O Manual de Relacionamento com a Imprensa constitui um guia prático para orientar dirigentes, docentes, pesquisadores e funcionários da Universidade Estadual de Campinas a se relacionar com a mídia. O objetivo da publicação é oferecer aos integrantes da comunidade universitária orientações para facilitar este contato, de modo a evitar eventuais ruídos na comunicação e minimizar as tensões naturais presentes neste tipo de interlocução. A ideia é oferecer elementos que auxiliem o diálogo entre as partes, tornando-o mais fluido, eficiente e consistente.
Não se trata de um guia composto por normas rígidas de comportamento e sim de uma ferramenta auxiliar, que será útil para agendamento e concessão de entrevista, elaboração de artigos ou para contato com jornalistas a fim de sugerir temas de reportagem. Este manual foi elaborado a partir de guias da área de comunicação pesquisados ao longo dessa organização e referenciados no item 12.
No momento em que há um clamor geral por mais transparência por parte das instituições, é importante que a Unicamp e seus profissionais estejam preparados para estabelecer – via os diferentes canais de comunicação – um diálogo estreito e claro com a sociedade.
Desde a sua implantação, em 1966, a Unicamp é referência e importante fonte de informação interna e para a imprensa regional, nacional e internacional. Isso se deve ao trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica da instituição. Como autarquia pública mantida com recursos do contribuinte, a Universidade tem o dever de prestar contas à sociedade acerca do conhecimento gerado nas áreas de ensino, pesquisa e relacionamento com a sociedade.
Os meios de comunicação desempenham papel fundamental na sociedade contemporânea e no fortalecimento dos regimes democráticos. Sua indiscutível influência sobre os diversos segmentos da população ajuda a pautar os temas que devem ser considerados na agenda pública de discussões. Eles respondem também pela formação de atitudes e conceitos diante da opinião pública e têm a capacidade de mobilizar pessoas e instituições para a defesa de determinadas causas e interesses.
A Unicamp reconhece a importância dos meios de comunicação para estimular a cultura científica e deve se preparar para estabelecer parcerias, colocando-se como uma das fontes principais de informação na área do ensino superior público e da produção científica universitária. Para tanto, é fundamental que as unidades, seus dirigentes e todos que participam ativamente do processo de tomada de decisões na Universidade criem condições para uma relação proativa com veículos e profissionais de imprensa.