Unicamp na imprensa
6 de março - Há sinais de que o governo de Luiz Inacio Lula da Silva começa a adotar medidas de política econômica de uma linha diferente daquela adotada por Fernando Henrique Cardoso. Para o economista Ricardo Carneiro, diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econô- mica, da Unicamp, um desses indícios é a disposição do governo de acionar mais os bancos federais como um contraponto ao aumento dos juros e ao corte de verbas do orçamento.
28 de fevereiro - Em 2004, o Brasil e a China completarão 30 anos do restabelecimento das suas relações diplomáticas. O professor José Roberto Teixeira, autor de "A China no Brasil" (Unicamp, R$ 41,60) garante: "O Brasil foi chinês em numerosos usos e costumes, em certos requintes da civilização material, em pormenores da arquitetura e artísticos; chinês enfim em muitas formas de pensar, viver, agir e sentir". O estado de alerta que o planeta vive por causa da guerra iminente tem como efeito colateral a elevação da hipertensão do mercado em relação aos investimentos. Se o real é movediço, fica difícil saber que tipo de empresa pode apostar no Brasil. Não é possível planejamento", avalia Mariano Laplane, professor da Unicamp.
5 de março - A escritora Hilda Hilst, 72 anos, deve ter alta nesta quinta-feira do Ambulatório de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Internada desde a quinta-feira da semana passada, em virtude de uma fratura no fêmur, Hilda passaria quarta-feira à noite pela avaliação da equipe de ortopedistas que a atende.
24 de fevereiro - O caçador de Opala Danillo Villa expõe hoje os desenhos que resultaram da pesquisa de mestrado em artes plásticas pela Unicamp, sob orientação de Lygia Arcuri Eluf, na Galeria de Arte da mesma universidade, no térreo da Biblioteca Central.
5 de fevereiro - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estuda maneiras de empurrar o desenvolvimento dos assentamentos da reforma agrária.(...) Guedes Pinto, que trabalhava na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de economia agrícola, ao lado do ministro José Graziano, explica que a política de garantia de preços não significa subsídio total para os produtores dos assentamentos.
2 de fevereiro - Bandeiras, faixas, camisas, cantos e gritos de guerra são expressões de uma violência simbólica que, com freqüência, leva à briga entre as torcidas. "As manifestações de rivalidade não são necessariamente negativas, mas podem se transformar numa violência real de conseqüências trágicas", adverte o professor Jocimar Daolio, que orientou ano passado uma pesquisa de iniciação científica sobre essa questão na Unicamp.
26 de fevereiro - A tecnologia de cogeração de energia a partir de bagaço de cana-de-açúcar, com ligeiras adaptações, serve para cascas de babaçu, atualmente um rejeito da extração do óleo, usado em cosméticos e produtos de limpeza. Pesquisa da Unicamp mostra que, além da energia, o calor gerado em sistemas integrados ainda seria aproveitado para o beneficiamento das castanhas de babaçu.
27 de fevereiro - Até o fim deste ano, os ventos não devem ser favoráveis para o emprego no País, segundo análise de especialistas do setor. Cláudio Dedeca, especialista da Unicamp, também acredita que o nível de desemprego continuará alto este ano.
Terra Informática
27 de fevereiro - Washington foi sede, ontem, de uma exibição de projetos de inovação do Estado de São Paulo, o Brazil Tech Day (BTD). O evento contou com a participação de instituições paulistas de Ciência e Tecnologia como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Unicamp, Institutos de Pesquisa Energéticas e Nucleares (Ipen), Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec).