Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 3 a 9 de Dezembro de 2001

Unicamp
Unicamp
NESTA EDIÇÃO
...Nipe - pág - 2   ...Oportunidades - pág - 6
...Breve - pág - 2 ...Eventos futuros - pág - 7
...Serviço - pág - 3 ...Teses - pág - 8
...Saúde - pág - 3 ...Patrimonio - pág - 9
...Correios - pág - 4 ...Literatura - pág - 9
...HC - pág - 4 ...Musica e Natal - pág. 10
...Água - pág - 4 ...Visita - pág - 11
...Painel da semana - pág - 5 ...Falecimento - pág - 11
...Em dia - pág - 5 ...No palco - pág - 12
Unicamp
....NO PALCO
Unicamp
As fábulas fabulosas

Era uma vez...

Antigamente quase sempre era assim que se iniciava uma história, que muitas vezes, de tão longa, só continuava no dia seguinte. E quem as contava costumava inserir novas situações, outros personagens, provocava digressões, acrescentava detalhes que faziam arrepiar até os cabelos e, para terminar, quase sempre dava um final feliz.

Hoje a coisa mudou. Digamos que evoluiu, embora a proposta dos contadores de histórias tanto para crianças como para adultos seja a mesma. Isto é, proporcionar a aproximação de todos com a narrativa literária, de forma a fazê-los sonhar, imaginar e viajar por intermédio da fábula contada.

Paula Cristina da Costa Silva, graduada e mestranda em Educação Física, integra o Grupo Manauê de Contadores de Histórias. Durante a Semana de Consciência Negra (de 19 a 23 de novembro) promovida pela Unicamp, o Manauê participou de sete seções de “contações” de histórias para as crianças de educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas localizadas dentro do campus da Universidade. Na Semana do Negro, por exemplo, Paula mostrou, para o público que lotou o auditório da Faculdade de Educação (FE), o “Romance de Nossa Senhora do Rosário”, de Bráulio Tavares, parte do espetáculo “O marco do meio-dia”, de Antonio Nóbrega. Para ela, “interpretar uma história é como se essa história fosse o centro das atenções, a estrela maior de nosso espetáculo”, diz.

O Manauê — que tem apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários — composto ainda por Ana Paula Bordoni de Godoy e Mariana Romero Gorenstein, possui um repertório de quase duas dezenas de histórias. São histórias de autores consagrados por gerações e gerações, como Andersen, de A menina e o fósforo, e os brasileiros Ana Maria Machado (Menina bonita do lado de fita), Ricardo Azevedo (O macaco e velha) e, entre tantos outros, Silvia Ortoff (Maria vai com as outras). A arte do Manauê já foi apresentada em diversas instituições de ensino, para alunos da classe de alfabetização de adultos da Moradia Estudantil da Unicamp, para o público do Grande Hotel Santa Bárbara (Águas de Santa Bárbara), com sessão especial dedicada às crianças, com a manipulação dos bonecos Totoco (boneco negro) e Aninha (menina lourinha) e a expressão corporal.

Paula assinala que o objetivo dessas atividades é proporcionar aos participantes o conhecimento e a vivência de procedimentos relacionados à prática do ato de se contar histórias. “E mais: oferecer oportunidades de reflexão e estudo sobre temas ligados à literatura de forma a difundir a ‘contação’ de histórias no meio educacional”, diz. Cada espetáculo tem, em média, 45 minutos de duração no qual Paula, Ana Paula e Mariana contam histórias que falam basicamente da importância do amor, da amizade “que a gente não escolhe pela cor da pele, mas sim pela afinidade, pelo afeto e pelo respeito”, ressalta.

Os espetáculos da troupe do Manauê têm ainda a participação de Bárbara, Lívia e Gláucia, estagiárias que fizeram a oficina de contadores de histórias na Faculdade de Educação (FE), promovida pela Coordenação de Graduação juntamente com o Grupo de Estudos ALLE, daquela unidade de ensino da Unicamp.


 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br