RAQUEL
DO CARMO SANTOS
Em
busca de uma nova opção para o ensino de música a distância,
o violonista Roberto Marcos Gomes de Onófrio deu o primeiro
passo para desenvolver uma proposta diferenciada com a utilização
da web. Ele projetou um curso totalmente on-line no ambiente
Teleduc – recurso destinado à criação, participação e administração
de cursos na web, desenvolvido pelo Núcleo de Informática
Aplicada à Educação (Nied) –, cujo conteúdo focou a improvisação
musical para estudantes de graduação.
Segundo Onófrio, atualmente existem vários
sites, vídeos e outros recursos que se utilizam da internet
para ensinar a tocar violão. No entanto, nenhuma das alternativas
existentes contempla a mensuração do aprendizado do aluno
ou avalia se o ensino está sendo efetivo, principalmente
em conteúdos para quem já domina o instrumento. “Em qualquer
uma das formas, não existe a possibilidade de se fazer uma
pergunta ou resolver algum problema em tempo real”, exemplifica.
A ideia, explica Onófrio, é lançar mão
de diversos recursos tecnológicos para desenvolver uma nova
proposta de ensino que ele chamou de “estar junto virtual”
e apostar em um nível maior de interação entre aluno e professor,
uma vez que o ensino da música requer uma abordagem diferenciada,
por trabalhar com o desenvolvimento das habilidades, diferentemente
de um curso de inglês, por exemplo.
“O objetivo é promover a interação de forma
mais eficiente, além de abordar de maneira mais abrangente
o ensino de técnicas e de conteúdo teórico necessário para
um bom aprendizado. Isto porque o ensino de música reserva
desafios de se transpor em um cenário virtual”, esclarece.
A experiência desenvolvida no Teleduc será
a base da pesquisa a ser desenvolvida por Roberto Onófrio
no doutorado. A expectativa é colocar em funcionamento o
curso de música on-line para estudantes de graduação e realizar
os testes necessários para validação da proposta. No mestrado,
apresentado recentemente no Instituto de Artes (IA), sob
orientação do professor José Eduardo Paiva, o violonista
reuniu um volume significativo de informações sobre o ensino
da música a distância, elencando todos os elementos envolvidos
nesta modalidade de aprendizado, abordagens pedagógicas,
tipos de mídia e de interação. “Trata-se de uma revisão
de tudo o que existe sobre o assunto e a conceituação de
ensino a distância (EAD)”, define. A pesquisa de mestrado,
intitulada “A web como interface no ensino musical”, traz
ainda um levantamento bibliográfico sobre o ensino de música
e o seu aprendizado através da internet.
Das categorias de ensino existentes atualmente,
Roberto Onófrio destaca a aprendizagem programa, chamada
por alguns autores de broadcast. O conteúdo é disponibilizado
de forma sequencial e impessoal, sendo proposto para todos
os alunos, independentemente do conhecimento musical. Na
opinião de Gomes, essa forma de aprendizado é pouco eficiente,
pois não há interação, e não há como mensurar o quanto o
aluno aprendeu. A segunda categoria é a virtualização da
sala de aula. As aulas são passadas no mesmo formato e com
os mesmos conteúdos das aulas presenciais, havendo apenas
a mudança do ambiente físico para o virtual.
As primeiras experiências de Roberto Gomes
utilizando a web como forma de interação entre músicos ocorreram
no final da década de 1990, mais precisamente em 1996. Naquela
época, ele mantinha um contato com os alunos via programas
de mensagens, utilizava softwares musicais e, ao longo dos
anos, não parou mais de se envolver com o ensino de música
e web. Atualmente ele mantém um site com várias informações
do cenário musical voltado para os amantes do instrumento.
Daí o interesse em desenvolver uma ferramenta capaz de alcançar
os interessados que não teriam condições de participar de
uma aula presencial.
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■ Publicação
Dissertação: “A web como
interface no ensino musical”
Autor: Roberto Gomes
Orientador: José Eduardo Paiva
Unidade: Instituto de Artes (IA)
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