Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 27 de agosto a 02 de setembro 2001

Unicamp
Unicamp
...Errata- pág. 1 ...Oportunidades - pág. 7
...Cooperação - pág. 2...Eventos Futuros - pág. 7
...Jornalismo - pág. 2...Teses - pág. 8
...Encontro - pág. 3...Artes Corporais / Mérito
...Atendimento - pág. 3...Tecnologia / Seminário - pág. 9
...Comemorações - pág. 4...Informática - pág. 10
...Painel da semana - pág. 5...Pós-graduação - pág. 10
...Em dia - pág. 6...Exposição / Serviço - pág. 11
...Incrições - pág. 6...Personagem / Internet - pág. 12
Unicamp
....EXPOSIÇÃO
Unicamp
Convênio amplia parcerias com Banespa


É bonito e tem bigode. Eu acho que ele tem 20 anos. Tenho vontade de conhecê-lo. Ele tem cabelo curto e olhos amarelos.
A frase, singela e franca, refere-se a Monteiro Lobato, provavelmente o mais conhecido autor de histórias para crianças. E foi escrita há 67 anos por uma menina, Ana Elisa, aluna do Grupo Escolar Desembargador Drumond, e publicada no livro Furacão de Botocúndia, de Carmen Lúcia de Azevedo.

Agora ela faz parte da mostra Sou eu ou não sou eu?, na sala de exposições do Cedae (Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulálio”), do IEL, que reúne caricaturas, retratos e auto-retratos e textos das mais expressivas personalidades brasileiras — escritores, poetas e artistas plásticos. Entre eles, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia.

Para o professor Paulo Sérgio de Vasconcellos, coordenador geral da exposição, “essa é uma pequena mostra que tem certa dose de humor e, no fundo, roça questões bastante intrigantes”. Explica que a idéia inicial da mostra era exibir apenas caricaturas de alguns dos titulares do acervo, algumas delas pouco conhecidas do público. “Depois, decidimos entrar o foco nas diferentes maneiras como são tratados os escritores e intelectuais cuja caricatura expomos e que têm ligação com o acervo conservado em nosso centro”, diz o professor.

Ao todo são dez titulares num total de 21 painéis com caricaturas, fotos e textos. Através desse material, faz-se uma viagem quase mágica pelo tempo. Há um poeta falando sobre seu próprio aspecto físico num certo poema ou numa entrevista. Ou ainda um escritor descrevendo outro: Drummond falando de Cecília Meirelles num texto de extrema delicadeza, datado de 1964: “Não me parecia uma criatura inquestionavelmente real; por mais que aferisse os traços positivos de sua presença entre nós, marcada por gestos de cortesia e sociabilidade, restava-me a impressão de que ela não estava onde a víamos, estava sem estar, para criar uma ilusão fascinante, que nos compensasse de saber incapturável a sua natureza...” Ou Oswald de Andrade quando fala de Flávio de Carvalho: “Muita gente dizia que Flávio de Carvalho tinha uma telha a menos. Pois agora vai se ver que tinha telhas demais.” Anos mais tarde viria a resposta de Flávio ao autor de Serafim Ponte grande e O Rei da Vela: “A linha do pescoço e da cabeça era semelhante à linha dos grandes ditadores: Napoleão, Hitler, Stálin, Mussolini, Kruchev. Assim como seu caráter muito sociável e sua grande ação. Não se tratava de exibicionismo. Se fosse, seria o mesmo dos grandes ditadores. Ele não poderia passar sem os outros, e impunha as suas obras com diplomacia e tato. As pessoas gostavam dele”, diz Flávio, num texto de 1964.

Há ainda caricaturas e poemas da escritora e poetisa Hilda Hilst, de Bernardo Éllis, Brito Broca, Érico Veríssimo e Paulo Duarte, entre tantos outros.

 

...SERVIÇO

 

Funcamp disponibiliza reservas e extratos on line

A Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) reformulou seu site e está implantando, entre outros serviços, reservas on-line para a Casa do Professor Visitante (CPV) e extratos de convênios. A nova página está no ar desde o dia 8 de agosto, no endereço www.funcamp.unicamp.br.

Segundo Edna Aparecida R. Coloma, coordenadora geral adjunta, faltavam muitas informações na antiga página da Funcamp. “Era preciso uma reformulação geral, com o objetivo de fornecer o máximo de informações para os executores de convênios, facilitando seu trabalho”, explica. Nesta linha, a nova página traz os procedimentos e normas básicos para a execução de convênios. Os dados, disponíveis no link “Convênios” informam ao pesquisador interessado como proceder e o que deve observar em termos de legislação na execução de convênios.

Como parte destes novos recursos do site, a Funcamp está implementando o saldo e extrato on-line para os executores. Os saldos e extratos de recursos disponíveis aos executores, eram consultados pessoalmente na Funcamp ou por telefone através de uma central de atendimento. Com este novo serviço o atendimento na própria Funcamp pode ser mais personalizado.
O sistema de consultas é resultado de uma parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa, que desenvolveu e já utiliza a ferramenta. “Acreditamos que este serviço otimizará tanto o trabalho do executor como o nosso”, aposta Edna.

CPV – O serviço de reservas da Casa do Professor Visitante já tem dado resultados. Segundo Levy Anderson Alves Corrêa, responsável por reservas e eventos na CPV, desde o dia 8 de agosto até 23 de agosto foram feitas mais de 40 reservas pelo site. Antes deste serviço, já eram feitas reservas por e-mail, mas cada cliente enviava sua mensagem, com suas especificações.

 
...EVENTO

 

NEE promove debates sobre a criminalidade
e violência em Campinas

O Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) da Unicamp promove nesta segunda-feira (27), partir das 9 horas da manhã, uma série de cinco mesas-redondas, no auditório do Centro de Convenções da Universidade.

O objetivo principal do encontro é debater de forma ampla a questão da criminalidade e a violência na cidade de Campinas. O encontro reúne autoridades civis e militares, políticos e professores da Unicamp.

Entre os participantes estão o Secretário de Segurança Pública Estadual, Marco Vinício Petroluzzi; o Delegado Seccional de Polícia de Campinas, Osmar Porcelli, e o comandante da Polícia Militar, Coronel Reynaldo Pinheiro da Silva, o Secretário de Segurança de Campinas, Péricles Caramachi, e o juiz-diretor do Fórum de Campinas, José Henrique Torres.

 

 
 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br