| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 388 - 10 a 23 de março de 2008
Leia nesta edição
Capa
Requeijões
Dentição
Quinoa
Arrigo Barnabé
Diabetes
Espaço físico na saúde
Ocupação
Ração operacional
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Portal Unicamp
Cátedra
Editora
JK
 


11

Assinatura do convênio que oficializa a
parceria ocorre no próximo dia 11 na Universidade


Reitor e cônsul do
México consolidam cátedra

ISABEL GARDENAL

Tadeu (à esquerda) e Arriola durante encontro na Reitoria: cátedra prevê intercâmbio de docentes (Foto: Antônio Scarpinetti)O cônsul geral do México, Salvador Arriola, visitou a Unicamp pela terceira vez. Veio no último dia 5 para discutir as novas etapas nas relações com a Universidade para a concretização de uma cátedra comum aos dois países, com criação de um Centro de Estudos das Américas. A princípio, esta cátedra assumirá o formato de um seminário sobre economia e sociedade, a ser realizado no Instituto de Economia (IE). Depois, cinco alunos de graduação da Unicamp serão enviados ao México para um intercâmbio em três Universidades - Nacional Autônoma do México (Unam), Autônoma de Chapingo e Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey.

Cinco alunos de graduação vão ao México

Já viabilizado, o Programa de Cátedras – financiado pelo Banco Santader – também incluirá um intercâmbio de docentes para vivenciar, por três meses, novas experiências na vida acadêmica. O professor da Unicamp partirá para o México no próximo semestre e um professor mexicano retribuirá a visita. A assinatura do convênio oficializando tal parceria será no próximo dia 11 na Universidade.

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, disse que esse encontro com Arriola trará alguns avanços à cooperação. De acordo com ele, será muito benéfica para ambas as partes, não somente por ser a Unam uma das instituições mais destacadas da América Latina, mas também pela forte vocação tecnológica de Monterrey e pela tradição agrícola de Chapingo.

Segundo o diretor do IE, Mariano Laplane, desde a criação do Instituto era oferecida uma disciplina de Economia Latino-Americana, então ministrada pelo economista José Serra, atual governador do Estado de São Paulo. “Deveremos reativar esta disciplina e a Cátedra será fundamental para repararmos uma dívida histórica na aliança México-Brasil”, comenta.

O coordenador de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), Luís Cortez, acredita que essas ações de apoio à mobilidade levarão ao cumprimento de uma meta da Reitoria da Unicamp – 10% dos alunos tendo uma experiência internacional.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2008 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP