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ÁGUA

 

Unicamp sedia encontro
de educação ambiental

A Unicamp sedia no dia 6 de dezembro, a partir das 8h30, no
Centro de Convenções, o 1º Encontro de Educação Ambiental, sob o tema “Educação ambiental e água: políticas para o CBH”. O evento é idealizado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí em parceria com a Unicamp, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), o Departamento de Abastecimento de Energia Elétrica, a Cetesb e os municípios de Piracicaba e Rio Claro.
O objetivo do evento, segundo José Teixeira Filho, professor da faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp e membro do CBH, é propor um programa de educação ambiental justo ao Comitê das Bacias. O documento contendo as propostas foi elaborado por especialistas do Grupo de Difusão de Pesquisas e Tecnologias da Bacia de Piracicaba e da Câmara Técnica de Recursos Naturais e será apresentado na plenária “Participação para a atuação integrada na gestão dos recursos hídricos”, antes do encerramento do encontro, às 15h45 do dia 6.

A expectativa dos organizadores, além de discutir a educação ambiental dentro da Bacia Hidrográfica de Piracicaba, é fazer parceria com instituições não-governamentais destinadas a realizar projetos nesta área. “A proposta é começar a ter relação ativa com os grupos.” Na opinião de Teixeira Filho, não existe no momento uma política clara de educação ambiental que tenha definidos temas prioritários, áreas prioritárias e estratégias de atuação. A proposta do encontro é discutir estes temas contando com a participação de especialistas da área.

A programação do evento é constituída de duas mesas-redondas, uma destinada a discutir estratégias de atuação, de forma a atender o ensino formal (instituições de ensino oficiais), o ensino não-formal (ONGs) e segmentos não-institucionais como grupos de alunos e a sociedade, que, segundo Teixeira Filho, tem atuação importante nas bacias. Na segunda mesa, especialistas discutem os meios para aumentar a participação das pessoas em projetos de educação ambiental.

Foram convidados a participar do evento o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Mendes Thame; o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, a secretária de Educação do Estado, Rose Neubauer, o reitor da Unicamp, Hermano Tavares; o professor Tadeu Jorge, diretor da Feagri, e a prefeita de Campinas, Izalene Tiene. O prefeito de Atibaia e presidente da Associação Serras e Águas, Beto Trícoli; o prefeito de Itatiba e presidente do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, José Roberto Fumach, também participam do encontro, ao lado do presidente da Cetesb, Antonio Rubens Costa de Lara, e um representante do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee).

A inscrição é gratuita e as fichas devem ser enviadas até 30 de novembro para o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Avenida Estados Unidos, 988, Piracicaba (SP), CEP 13416-500. O telefone para informações é (19) 3434-5111. A organização do evento receberá inscrições no dia.


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LANÇAMENTO

 

Povo palestino é
tema de simpósio

Arte de qualquer natureza. Dança, teatro, música e artes visuais, da forma como devem ser transmitidos na escola, constituem o livro escrito por nove profissionais da Unicamp e de outras universidades experientes no fazer e no ensinar arte. Elas se reuniram para escrever sobre práticas pedagógicas, a fim de oferecer a estudantes e professores de arte reflexões sobre o ensino artístico no currículo da educação brasileira.

O livro reúne artigos de Sueli Ferreira, organizadora, Márcia Strazzacappa, Adriana Mendes, Célia Maria de Castro Almeida, Glória Cunha, Heliana Ometto Nardin, Mara Rosângela Ferraro, Silvia Maria Cintra da Silva e Tchine Vianna. As autoras sugerem atividades e apontam caminhos que devem inspirar transformações no atual perfil do ensino de arte nas escolas.

A professora Márcia Strazzacappa, coordenadora do Departamento de Licenciatura da Faculdade de Educação da Unicamp, inicia um debate sobre a temática da dança pela história e conseqüentemente apresenta o que se dança na escola e a valorização da educação do corpo. Márcia é tão comprometida com a questão do ensino quanto a utilização do corpo. Em Ensino das Artes, ela sugere caminhos para a prática do corpo no espaço escolar. Na opinião de Márcia, apesar de existir algumas escolas que ensinam dança no Brasil, muitas delas ainda deixam a desejar “por causa do objetivo pelo qual a dança é ensinada, pelo tipo de dança (técnica) ministrada pelo profissional contratado e pelo preconceito que muitos estabelecimentos têm contra homens que dançam”.

Aos poucos, as manifestações artísticas foram extintas do currículo do ensino público. Tiche Vianna e Márcia refletem essa questão no ensaio “Teatro na educação: reinventando mundos”, que compõe o livro. Entre os vários questionamentos feitos pelas autoras estão: “Como classificar o que é menos ou mais importante conhecer? Como acreditar que a física seja mais importante que a música?”

Ensino das artes
Várias autoras
Editora Papirus
224 páginas
R$ 24,90

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ERRATA

 

No texto “FE recebe acervo de Tragtenberg”, publicado na página 8 da edição 169 do Semana da Unicamp, o crédito do evento Biblioteca e Memória foi dado à Faculdade de Educação, sendo que, na verdade, as responsáveis pela organização foram as professoras Maria do Carmo Martins e Heloísa Helena Pimenta (ao centro da foto publicada na matéria). Maria do Carmo retifica que o evento é a primeira realização do Centro de Memória da Faculdade de Educação.
Quanto ao acervo doado pela professora Laura Monteiro, a parte transferida para o Centro de Memória da FE corresponde apenas ao material didático utilizado pela professora em Campinas. O acervo de seu marido continua no Centro de Memória da Unicamp.

 

 

 


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