Unicamp
sedia encontro
de educação ambiental
A
Unicamp sedia no dia 6 de dezembro, a partir das 8h30, no
Centro de Convenções, o 1º Encontro de Educação
Ambiental, sob o tema Educação ambiental
e água: políticas para o CBH. O evento é
idealizado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas
dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí em parceria com
a Unicamp, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri),
o Departamento de Abastecimento de Energia Elétrica,
a Cetesb e os municípios de Piracicaba e Rio Claro.
O objetivo do evento, segundo José Teixeira Filho, professor
da faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp e membro
do CBH, é propor um programa de educação
ambiental justo ao Comitê das Bacias. O documento contendo
as propostas foi elaborado por especialistas do Grupo de Difusão
de Pesquisas e Tecnologias da Bacia de Piracicaba e da Câmara
Técnica de Recursos Naturais e será apresentado
na plenária Participação para a atuação
integrada na gestão dos recursos hídricos,
antes do encerramento do encontro, às 15h45 do dia 6.
A
expectativa dos organizadores, além de discutir a educação
ambiental dentro da Bacia Hidrográfica de Piracicaba,
é fazer parceria com instituições não-governamentais
destinadas a realizar projetos nesta área. A proposta
é começar a ter relação ativa com
os grupos. Na opinião de Teixeira Filho, não
existe no momento uma política clara de educação
ambiental que tenha definidos temas prioritários, áreas
prioritárias e estratégias de atuação.
A proposta do encontro é discutir estes temas contando
com a participação de especialistas da área.
A
programação do evento é constituída
de duas mesas-redondas, uma destinada a discutir estratégias
de atuação, de forma a atender o ensino formal
(instituições de ensino oficiais), o ensino não-formal
(ONGs) e segmentos não-institucionais como grupos de
alunos e a sociedade, que, segundo Teixeira Filho, tem atuação
importante nas bacias. Na segunda mesa, especialistas discutem
os meios para aumentar a participação das pessoas
em projetos de educação ambiental.
Foram
convidados a participar do evento o secretário de Recursos
Hídricos do Estado, Mendes Thame; o secretário
estadual de Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, a secretária
de Educação do Estado, Rose Neubauer, o reitor
da Unicamp, Hermano Tavares; o professor Tadeu Jorge, diretor
da Feagri, e a prefeita de Campinas, Izalene Tiene. O prefeito
de Atibaia e presidente da Associação Serras e
Águas, Beto Trícoli; o prefeito de Itatiba e presidente
do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari
e Jundiaí, José Roberto Fumach, também
participam do encontro, ao lado do presidente da Cetesb, Antonio
Rubens Costa de Lara, e um representante do Departamento de
Água e Energia Elétrica (Daee).
A
inscrição é gratuita e as fichas devem
ser enviadas até 30 de novembro para o Comitê das
Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e
Jundiaí, Avenida Estados Unidos, 988, Piracicaba (SP),
CEP 13416-500. O telefone para informações é
(19) 3434-5111. A organização do evento receberá
inscrições no dia.
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Povo
palestino é
tema de simpósio
Arte
de qualquer natureza. Dança, teatro, música e
artes visuais, da forma como devem ser transmitidos na escola,
constituem o livro escrito por nove profissionais da Unicamp
e de outras universidades experientes no fazer e no ensinar
arte. Elas se reuniram para escrever sobre práticas pedagógicas,
a fim de oferecer a estudantes e professores de arte reflexões
sobre o ensino artístico no currículo da educação
brasileira.
O
livro reúne artigos de Sueli Ferreira, organizadora,
Márcia Strazzacappa, Adriana Mendes, Célia Maria
de Castro Almeida, Glória Cunha, Heliana Ometto Nardin,
Mara Rosângela Ferraro, Silvia Maria Cintra da Silva e
Tchine Vianna. As autoras sugerem atividades e apontam caminhos
que devem inspirar transformações no atual perfil
do ensino de arte nas escolas.
A
professora Márcia Strazzacappa, coordenadora do Departamento
de Licenciatura da Faculdade de Educação da Unicamp,
inicia um debate sobre a temática da dança pela
história e conseqüentemente apresenta o que se dança
na escola e a valorização da educação
do corpo. Márcia é tão comprometida com
a questão do ensino quanto a utilização
do corpo. Em Ensino das Artes, ela sugere caminhos para a prática
do corpo no espaço escolar. Na opinião de Márcia,
apesar de existir algumas escolas que ensinam dança no
Brasil, muitas delas ainda deixam a desejar por causa
do objetivo pelo qual a dança é ensinada, pelo
tipo de dança (técnica) ministrada pelo profissional
contratado e pelo preconceito que muitos estabelecimentos têm
contra homens que dançam.
Aos
poucos, as manifestações artísticas foram
extintas do currículo do ensino público. Tiche
Vianna e Márcia refletem essa questão no ensaio
Teatro na educação: reinventando mundos,
que compõe o livro. Entre os vários questionamentos
feitos pelas autoras estão: Como classificar o
que é menos ou mais importante conhecer? Como acreditar
que a física seja mais importante que a música?
Ensino
das artes
Várias autoras
Editora Papirus
224 páginas
R$ 24,90
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No
texto FE recebe acervo de Tragtenberg, publicado
na página 8 da edição 169 do Semana da
Unicamp, o crédito do evento Biblioteca e Memória
foi dado à Faculdade de Educação, sendo
que, na verdade, as responsáveis pela organização
foram as professoras Maria do Carmo Martins e Heloísa
Helena Pimenta (ao centro da foto publicada na matéria).
Maria do Carmo retifica que o evento é a primeira realização
do Centro de Memória da Faculdade de Educação.
Quanto ao acervo doado pela professora Laura Monteiro, a parte
transferida para o Centro de Memória da FE corresponde
apenas ao material didático utilizado pela professora
em Campinas. O acervo de seu marido continua no Centro de Memória
da Unicamp.
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