Unicamp
Jornal da Unicamp
Baixar versão em PDF Campinas, 27 de agosto de 2012 a 02 de setembro de 2012 – ANO 2012 – Nº 537Destaque do portal
Inscrições para o Vestibular
vão até o dia 14 de setembro
Uma hora antes de a cerimônia de lançamento do Vestibular Nacional 2013 da Unicamp acontecer, no último dia 20, 380 pessoas já haviam se inscrito. A primeira confirmação partiu de um candidato ao curso de medicina. Quem deseja concorrer a uma das 3.444 vagas distribuídas em 68 cursos de graduação na Universidade e dois na Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem (Farmaerp) tem até 14 de setembro para efetuar a inscrição na página da Comissão Permanente de Vestibular (Comvest). A taxa é de R$ 135, e o kit do vestibulando é gratuito. A primeira fase acontece em 11 de novembro de 2012 e a segunda, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro.
Segunda fase
Além de dar atenção ao texto do manual do Candidato, é bom ficar atento a mudanças e novidades realizadas com vista na melhoria do processo seletivo, de acordo com o diretor da Comvest, Maurício Urban Kleinke. A primeira delas está na redução do número de convocados para a segunda fase. Em vez de convocar oito vezes o número de vagas oferecidas, como foi feito em 2012, este ano o vestibular convocará apenas seis vezes. Serão considerados os candidatos que optaram pelo curso em primeira opção.
De acordo com o reitor Fernando Costa, o Vestibular é um dos eventos mais importantes da Unicamp. A grande competitividade imposta pela demanda de inscrições – ano passado foram 61.500 candidatos para quase 3.500 vagas – faz com que o exame seja repensado a cada edição a fim de escolher os melhores alunos. Segundo o reitor, a ideia é tornar a escolha mais justa e objetiva possível.
Segundo o pró-reitor de graduação da Universidade, Marcelo Knobel, a Unicamp inova em busca de um vestibular que seja referência para outros exames.
De acordo com Kleinke, a universidade mantém compromisso com os egressos da rede pública, combinando inclusão social com qualidade acadêmica.
Redação
O número de redações solicitadas foi reduzido de três para apenas dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória. A decisão atende a um pedido feito pelos candidatos de edições anteriores do processo e deve aprimorar a qualidade das redações por oferecer mais tempo para a produção dos candidatos, de acordo com Kleinke.
Novos cursos
A novidade envolve um dos campi de Limeira, a Faculdade de Tecnologia (FT), que abrigará três novos cursos de graduação: engenharia de telecomunicações (50 vagas, em período integral), sistemas de informação (45 vagas, integral) e engenharia ambiental (60 vagas, período noturno).
Outro curso criado para 2013 é o de engenharia física, a ser oferecido dentro do tradicional Cursão da Unicamp, por onde passam também os alunos de matemática, matemática aplicada, matemática computacional e física antes de fazerem sua opção por uma dessas áreas. Este curso será oferecido no campus de Barão Geraldo.
Enem
As notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para classificação para a segunda fase do vestibular serão computadas apenas se o Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgá-las até 30 de novembro de 2012. Caso contrário, não serão consideradas para nenhum candidato.
As notas do exame para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final só serão consideradas se forem divulgadas até 15 de janeiro de 2013.
Música
O candidato a este curso não precisa mais gravar uma peça em vídeo. A decisão foi tomada pelo fato de a Comvest reconhecer que os candidatos não teriam tempo hábil para preparação e gravação de mídia para seleção. As provas de habilidades específicas são mantidas e serão realizadas após a segunda fase do vestibular.
Mais informações sobre o Vestibular 2013 na página da Comvest.
Curitiba e Rio de Janeiro
Com base em experiências anteriores, as provas deixam de ser aplicadas nessas cidades. (Maria Alice da Cruz)