Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 262 - de 16 a 22 de agosto de 2004
Leia nessa edição
Capa
Artigo: Inovação nas
   multinacionais
Cartas
Fapesp: sucessor de Perez
Sabor mais brasileiro
Reestruturação de banco
Software em sala de aula
Novos indicadores da economia
Sensores químicos
Compostos canceríginos
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
Unicamp na mídia
Consumo abusivo de drogas
Fórum: área da saúde
Tela angelical
 




Os novos indicadores econômicos, entre os quais o crescimento da produção industrial e a ligeira recuperação do emprego formal, animaram o mercado e deram novo fôlego ao governo Lula, que enfrentou no ano passado uma retração de 0,2% no PIB. Na opinião da maioria dos analistas, porém, não está claro se os números indicam de fato a retomada do crescimento, ou se são decorrentes de uma “bolha” de consumo. Para os professores Daniela Prates, Edgard Antonio Pereira e Francisco Lopreato, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, que analisam a conjuntura econômica para o JU, ainda é prematuro afirmar que está se consolidando um quadro de crescimento sustentável para os próximos anos.


Genoma do café


Unicamp organiza banco de dados

O pesquisador Gonçalo Amarante Pereira, do Laboratório de Genômica e Expressão da Unicamp, um dos responsáveis pela formatação e organização do banco de dados do genoma do café, mostra a importância do seqüenciamento recém-concluído para o futuro da cafeicultura.

Perez diz por que sai da Fapesp


O físico José Fernando Perez (foto) revela por que deixará, depois de dez anos, o cargo de diretor científico da Fapesp.


Os perigos da câncer. Na mesa

Estudo inédito da doutoranda Mônica Cristiane Rojo de Camargo, da FEA,
revela que o brasileiro ingere diariamente compostos potencialmente carcinogênicos em quantidade pelo menos três vezes maior do que o limite. Os compostos, formados durante a combustão incompleta de material orgânico, estão presentes em óleos, carnes e açúcares.


A falta que o pai faz

Pesquisa do psiquiatra Maurício Miguel Gadbem relaciona o fato de o usuário compulsivo de drogas não conseguir pensar simbolicamente à ausência da figura paterna na sua formação. Essa lacuna, de acordo com o estudo, estaria na origem do consumo abusivo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. Gadbem trabalha há 10 anos com drogadictos.



O bê-a-bá do do cinema infantil

O escritor e jornalista João Batista de Melo concluiu o primeiro levantamento completo da história do cinema infantil nacional na dissertação de mestrado “A tela angelical: infância e cinema infantil”, defendida no Instituto de Artes.


Sensores são ‘atalho’ para análises químicas


O pesquisador Yoshitaka Gushiken, do Instituto de Química, desenvolve trabalho pioneiro no desenvolvimento de sensores que identificam substâncias químicas, entre as quais a vitamina C adicionada a sucos e medicamentos.



SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP