Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br
Eunicamp
.............................Campinas, 28 de maio a 3 de junho de 2001
Eunicamp
...Adobe Acrobat Reader - dowload aqui
Eunicamp
...Convênio - pág. 2   ...Oportunidades - pág. 7
...Pós-graduação - pág. 2 ...Eventos futuros - pág. 8
...Memória - pág. 3 ...Teses - pág. 8
...Administração - pág. 3 ...História - pág. 9
...Integração e Evento - pág. 4 ...Evento - pág. 9
...Cinema - pág. 4 ...Lançamentos - pág. 10
...Painel da semana- pág. 5 ...Folclore - pág. 10
...Em dia - pág. 6 ...Sétima Arte - pág. 11
...Inscrições - pág. 6 ...Personagem pág. 12
uicamp
...CONVÊNIO
uicamp
Petrobrás patrocina a Cientec-2001

Petrobrás acaba de assinar convênio da ordem de R$ 100 mil
reais com a Unicamp, para a promoção da Mostra de Ciência
e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cientec) 2001, a ser realizada no segundo semestre deste ano no campus da Universidade. O convênio foi assinado na última terça-feira, e contou com a presença do reitor da Unicamp, Hermano Tavares, do professor José Tadeu Jorge, coordenador geral da mostra, do diretor geral da Petrobrás, Valdison Moreira, e do professor João Domingos Biagi, da Faculdade de Engenharia Agrícola.

O evento tem um investimento orçado em aproximadamente R$ 1 milhão de reais. Durante os nove dias da mostra — de 24 de agosto a 2 de setembro — deverão ser realizados cerca de 70 eventos paralelos destinados aos pesquisadores, cientistas, professores das onze instituições promotoras da mostra e de outras instituições da região. Ainda dentro dos eventos paralelos, destinados ao público em geral, haverá simpósios, seminários, workshops e conferências, programadas nos três auditórios do Centro de Convenções, que vão abordar os mais diversos temas como, por exemplo, lixo, produtos transgênicos, energia, planejamento urbano e, entre outros, discutir sobre o jovem na sociedade.

O presidente da Mostra, professor Hermano Tavares, explica que pela primeira vez o potencial de Campinas e região, na pesquisa e na produção de bens e serviços tecnológicos, será apresentado para investidores nacionais e internacionais. O reitor calcula que, somente entre onze instituições envolvidas na mostra, são investidos anualmente cerca de 1 bilhão de reais. Disse ainda que, além do objetivo da feira, que é mostrar as pesquisas desenvolvidas nos últimos anos os laboratórios da Universidade, “vamos apresentar também as perspectivas para o futuro, e estabelecer parcerias entre instituições de ensino e pesquisa, fomentadores e agentes financeiros”.

Organizadores da mostra prevêem a presença de um público de aproximadamente 100 mil pessoas e pelo menos 10 mil cientistas, pesquisadores e professores universitários. Com destaque para os empresários e profissionais do parque industrial de Campinas e região, dirigentes públicos, principalmente os ligados às áreas de educação, saúde, desenvolvimento e meio ambiente, além de estudantes de segundo grau e de escolas técnicas, não apenas de Campinas e região, mas de todo o Estado de São Paulo.

“É uma grande oportunidade de podermos mostrar todo o nosso potencial tecnológico”, diz o professor José Tadeu Jorge. A Unicamp detém 15% da pesquisa universitária brasileira, e o potencial científico e tecnológico de Campinas e cidades da região reflete-se no desenvolvimento econômico, que responde por 9% do PIB nacional e atrai 16% dos investimentos destinados ao Estado de São Paulo.

Tadeu Jorge salientou que, apesar de haver uma proposta para a realização da Cientec a cada três anos, o Fórum dos Dirigentes das Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento de Campinas e Região avalia a possibilidade de diminuir esse prazo, ainda não definido. O Fórum tem início com a participação conjunta da Unicamp com a Puc-Campinas e outras nove instituições como Cati, CPqD, Embrapa, Instituto Agronômico, Instituto Biológico, Instituto de Zootecnia, Ital, ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e LNLS (Laboratório Nacional de Luz Sincrotron).

 

...PÓS-GRADUAÇÃO


Acordo estabelece intercâmbio com o Makenzie

A Unicamp assinou no último dia 17, um convênio do tipo “guarda-chuva” com a Universidade Presbiteriana do Mackenzie – instituição tradicional no País, que possui 130 anos de existência. O acordo vai permitir o intercâmbio, principalmente, nas áreas de pós-graduação entre as duas universidades. Na mesma cerimônia, também foi assinado o primeiro termo aditivo formalizando contatos informais já mantidos entre os pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e a Mackenzie. Desta forma, explica o professor Hugo Hernández Figueroa, da FEEC, os projetos em conjunto na área de Análise de Dispositivos Fotônicos (amplificadores ópticos) ganham um novo impulso.

Recentemente a Universidade do Mackenzie teve todos seus sete cursos de pós-graduação aprovados pela Capes. De acordo com o reitor Cláudio Lembo, este é um dos fatores que motivou a universidade a celebrar o convênio com a Unicamp. “Sabemos da tradição em pesquisa existente aqui e por isso queremos consolidar a parceria para podermos trilhar caminhos em diversas áreas”. Lembo diz que sempre alimentou um encanto especial pela Unicamp. Amigo pessoal de seu fundador, professor Zeferino Vaz, hoje quando vê a expansão da instituição se sente emocionado. “Tenho o maior respeito pela capacidade científica dessa instituição”.

O reitor da Unicamp, Hermano Tavares também se mostrou satisfeito com a parceria. “Sabemos da solidez da Mackenzie e não há dúvidas que a Unicamp ganha muito com este convênio”. Ele lembra que a Unicamp foi criada justamente em uma época de explosão da pós-graduação no país. Hoje são mais de 60% do total de alunos, matriculados na pós.

 

 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br