Cair a pauta ou derrubar a reportagem: Termo usado para expressar que uma reportagem não será publicada porque perdeu o interesse pelo assunto e será deixada de lado. Às vezes, pode voltar a ser pautada, ficando apenas em stand-by;
Chamada: Pequeno texto na capa para chamar a atenção do leitor para determinado material, ou no início de um jornal televisivo;
Crédito: Assinatura usada em foto ou para marcar material produzido por agência ou por outra publicação;
Deadline: Último prazo para que uma edição seja fechada ou que uma reportagem seja concluída;
Declaração: Texto ou opinião oficial expressa verbalmente por entrevistado;
Fato: Acontecimento. Realidade;
Gancho: Pretexto que motiva a oportunidade de um trabalho jornalístico;
Infográfico: Artifício gráfico que envolve imagem e pequenas informações de texto que se complementam;
Informe publicitário: Anúncio pago com aspecto jornalístico ou reprodução paga de artigo ou reportagem;
Manchete: É o título principal que indica a notícia mais importante do jornal;
Matéria: Texto preparado jornalisticamente;
Memória: Texto preparado jornalisticamente lembrando antecedentes do fato;
Mídia eletrônica: Rádio, TV e Internet;
Mídia impressa: Jornal e revista;
Notícia: Registro informativo dos fatos de interesse jornalístico;
Pauta: Nos jornais, ela é feita através de reuniões de pauta, onde editor, redator-chefe e repórter sugerem as matérias a serem produzidas, ou seja, pautadas;
Personagens: Entrevistados que servem para ilustrar o conteúdo;
Pingue-pongue: Matéria em forma de perguntas e respostas;
Publicidade e propaganda: Divulgação de fatos ou informações a respeito de pessoas, ideias, serviços, produtos ou instituições, utilizando os veículos normais de comunicação;
Release, press release ou sugestão de pauta: Informação preparada pela Assessoria de Imprensa e encaminhada aos veículos de comunicação;
Stand-by: Textos que ficam aguardando a oportunidade de serem publicados em qualquer época.