O avanço da tecnologia nas atividades cotidianas 
                      tem levado ao aumento de serviços pela internet. Uma das 
                      preocupações está no estabelecimento de contratos eletrônicos 
                      para facilitar a colaboração entre empresas que oferecem 
                      esses serviços. A questão da segurança desses contratos 
                      já tem sido amplamente abordada em estudos da área jurídica, 
                      mas o mesmo avanço tecnológico pode trazer soluções para 
                      alguns problemas que envolvem a contratação de serviços 
                      web. No Instituto de Computação (IC) da Unicamp, uma linha 
                      de pesquisa coordenada pela professora Maria Beatriz Toledo 
                      contribui para a otimização e a redução da complexidade 
                      no gerenciamento desse tipo de contrato. A partir do desenvolvimento 
                      da ferramenta FeatureContract, alunos de pós-graduação orientados 
                      pela docente conseguiram avançar na elaboração de contratos 
                      que permitem garantir o estabelecimento de regras desde 
                      a contratação entre as partes até possíveis quebras de acordo. 
                      Segundo Beatriz, os modelos permitem definir os serviços 
                      a ser oferecidos ao consumidor e o cumprimento das cláusulas 
                      do contrato. 
                     O 
                      projeto como um todo envolve o ciclo de vida de contratos 
                      eletrônicos por compreender desde a etapa de negociação, 
                      passando pelo estabelecimento, execução, monitoramento, 
                      até etapas finais como renegociação e término do documento, 
                      conforme a professora. Uma das melhorias alcançadas a partir 
                      da FeatureContract é a adequação de um modelo para diferentes 
                      colaboradores, segundo Beatriz. Experimentações realizadas 
                      durante pesquisa de mestrado de Daniel Avila Vecchiato mostraram 
                      a possibilidade de reutilização dos contratos para parcerias 
                      de diferentes naturezas. Segundo Beatriz, o objetivo da 
                      linha de pesquisa é superar problemas como este, e Vecchiato 
                      conseguiu chegar a um modelo eficiente por desenvolver operações 
                      de controle para gerenciar possíveis quebras de contrato 
                      eletrônico.
O 
                      projeto como um todo envolve o ciclo de vida de contratos 
                      eletrônicos por compreender desde a etapa de negociação, 
                      passando pelo estabelecimento, execução, monitoramento, 
                      até etapas finais como renegociação e término do documento, 
                      conforme a professora. Uma das melhorias alcançadas a partir 
                      da FeatureContract é a adequação de um modelo para diferentes 
                      colaboradores, segundo Beatriz. Experimentações realizadas 
                      durante pesquisa de mestrado de Daniel Avila Vecchiato mostraram 
                      a possibilidade de reutilização dos contratos para parcerias 
                      de diferentes naturezas. Segundo Beatriz, o objetivo da 
                      linha de pesquisa é superar problemas como este, e Vecchiato 
                      conseguiu chegar a um modelo eficiente por desenvolver operações 
                      de controle para gerenciar possíveis quebras de contrato 
                      eletrônico.
                    Entre outras novidades da dissertação estão 
                      também a extensão do metamodelo do WS-Contract e de algumas 
                      características importantes para incluir elementos de operações 
                      de controle; a extensão da ferramenta FeatureContract para 
                      permitir a representação das operações de controle tanto 
                      no modelo quanto na instância de contrato eletrônico; e 
                      a definição de uma infraestrutura para negociação e renegociação 
                      de contrato eletrônico.
                    A nova técnica de modelagem baseada em características 
                      utilizada na representação de serviços eletrônicos e atributos 
                      de QoS (qualidade de serviço – Quality of Service) mostrou 
                      as seguintes vantagens, segundo a dissertação de Vecchiato: 
                      flexibilidade na especificação de serviços eletrônicos; 
                      facilidade para modularização da especificação de atributos 
                      de QoS; e representação estruturada dos elementos opcionais 
                      e obrigatórios do contrato. No modelo estudado por Vecchiato, 
                      seria possível aplicar penalidades pela falta de cumprimento 
                      do acordo ou renegociar alguma cláusula do contrato, como 
                      requisito de QoS. 
                    Para Beatriz, a pesquisa mostrou que a utilização 
                      de modelo de características para representar operações 
                      de controle tornou o processo simples e sistemático. A abordagem, 
                      segundo Beatriz, melhorou o reúso das informações e artefatos. 
                      As variabilidades e pontos comuns fornecidos por modelos 
                      de características experimentados pelo pesquisador representam 
                      operações de controle que podem ser executadas, de forma 
                      controlada e estruturada em caso de rescisões. Em sua opinião, 
                      a abordagem pode trazer benefícios para os interessados 
                      no processo, em diferentes níveis, porque tem um alto nível 
                      de abstração e utiliza uma forma estruturada para representar 
                      as informações.
                    A FeatureContract, segundo Beatriz, é formada 
                      por um conjunto de componentes, responsáveis por diferentes 
                      estágios do processo de estabelecimento de contrato. A ferramenta 
                      tem como principal função permitir um melhor gerenciamento 
                      dos pontos comuns e variáveis encontrados nos contratos, 
                      assim como a estruturação e a reutilização de informações 
                      de uma forma sistemática. A melhoria é alcançada pelo uso 
                      de moldes de contrato associados a modelos de características 
                      representando serviços eletrônicos e atributos de QoS. O 
                      processo automatizado pela ferramenta permite a elaboração 
                      e o refinamento de artefatos básicos. 
                    Beatriz explica que desde o início das pesquisas 
                      até os estudos de Vecchiato os contratos eletrônicos foram 
                      definidos com base em um processo específico para linha 
                      de produto (LP), uma abordagem que objetiva o desenvolvimento 
                      de diversos produtos de software diferentes, porém com uma 
                      estrutura básica comum. 
                    A professora explica que os contratos eletrônicos 
                      são firmados entre parceiros de um processo de negócio com 
                      a finalidade de se estabelecer as atividades a serem executadas 
                      bem como as obrigações, permissões e direitos de cada parte, 
                      mas, em alguns processos de colaboração, as partes contratantes 
                      não são capazes ou não cumprem uma ou mais cláusulas devido 
                      a motivos técnicos ou de interesse particular, por isso 
                      é importante que os modelos sugeridos forneçam maneiras 
                      de controlar violações ocorridas durante a vigência. Segundo 
                      Vecchiato, este tipo de contrato difere-se dos convencionais 
                      por ter características peculiares como descrição mais detalhada 
                      de conteúdo e dados específicos por ser interpretados e 
                      executados eletronicamente. O próprio ambiente automatizado 
                      em que são firmados exige a definição de dados específicos. 
                    
                    Segundo Beatriz, na maioria das abordagens 
                      existentes moldes de contrato são tratados como simples 
                      documentos que possuem campos vazios a serem preenchidos 
                      com algum valor, usualmente a partir de uma lista pré-definida, 
                      durante o estabelecimento do contrato eletrônico. Além disso, 
                      os moldes normalmente não oferecem apoio para a representação 
                      estruturada e seleção de partes opcionais ou alternativas 
                      do contrato. Em geral, as abordagens não oferecem mecanismos 
                      adequados para gerenciar elementos comuns e variáveis em 
                      contratos eletrônicos similares.
                    ................................................
                     ■ Publicações
                     ■ Tese: “Uma abordagem 
                      baseada em características para o estabelecimento de contratos 
                      eletrônicos para serviços web” 
                      Autor: Marcelo Fantinato 
                      Orientadora: Maria Beatriz Toledo 
                      Unidade: Instituto de Computação (IC) 
                      ■ Dissertação: “Uma abordagem para negociação 
                      e renegociação de contratos eletrônicos para serviços web”
                      Autor: Daniel Avila Vecchiato 
                      Orientadora: Maria Beatriz Toledo 
                      Unidade: Instituto de Computação (IC)
                      ................................................
                     
                  
                    
                      Estudo de caso avalia aplicabilidade
                      Um estudo de caso de uma empresa de telecomunicações 
                        desenvolvido pelo pesquisador Marcelo Fantinato, em sua 
                        tese de doutorado “Uma abordagem baseada em características 
                        para o estabelecimento de contratos eletrônicos para serviços 
                        web”, também orientada por Beatriz, abriu as portas para 
                        que estudos como o de Vecchiato pudessem ser realizados. 
                        De acordo com Beatriz, o estudo de caso mostrou que a 
                        FeatureContract pode oferecer apoio computacional por 
                        completo para o gerenciamento de contratos. 
                      Cada um dos componentes da ferramenta é responsável por 
                        oferecer apoio automatizado a diferentes estágios do processo 
                        de estabelecimento de contratos eletrônicos, incluindo 
                        a elaboração de modelos de características que representam 
                        os serviços eletrônicos e atributos de QoS em alto nível; 
                        a transformação destas características em elementos do 
                        molde de contrato eletrônico; a negociação eletrônica 
                        orientada pela configuração dos modelos de características; 
                        e a instanciação de contratos eletrônicos com base na 
                        negociação eletrônica, de acordo com os pesquisadores.
                      Fantinato explica que o estudo de caso se baseou na integração 
                        entre dois sistemas de apoio a negócios e operações, conhecidos 
                        como sistemas Boss (Business and Operation Support), no 
                        contexto de empresas operadoras de telecomunicações. O 
                        Boss foi escolhido como objeto de estudo por causa de 
                        seu grande potencial para seu tratamento como processos 
                        de negócio interorganizacionais, em que uma empresa operadora 
                        de telecomunicações subcontrata outras empresas para oferecer 
                        determinados serviços especializados de negócios ou operações. 
                        Segundo o pesquisador, a abordagem pode ser usada pelas 
                        empresas operadoras para a diminuição de custos. 
                      De acordo com Fantinato, os resultados do estudo de caso 
                        mostram que diferentes grupos das organizações envolvidas 
                        recebem benefício com aplicação da ferramenta, incluindo 
                        tanto grupos de negócio quanto de desenvolvimento. Ele 
                        acrescenta que a utilidade para grupos de negócio existe 
                        durante o processo de negociação para o estabelecimento 
                        do contrato por causa do alto nível de abstração. Isso 
                        se deve ao fato de a visão estruturada dos serviços eletrônicos 
                        melhorar o entendimento de cada parte. 
                      A contribuição para arquitetos de integração de sistemas 
                        está no refinamento dos detalhes dos serviços eletrônicos 
                        a serem desenvolvidos. Ele acrescenta que provedores de 
                        serviços web podem também se beneficiar da visão estruturada 
                        dos serviços eletrônicos para melhorar o planejamento, 
                        a análise e o projeto dos serviços web contratados antes 
                        que o desenvolvimento seja realizado.