 Ensinar 
                      eletrônica a distância com a realização de experimentos 
                      por meio de simulações de circuitos eletrônicos em ambiente 
                      interativo e em tempo real é viável a partir de projeto 
                      testado em fase piloto na Faculdade de Engenharia Elétrica 
                      e de Computação (FEEC) pelo engenheiro Luis Rogério Gomes 
                      de Almeida. A metodologia desenvolvida com ferramentas de 
                      livre acesso na internet e com código aberto tem o objetivo 
                      de diversificar a capacitação de profissionais para as áreas 
                      de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e atender 
                      às demandas do mercado com custo competitivo, além de tornar 
                      acessível o conteúdo técnico aos interessados de várias 
                      partes do país e do exterior. Mas, a maior vantagem da iniciativa, 
                      segundo seu idealizador, seria a nova perspectiva de interação 
                      on-line entre alunos e o professor em um ambiente de ensino 
                      eficiente.
Ensinar 
                      eletrônica a distância com a realização de experimentos 
                      por meio de simulações de circuitos eletrônicos em ambiente 
                      interativo e em tempo real é viável a partir de projeto 
                      testado em fase piloto na Faculdade de Engenharia Elétrica 
                      e de Computação (FEEC) pelo engenheiro Luis Rogério Gomes 
                      de Almeida. A metodologia desenvolvida com ferramentas de 
                      livre acesso na internet e com código aberto tem o objetivo 
                      de diversificar a capacitação de profissionais para as áreas 
                      de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e atender 
                      às demandas do mercado com custo competitivo, além de tornar 
                      acessível o conteúdo técnico aos interessados de várias 
                      partes do país e do exterior. Mas, a maior vantagem da iniciativa, 
                      segundo seu idealizador, seria a nova perspectiva de interação 
                      on-line entre alunos e o professor em um ambiente de ensino 
                      eficiente. 
                    Almeida, que exerce o cargo de gerente de 
                      Educação do Instituto Eldorado – uma associação civil de 
                      âmbito nacional sem fins econômicos e que desenvolve projetos 
                      nas áreas de TIC –, destaca que a nova abordagem de ensino 
                      funciona com resultados positivos e já capacitou profissionais 
                      de diversos estados brasileiros, totalizando 66 turmas desde 
                      2008, quando iniciou as primeiras experiências. Atualmente, 
                      existem em torno de 1.200 alunos matriculados nos mais diversos 
                      cursos de capacitação oferecidos em parceria com a IBM e 
                      a expectativa, de acordo com o gerente, é expandir o projeto 
                      para abrangência nacional. 
                    “É sabido que existe um apagão de mão de 
                      obra qualificada no Brasil nesta área e entendo o ensino 
                      remoto como uma forma de minimizar essa carência ao possibilitar 
                      a maior dispersão geográfica possível, pois são oferecidos 
                      cursos totalmente a distância, com encontros on-line diários. 
                      Também existe a possibilidade de se utilizar todo tipo de 
                      recurso multimídia para dinamizar a aula. Desta forma, consegue-se 
                      transmitir conhecimento de alta qualidade com eficácia para 
                      pessoas espalhadas por várias regiões do país”, relata Almeida, 
                      que teve a orientação do professor José Antonio Siqueira 
                      Dias.
                    O diferencial da metodologia desenvolvida 
                      na FEEC e no Instituto Eldorado é o oferecimento das atividades 
                      síncronas e assíncronas. Em geral, o ensino a distância 
                      contempla a forma assíncrona de interação, ou seja, as aulas 
                      são gravadas e disponibilizadas em uma página ou, ainda, 
                      se estabelece um fórum de discussão e listas de exercícios. 
                      Já, na forma síncrona, a interação com o professor ocorre 
                      on-line e em tempo real. “É o estar junto virtual que possibilita 
                      essa nova perspectiva. O fato de aliar as duas formas de 
                      interação traz um ganho incrível ao projeto e um diferencial 
                      em relação a outros modelos existentes, que contemplam uma 
                      ou outra atividade”, explica Almeida. 
                    A sala de aula virtual pode abrigar até 
                      25 alunos e oferece vários tipos de recursos para serem 
                      explorados pelo professor. Pode-se, por exemplo, buscar 
                      sites na internet, realizar desenhos e as simulações computacionais. 
                      A interação entre os alunos e com o professor acontece por 
                      meio de um chat, webcam e microfone, em que um monitor, 
                      que é um dos integrantes da turma, tem condições de repassar 
                      ao professor as observações feitas pelos alunos durante 
                      a aula. Se o aluno não entendeu o conteúdo, o professor 
                      tem condições de repetir a explicação sem problemas. 
                    Os exercícios feitos pelos alunos também 
                      podem ser mostrados e/ou corrigidos em tempo real e com 
                      a participação de todos os alunos da sala. Em média, a aula 
                      tem duração de duas horas e cada curso dura cerca de cem 
                      horas. Sem dúvida, a dinâmica e a estrutura do curso dependem 
                      de cada conteúdo a ser apresentado. No caso dos testes pilotos 
                      realizados na FEEC, foi realizado o curso Prática de Amplificadores 
                      Operacionais, em 13 aulas com atividades práticas interativas.
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                    Publicação
                      Dissertação: “Ensino colaborativo de eletrônica 
                      em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre”
                      Autor: Luis Rogério Gomes de Almeida 
                      Orientador: José Antonio Siqueira Dias
                      Unidade: Faculdade de Engenharia Elétrica 
                      e de Computação (FEEC)
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