Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 

Vestibular 2012 passa dos 60 mil
inscritos e bate recorde histórico

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu um número recorde de inscrições para o Vestibular Unicamp 2012 e ultrapassou pela primeira vez a marca de 60 mil candidatos, tendo registrado 61.500 inscritos. É o terceiro ano consecutivo que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos. Nos dois últimos processos (2011 e 2010), o Vestibular Unicamp havia registrado recorde de inscritos, com 57.209 e 55.484 candidatos respectivamente. No Vestibular Unicamp 2012, os mais de 61 mil candidatos disputarão 3.444 vagas distribuídas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto. A relação candidatos por vaga (c/v) geral subiu de 16,6 no vestibular passado para 17,9 nesta edição. A tabela completa está nesta página, assim como o total de inscritos por cidade de prova. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 4 de novembro, também em sua página na internet. A primeira fase será realizada no dia 13 de novembro.

Inclusão Social

Subiu em 12,7% o número de candidatos no Vestibular Unicamp que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino em comparação com o ano passado. Este ano, estão inscritos 16.849 candidatos da rede pública, o que representa 27,4% do total de inscritos no vestibular. No ano anterior, o índice foi de 26,14%.

O Vestibular Unicamp dispõe do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS), o primeiro programa de ação afirmativa sem uso de cotas para ingresso em uma universidade brasileira. Implantado a partir de 2004, o PAAIS prevê a concessão de 30 pontos adicionais à nota final para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública e outros 10 pontos a mais para aqueles que além de terem feito o ensino médio em escolas públicas, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Concorrência

Entre os dez cursos mais concorridos, Medicina ocupa a primeira colocação, como ocorre desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, com 12.584 candidatos, resultando em 114,4 candidatos por vaga. Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (82,03 c/v), Medicina na Famerp (68,56 c/v), Engenharia Civil (47,39 c/v), Comunicação Social e Midialogia (42,47), Engenharia Química – Integral (41,48 c/v), Ciências Biológicas – Integral (35,16 c/v), Engenharia de Produção (33,68 c/v), Geologia (30,9 c/v) e Farmácia (23,95 c/v).

A Comvest aplicará as provas do Vestibular Unicamp 2012 em 22 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Fases

A primeira fase será realizada em 13 de novembro de 2011. Dia 20 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. As provas de habilidades específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012. A primeira chamada será divulgada dia 6 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita no dia 9 de fevereiro.

O Vestibular Unicamp 2012 mantém o mesmo formato de provas lançado no ano passado: na primeira fase, a prova tem duas partes, a Redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.



 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP