A mídia divide-se basicamente em veículos eletrônicos (rádio, televisão e Internet) e impressos (jornais e revistas). Cada um destes meios tem suas características próprias. Portanto, a divulgação de notícias depende do conhecimento sobre como funcionam os diferentes veículos de comunicação para atender plenamente às exigências editoriais e operacionais de cada qual.
Antes de entrar em contato com um jornalista, deve-se saber exatamente para qual veículo se está falando, qual é o seu perfil e o do jornalista envolvido. O assessor de imprensa, neste caso, deve orientar e transmitir informações com antecedência.
A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA
A imprensa forma uma instância de debate e de troca de informações que serve como controle de qualidade na gestão pública, divulgando o que faz e mantendo um relacionamento adequado com os veículos de comunicação.
O jornalista exerce um tipo de “mandato” da sociedade para perguntar, discutir e expor o desempenho dos atores sociais, apresentando os assuntos e promovendo o debate público sobre a atuação da instituição. Os avanços tecnológicos gerados, a prestação de contas e a transparência fornecem subsídios úteis à avaliação do cenário, do contexto e da identificação de problemas e soluções que abarcam as produções acadêmicas da Universidade.
Informar ao cidadão com qualidade, com transparência de suas ações e dar acesso às informações de interesse público são algumas das responsabilidades da instituição pública que tem na imprensa um meio de prestar contas à sociedade. Portanto, deve fazer parte da rotina dos dirigentes, dos pesquisadores e funcionários estarem disponíveis e preparados para divulgar à sociedade, por meio da imprensa, os resultados de suas ações dentro da Universidade.
O JORNALISTA
A profissão de jornalista é uma atividade de natureza social e de finalidade pública;
Seu compromisso é com o público, divulgando a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela apuração precisa dos acontecimentos e pela sua correta divulgação;
Esse profissional desempenha várias funções ao mesmo tempo, vivendo sob constante pressão do tempo e da chefia;
De certa forma, não gosta que ninguém o procure para convencê-lo de que uma notícia é boa. O que parece relevante para uma determinada categoria profissional, pode não ser para o público em geral;
O jornalista escreve para todos os tipos de leitores e todos têm o direito de entender qualquer texto. Por isso, a linguagem jornalística deve ser simples e deve evitar o uso excessivo de termos técnicos.
O ASSESSOR DE IMPRENSA
Desempenha atividade técnica e especializada no jornalismo;
Atua como estrategista para ajudar na tomada de decisões;
Facilita o contato com os jornalistas, mantendo boas relações com redações, editores e chefias, a fim de atender os interesses e necessidades da instituição;
Atende à imprensa a partir do perfil e das necessidades de cada veículo de comunicação;
Tem a responsabilidade de orientar, preparar, acompanhar e subsidiar as fontes de informação, os gestores e outros personagens em entrevistas e na definição de mensagens;
É responsável por atender aos jornalistas e encaminhá-los às fontes de informação;
Responde pela divulgação da produção científica e acadêmica e dos temas de interesse público;
Produz conteúdo noticioso para os públicos interno e externo, utilizando técnicas jornalísticas para explicar o que está acontecendo;
Suas principais características são rapidez e capacidade de síntese, e precisão, o que demanda fácil acesso às informações, setores e pessoas. A agilidade é fundamental para o seu trabalho, já que a informação tem prazo de validade para se tornar notícia e as demandas de imprensa exigem respostas rápidas e adaptadas ao tipo de veículo;
O assessor sabe identificar quando o assunto é de interesse de determinado veículo. Avalia se há informações suficientes, se o tema é notícia e se o impacto de um assunto pode despertar a atenção do público.
O QUE É NOTÍCIA
O conteúdo de uma notícia deve responder às perguntas “quem?”, “o quê?”, “quando?”, “onde?”, “por quê?”, “para quê?”, “como?”. Os principais critérios para que a notícia seja interessante são ineditismo, probabilidade, interesse, apelo, empatia e proximidade.
A notícia deve causar impacto para que possa ser aproveitada pela sociedade. É fundamental que se produzam informações de forma adaptada, atrativa e didática, com a finalidade de despertar o interesse do público e garantir compreensão, além de cumprir também uma função formativa com os textos de opinião.