Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 

QS coloca Universidade
como a 3ª melhor da AL

LUIZ SUGIMOTO

A Quacquarelli Symonds, que produz o ranking TopUniversities, divulgou no último dia 4 o primeiro QS University Rankings Latin America, em que a Unicamp aparece em terceiro lugar, com a USP na primeira colocação e a Pontifícia Universidade Católica do Chile na segunda. “A Unicamp está justamente na posição que era da nossa expectativa, ou seja, assegurada entre as três principais da América Latina”, afirma o professor Edgar Salvadori De Decca, coordenador-geral da Universidade.

O ranking traz oito universidades brasileiras entre as 20 melhores da região e, dentre as 200, 65 são do Brasil. A USP recebeu 100 de pontuação; a Católica do Chile, 99.6; e a Unicamp, 94.7. A Universidade do Chile (4ª colocada) tem 94 e a Universidade Nacional Autônoma do México (5ª), 92.1. A partir daí, há uma queda acentuada na pontuação das demais instituições. “A QS promoveu modificações em relação ao peso dos itens avaliados, como de reputação e de citação por docentes. Isso provocou um realinhamento das universidades, a ponto de a Autônoma do México, que estava à nossa frente no ranking internacional, aparecer atrás de nós na América Latina”, observa De Decca.

Na opinião do coordenador-geral, se os mesmos critérios fossem utilizados para o ranking TopUniversities, a Unicamp também mudaria de posição. “De qualquer maneira, nossa expectativa se confirma, sendo que os números revelam que ainda temos muito a percorrer e melhorar nosso desempenho. Um fator extremamente positivo é que o Brasil tem 65 universidades entre as 200 primeiras, o que indica a melhoria do país em termos de investimento no ensino superior, titulação e inserção de trabalhos em nível internacional”.

Comentando o ranking para a América Latina, a QS observa que os resultados refletem os novos dados publicados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em setembro deste ano, apontando que a proporção do PIB investido em educação cresceu muito mais no Brasil do que em qualquer outro país filiado à entidade. “As matrículas triplicaram na última década e o ranking QS demonstra como o Brasil tem priorizado a pesquisa”, atesta Danny Byrne, editor da TopUniversities.



 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP