Arquivo Edgard Leuenroth inaugura galeria com imagens da trajetória política de Lula
Do torno ao trono
LUIZ SUGIMOTO
Luiz Inácio Lula da Silva nunca foi tão fotografado como será agora. Contudo, num olhar sobre seu passado, talvez seja a personalidade política brasileira de trajetória mais tecnicamente demarcada por fotos e imagens. Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, pode superá-lo em quantidade de chapas, mas certamente haverá hiatos importantes nos registros de sua carreira, em boa parte acadêmica. "Não havíamos olhado desta maneira, mas a observação é pertinente", afirma Elaine Zanatta, responsável pela Seção de Pesquisa do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Unicamp.
Silvia Rosana Modena Martini e Maria Cimélia Garcia, também da equipe do AEL, acabam de vasculhar o acervo atrás de fotos marcantes do novo presidente da República, desde o período do movimento sindical até o final da década de 80. O trabalho de pesquisa e edição resultou numa galeria com 60 fotografias, inaugurada em 1º de janeiro, dia da posse na Presidência. As fotos estão no portal da Unicamp: www.arquivo.ael.ifch.unicamp.br/gale-lula.htm
O Edgard Leuenroth é um arquivo sobre a história política contemporânea do Brasil. As imagens da galeria foram pinçadas em meio a inúmeras enfocando Lula no Fundo Voz da Unidade (jornal do Partido Comunista Brasileiro), Fundo Volta Redonda (do Sindicato dos Metalúrgicos daquela cidade), Coleção Chico Mendes (fotos cedidas por Etoile Shaw) e Centro de Pesquisa e Documentação Social (fotos avulsas). A maioria vem do Voz da Unidade, que deixou sob os cuidados da Unicamp exatamente 16.445 imagens fotográficas, além de cartazes, charges, histórias em quadrinhos e 3 metros lineares de documentação textual.