Unicamp na imprensa
Correio Popular
20 de março - Dado que a Prefeitura conta com empreendimentos privados, imobiliários e de serviços, da ordem de US$ 400 milhões em novos investimentos para a cidade, até julho do próximo ano (recursos 40% maiores que o Orçamento do Município para 2003), é de se esperar que iniciativas da Administração, em obras infra-estruturais, não sejam postergadas, inclusive aquelas constantes do Movimento Cidade Modelo, cujo coordenador, Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), frisou como sendo de consenso dos agentes econômicos e sociais.
Histórias fantásticas de ficção científica misturadas com física e narradas de forma simples, mas excitantes. Trata-se do livro Sete Universos Nada Paralelos (editora Papirus), que Sony Santos lança hoje, às 19h, na Fnac/Campinas. São contos de ficção científica que o analista de sistemas e bacharel em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) escreveu durante um período de nove anos.
19 de março - O recém-criado Movimento Cidade Modelo Região de Campinas (MCM RC) quer consolidar a posição de vanguarda da região, mantendo um fórum permanente de discussões e definições de ações sobre o futuro da cidade. “Queremos construir uma cidade modelo, onde as pessoas gostem de morar e possam ter qualidade de vida superior à de hoje”, define o reitor da Unicamp), Carlos Henrique de Brito Cruz, coordenador do MCM-RC.
A Galeria de Arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre hoje, às 12h30, a mostra Arte Pesquisa que reúne trabalhos produzidos por 21 professores do Instituto de Artes.
15 de março - O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, disse ontem ao ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, que a universidade poderá enfrentar sérios problemas se não houver, rapidamente, uma sinalização por parte do governo federal de que as pessoas que já têm tempo de trabalho para se aposentar terão seus direitos garantidos.
14 de março - Quatrocentos dos dois mil docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) reúnem condições para aposentar e aguardam uma posição do Governo Federal para decidir se entram ou não agora com os pedidos de aposentadoria para ver garantidos os seus direitos que a reforma da Previdência Social ameaça retirar.
Diário do Povo
19 de março - A saúde foi um dos setores das administrações da Região Metropolitana de Campinas (RMC) mais debatido no encontro realizado ontem em Cosmópolis entre prefeitos e o secretário de Economia e de Planejamento, Andréa Calabi. De acordo com os chefes de Executivo, o Hospital das Clínicas da Unicamp, concebido para realizar apenas atendimentos especializados e de emergência, está comprometido devido a precariedade dos postos de saúde da região destinados a realizarem exames rotineiros.
Diário do Grande ABC - Online
19 de março - O ex-deputado federal, professor universitário e economista Marcos Cintra foi anunciado terça como o novo secretário de Finanças de São Bernardo. Professor e vice-presidente da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Cintra tem mestrados em economia e em planejamento regional pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e especialização em planejamento econômico pela Unicamp.
Portal Universia
19 de março - Hoje(19/03), às 12 horas, será inaugurado na Unicamp o Laboratório de Software, resultado da parceria entre a Microsoft, o Instituto de Computação e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.
Valor Econômico
18 de março - O economista Nelson Rocha foi confirmado ontem no comando da BB DTVM. O conselho de administração da administradora de ativos e distribuidora de valores mobiliários do Banco do Brasil elegeu Rocha para completar o mandato de diretor-presidente da instituição no período de 2001 a 2004, em substituição a Eduardo Nakao - funcionário de carreira do Banco Central que foi transferido para dirigir a BB DTVM em 2001. Rocha é formado pela Unicamp e pós-graduado em macroeconomia pela PUC-SP.
Revista Fapesp
17 de março - A biodiversidade brasileira deve reunir algo em torno de 2 milhões de espécies, das quais apenas 10% são conhecidas. "É claro que será impossível inventariar tudo, mesmo que houvesse um substancial aporte de recursos adicionais. O grande desafio está em saber onde concentrar esforços", diz Thomas Michael Lewinsohn, do Instituto de Biologia da Unicamp.
Jornal da Tarde
17 de março - O estudante Pedro Henrique Feldman, de 16 anos, se encontrou com o maestro Flávio Florence e pôde tirar dúvidas sobre a futura carreira. Formado em música pela Unicamp, Florence diz que, além de talento, é preciso muita dedicação para se tornar um bom profissional.
O Globo
16 de mar - Canja de galinha não faz mal a ninguém! Mas há quem tenha dúvidas, desde que o produto semipronto foi parar nas prateleiras de supermercado. O biólogo Marcelo Menossi, do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CMEG) da Unicamp, diz que a maior parte dos alimentos que consumimos são manipulados.
O Povo
20 de março - "Por mais absurdo que pareça, a economia norte-americana vai crescer ainda por causa dos gastos com a guerra, que estimulam as indústrias de vários setores", afirma Fernando Sarti, economista da Unicamp. Mas, segundo Sarti, há um problema.
Bol
20 de março - A Microsoft, por meio do centro chamado Microsoft Research, deu o primeiro passo na intensificação de parcerias com as grandes universidades públicas brasileiras. Pela divulgação, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) receberão a doação de equipamento e software para desenvolverem um trabalho com seus professores e alunos bolsistas.
Folha de São Paulo
20 de março - Quando a economia dos Estados Unidos cresce, a de outros países vai atrás. "Por mais absurdo que pareça, a economia norte-americana vai crescer ainda por causa dos gastos com a guerra, que estimulam as indústrias de vários setores", afirma Fernando Sarti, economista da Unicamp.
Portal Universia
20 de março - A Biblioteca Digital da Unicamp reunirá, em poucos dias, o maior acervo de dissertações de mestrado e teses de doutorado em texto completo do Brasil. Até o dia 15 de março, mil obras integrais estarão no ar, totalmente disponíveis para consulta e reprodução, contra as cerca de 740 contabilizadas até o dia 15 de fevereiro.
Panorama Brasil
20 de março - Embora já seja detentora de 75% do mercado de produtos para jardinagem e hidroponia da América do Sul e 78% do Brasil, a direção da Floral Atlanta, empresa 100% brasileira com sede em Diadema (SP), quer uma expansão de pelo menos 21% nas vendas em 2003. Segundo o professor e pesquisador da faculdade de engenharia agrícola da Unicamp, Sylvio Luís Honório, as placas de espuma não enxarcam com a água, permitindo que a semente germine como se estivesse na terra.