Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PEDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
FALE COM O JU
 
Untitled Document
 


UPA já tem 46 mil inscritos

Estudantes de ensino médio e fundamental conhecerão os cursos oferecidos pela Unicamp nos próximos dias 12 e 13

Maria Alice da Cruz
Raquel do Carmo Santos

Cenas da edição da UPA do ano passado: invasão bem-vinda (Fotos: Antônio Scarpinetti)Falta pouco para a invasão bem-vinda de estudantes de ensino médio e fundamental, que conhecerão as instalações e os 66 cursos de graduação oferecidos pela Unicamp. É o tradicional evento anual Unicamp Portas Abertas (UPA), a ser realizado nos dias 12 e 13 de setembro, que já ultrapassa a marca de 46 mil inscritos para um total de 677 escolas. Durante os dois dias de programação, visitantes de diferentes regiões do país terão a oportunidade de visitar as unidades de ensino e pesquisa da Universidade, ter contato com pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e de pós e – quem sabe ? – , decidir ou confirmar sua vocação profissional.

Em 2007, a Universidade abriu as portas para 50 mil jovens de sete estados brasileiros. Na sexta edição, a velocidade da procura faz a organização do evento pensar no encerramento das inscrições já no início da semana, pois o limite máximo de visitantes foi estipulado em 30 mil por dia. Só no dia 12 setembro (sexta-feira), a página de cadastro registrava no fechamento desta edição do jornal, mais de 27 mil estudantes, ou seja, quem estiver interessado em preencher as pouco mais de duas mil vagas disponíveis para este dia deve se apressar. Para o dia 13 (sábado), estão inscritos 19 mil alunos.

Contraste em Campinas: pesquisa mostra que diferenças podem ser significativas em uma mesma cidade (Fotos: Antoninho Perri) “A idéia é controlar as inscrições para garantir um atendimento excelente para os visitantes. Nas edições anteriores, observamos que, além dos inscritos pelas escolas, muitas pessoas acabam visitando as unidades do campus por conta”, explica a coordenadora-geral do evento e assessora da Pró-Reitoria de Graduação, Vera Aparecida Madruga. 

Este ano, a UPA terá mais um estande na mostra de cursos, realizada tradicionalmente no Ginásio Multidisciplinar (GMU). A Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, localizada no novo campus de Limeira, também fará apresentação de seus cursos. O novo campus abrigará os cursos de engenharia de produção, engenharia de manufatura, nutrição, ciência do esporte, gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de políticas públicas e gestão de empresas.

Contraste em Campinas: pesquisa mostra que diferenças podem ser significativas em uma mesma cidade (Fotos: Antoninho Perri) Uma das novidades da edição deste ano será o Ciclo de Palestras Especiais a ser realizado no Centro de Convenções da Universidade. As palestras foram incluídas na programação com o objetivo de esclarecer vários aspectos sobre as mudanças que a vida universitária pode causar. O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) participa com a palestra “O estudante e a vida universitária: por que escolher a Unicamp”, em quatro diferentes horários nos dois dias.

O diretor do novo campus, Mauro José Andrade Tereso, proferirá a palestra “Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (Campus de Limeira): concepção, projeto pedagógico e cursos”. Com o objetivo de orientar os estudantes sobre os cursos que serão oferecidos a partir de 2009, a palestra será apresentada nos dias 12 e 13 de setembro, às 10h30 e às 14 horas. Além de estandes no GMU, as unidades instaladas em Piracicaba e Limeira terão salas no Pavilhão Básico para apresentação de suas áreas de concentração. A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) montará diversas exposições em três salas e o Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) ocupará duas salas para receber os visitantes.

De acordo com Vera, a programação cultural que está sendo preparada para esta edição prevê a realização de atividades no palco da UPA e também nas unidades. O destaque deste ano fica para as apresentações dos alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) no dia 12, no palco externo, entre 10h30 e 12 horas. Trata-se de um pot pourri de performances solo e em grupo, com o tema geral “Alma Brasileira”. As coreografias solos são: “Luz do Sol e ao Som do Mar”, “Vem, Morena” e “Havy Metal da Nega Maluca”. Em grupo, o espetáculo será “Festa da Miscigenação”, “Nosso Jeito de Bailar” e “Xodó”. Os monólogos denominados “Nas cordas do Coração”, “Caiperês”, “À Flor da Pele” e “O Ócio Criativo” completam a diversidade de apresentações.

Entre várias ações, o laboratório de quadra, que garantiu casa cheia na edição do ano passado, este ano contará com avaliação de peso, altura, velocidade, pressão arterial, avaliador de salto, além da tradicional parede de escalada Vitor Negrete, diante da qual uma fila sempre se agiganta. Nos dois dias, às 10 horas, serão realizadas atividades de esportes adaptados envolvendo trabalhos com cegos e cadeirantes.

A edição de 2008, segundo Vera, teve a adesão de quase 100% das unidades de Barão Geraldo, o que garantirá aos visitantes a oportunidade de conhecer a Unicamp quase na sua totalidade. Um contingente de 120 monitores foi selecionado para recepcionar os jovens e adolescentes. Desta vez, o atendimento médico de urgência será realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cuja base será instalada na Faculdade de Educação Física. Outra atração deve ser a Unidade Móvel da Uniodonto – Planos Odontológicos, com atividades educativas e de prevenção para a saúde bucal.

Recepção
Para adentrar ao Ginásio Multidisciplinar – local em que serão concentradas a recepção e grande parte das atividades da programação – o visitante terá pela frente uma estrutura totalmente diferenciada em relação às edições anteriores. “A idéia é explorar o colorido para dar o tom de alegria que o evento merece”, resume o professor Carlos Fernandes, coordenador de Infra-Estrutura da UPA. A composição é formada por dois túneis de 12 metros cada, interligados por um cotovelo de oito metros. A estrutura substitui as barracas de recepção que eram montadas em frente à entrada do GMU. Fernandes explica que a atração maior serão as cores contrastantes que compõem a cobertura dos túneis.

No piso, nomes dos cursos serão fixados de forma desordenadas e quase ilegíveis. Ao final, os nomes aparecem de maneira evidente. “Trata-se de apresentar o conceito de indefinição e definição. Justamente o objetivo do evento, que tem o propósito de mostrar o caminho da definição”, explica. Ainda dentro do tema, as figuras representativas do evento serão formadas por um ponto de interrogação que muda para exclamação. “A interrogação significa a dúvida ao chegar, e a exclamação, a definição ao tomar contato com o universo acadêmico representado nas dezenas de estandes montados”, esclarece.

Programação artístico-cultural (palco externo)
Dia 12 – das 9 às 16h30
Apresentações do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), com o tema Alma Brasileira, Grupo Circus de Malabares, Grupo Unijump de rope skipping, Corpo Mágico – palhaços e acrobacia, Coral Zíper na Boca, Pulo do Gato, Apresentação de alunos do curso de Dança e Orquestra Sinfônica da Unicamp e Banda Sina.

Dia 13 – das 10h30 às 15 horas
Unibanda, Grupo Circus de Malabares, Grupo Unijump de rope skipping, Corpo Mágico – palhaços e acrobacia, Academia Golden de Ginástica Rítmica da FEF, Samba Ciata do SAE e apresentação de alunos do curso de Dança.

A UPA em números (Registros do dia 5/9/2008)
Visitantes cadastrados 46.675
Escolas cadastradas - 677
Ônibus - 981
Vans - 67
Monitores - 120
Apresentações culturais no palco externo - 20
Estados: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná

SERVIÇO
Inscrições: http://www.upa.unicamp.br/2008/inscricao/inscricao.php

 
 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP