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Ferramentas simplificam e garantem regras para cumprimento de contratos eletrônicos
Linha de pesquisa contribui para tornar
mais simples gerenciamento de documentos

 

O avanço da tecnologia nas atividades cotidianas tem levado ao aumento de serviços pela internet. Uma das preocupações está no estabelecimento de contratos eletrônicos para facilitar a colaboração entre empresas que oferecem esses serviços. A questão da segurança desses contratos já tem sido amplamente abordada em estudos da área jurídica, mas o mesmo avanço tecnológico pode trazer soluções para alguns problemas que envolvem a contratação de serviços web. No Instituto de Computação (IC) da Unicamp, uma linha de pesquisa coordenada pela professora Maria Beatriz Toledo contribui para a otimização e a redução da complexidade no gerenciamento desse tipo de contrato. A partir do desenvolvimento da ferramenta FeatureContract, alunos de pós-graduação orientados pela docente conseguiram avançar na elaboração de contratos que permitem garantir o estabelecimento de regras desde a contratação entre as partes até possíveis quebras de acordo. Segundo Beatriz, os modelos permitem definir os serviços a ser oferecidos ao consumidor e o cumprimento das cláusulas do contrato.

O projeto como um todo envolve o ciclo de vida de contratos eletrônicos por compreender desde a etapa de negociação, passando pelo estabelecimento, execução, monitoramento, até etapas finais como renegociação e término do documento, conforme a professora. Uma das melhorias alcançadas a partir da FeatureContract é a adequação de um modelo para diferentes colaboradores, segundo Beatriz. Experimentações realizadas durante pesquisa de mestrado de Daniel Avila Vecchiato mostraram a possibilidade de reutilização dos contratos para parcerias de diferentes naturezas. Segundo Beatriz, o objetivo da linha de pesquisa é superar problemas como este, e Vecchiato conseguiu chegar a um modelo eficiente por desenvolver operações de controle para gerenciar possíveis quebras de contrato eletrônico.

Entre outras novidades da dissertação estão também a extensão do metamodelo do WS-Contract e de algumas características importantes para incluir elementos de operações de controle; a extensão da ferramenta FeatureContract para permitir a representação das operações de controle tanto no modelo quanto na instância de contrato eletrônico; e a definição de uma infraestrutura para negociação e renegociação de contrato eletrônico.

A nova técnica de modelagem baseada em características utilizada na representação de serviços eletrônicos e atributos de QoS (qualidade de serviço – Quality of Service) mostrou as seguintes vantagens, segundo a dissertação de Vecchiato: flexibilidade na especificação de serviços eletrônicos; facilidade para modularização da especificação de atributos de QoS; e representação estruturada dos elementos opcionais e obrigatórios do contrato. No modelo estudado por Vecchiato, seria possível aplicar penalidades pela falta de cumprimento do acordo ou renegociar alguma cláusula do contrato, como requisito de QoS.

Para Beatriz, a pesquisa mostrou que a utilização de modelo de características para representar operações de controle tornou o processo simples e sistemático. A abordagem, segundo Beatriz, melhorou o reúso das informações e artefatos. As variabilidades e pontos comuns fornecidos por modelos de características experimentados pelo pesquisador representam operações de controle que podem ser executadas, de forma controlada e estruturada em caso de rescisões. Em sua opinião, a abordagem pode trazer benefícios para os interessados no processo, em diferentes níveis, porque tem um alto nível de abstração e utiliza uma forma estruturada para representar as informações.

A FeatureContract, segundo Beatriz, é formada por um conjunto de componentes, responsáveis por diferentes estágios do processo de estabelecimento de contrato. A ferramenta tem como principal função permitir um melhor gerenciamento dos pontos comuns e variáveis encontrados nos contratos, assim como a estruturação e a reutilização de informações de uma forma sistemática. A melhoria é alcançada pelo uso de moldes de contrato associados a modelos de características representando serviços eletrônicos e atributos de QoS. O processo automatizado pela ferramenta permite a elaboração e o refinamento de artefatos básicos.

Beatriz explica que desde o início das pesquisas até os estudos de Vecchiato os contratos eletrônicos foram definidos com base em um processo específico para linha de produto (LP), uma abordagem que objetiva o desenvolvimento de diversos produtos de software diferentes, porém com uma estrutura básica comum.

A professora explica que os contratos eletrônicos são firmados entre parceiros de um processo de negócio com a finalidade de se estabelecer as atividades a serem executadas bem como as obrigações, permissões e direitos de cada parte, mas, em alguns processos de colaboração, as partes contratantes não são capazes ou não cumprem uma ou mais cláusulas devido a motivos técnicos ou de interesse particular, por isso é importante que os modelos sugeridos forneçam maneiras de controlar violações ocorridas durante a vigência. Segundo Vecchiato, este tipo de contrato difere-se dos convencionais por ter características peculiares como descrição mais detalhada de conteúdo e dados específicos por ser interpretados e executados eletronicamente. O próprio ambiente automatizado em que são firmados exige a definição de dados específicos.

Segundo Beatriz, na maioria das abordagens existentes moldes de contrato são tratados como simples documentos que possuem campos vazios a serem preenchidos com algum valor, usualmente a partir de uma lista pré-definida, durante o estabelecimento do contrato eletrônico. Além disso, os moldes normalmente não oferecem apoio para a representação estruturada e seleção de partes opcionais ou alternativas do contrato. Em geral, as abordagens não oferecem mecanismos adequados para gerenciar elementos comuns e variáveis em contratos eletrônicos similares.

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■ Publicações

Tese: “Uma abordagem baseada em características para o estabelecimento de contratos eletrônicos para serviços web”
Autor: Marcelo Fantinato
Orientadora: Maria Beatriz Toledo
Unidade: Instituto de Computação (IC)
Dissertação: “Uma abordagem para negociação e renegociação de contratos eletrônicos para serviços web”
Autor: Daniel Avila Vecchiato
Orientadora: Maria Beatriz Toledo
Unidade: Instituto de Computação (IC)
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Estudo de caso avalia aplicabilidade

Um estudo de caso de uma empresa de telecomunicações desenvolvido pelo pesquisador Marcelo Fantinato, em sua tese de doutorado “Uma abordagem baseada em características para o estabelecimento de contratos eletrônicos para serviços web”, também orientada por Beatriz, abriu as portas para que estudos como o de Vecchiato pudessem ser realizados. De acordo com Beatriz, o estudo de caso mostrou que a FeatureContract pode oferecer apoio computacional por completo para o gerenciamento de contratos.

Cada um dos componentes da ferramenta é responsável por oferecer apoio automatizado a diferentes estágios do processo de estabelecimento de contratos eletrônicos, incluindo a elaboração de modelos de características que representam os serviços eletrônicos e atributos de QoS em alto nível; a transformação destas características em elementos do molde de contrato eletrônico; a negociação eletrônica orientada pela configuração dos modelos de características; e a instanciação de contratos eletrônicos com base na negociação eletrônica, de acordo com os pesquisadores.

Fantinato explica que o estudo de caso se baseou na integração entre dois sistemas de apoio a negócios e operações, conhecidos como sistemas Boss (Business and Operation Support), no contexto de empresas operadoras de telecomunicações. O Boss foi escolhido como objeto de estudo por causa de seu grande potencial para seu tratamento como processos de negócio interorganizacionais, em que uma empresa operadora de telecomunicações subcontrata outras empresas para oferecer determinados serviços especializados de negócios ou operações. Segundo o pesquisador, a abordagem pode ser usada pelas empresas operadoras para a diminuição de custos.

De acordo com Fantinato, os resultados do estudo de caso mostram que diferentes grupos das organizações envolvidas recebem benefício com aplicação da ferramenta, incluindo tanto grupos de negócio quanto de desenvolvimento. Ele acrescenta que a utilidade para grupos de negócio existe durante o processo de negociação para o estabelecimento do contrato por causa do alto nível de abstração. Isso se deve ao fato de a visão estruturada dos serviços eletrônicos melhorar o entendimento de cada parte.

A contribuição para arquitetos de integração de sistemas está no refinamento dos detalhes dos serviços eletrônicos a serem desenvolvidos. Ele acrescenta que provedores de serviços web podem também se beneficiar da visão estruturada dos serviços eletrônicos para melhorar o planejamento, a análise e o projeto dos serviços web contratados antes que o desenvolvimento seja realizado.

 



 
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