que resultaram no oferecimento de seis cursos de capacitação para educadores da rede municipal, além da criação do Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional (Cefortepe).
O prefeito destacou o cumprimento de tarefas estabelecidas como metas de governo por Graciliano Neto, assim como o cumprimento de metas para tornar a educação em Campinas ainda melhor. Conforme Hélio, investir na educação infantil como instrumento de igualdade e inclusão social e no ensino profissionalizante, com a implantação da escola técnica profissionalizante que está em licitação, e a escola tecnológica, que deve ser criada em 2010, além de investimentos nos Procamps para a ampliação de 300 para 500 bolsas universitárias já no próximo ano, são metas a serem perseguidas.
“O trabalho é árduo, mas vamos arregimentar ferramentas para a busca pela educação de excelência. É uma honra para Campinas ter Tadeu Jorge, já consagrado na área educacional, como secretário de Educação”, frisou.
Para concluir a posse do mais novo membro do governo, o prefeito Hélio entregou a Tadeu Jorge uma bolinha antiestresse. “Com tanto trabalho pela frente, essa bolinha é para aliviar a tensão do estresse”, disse em tom de brincadeira. A cerimônia contou com a presença de vereadores, secretários e autoridades municipais e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Currículo
José Tadeu Jorge foi reitor da Unicamp entre abril de 2005 e abril de 2009. É professor titular na Faculdade de Engenharia Agrícola. Graduou-se em Engenharia de Alimentos na Unicamp (1975), onde também realizou mestrado em Tecnologia de Alimentos (1977) e doutorado em Ciências de Alimentos (1981) concentrando suas pesquisas na área de tecnologia pós-colheita, na qual estuda produtos minimamente processados, armazenamento de produtos agrícolas e propriedades físicas de materiais biológicos. Em 1992 titulou-se professor livre-docente, professor adjunto em 1995 e professor titular em 1996. Foi diretor da Feagri de 1987 a 1991, diretor-executivo da Funcamp de 1990 a 1992, chefe de gabinete da Reitoria de 1992 a 1994, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário de 1994 a 1998. De 1999 a 2002 foi diretor da Feagri e de 2002 a 2005 ocupou o cargo de vice-reitor da Unicamp, à frente da Coordenadoria Geral da Universidade. (Ingrid Vogl – Prefeitura de Campinas)