Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..Campinas, de 1 a 7 de Outubro de 2001

Eunicamp
Eunicamp
NESTA EDIÇÃO
.Institucional - pág. 2 .Teses - pág. 8
.Integração - pág. 2.Comunidade - pág. 9
.Cidadania - pág. 3.Atendimento - pág. 9
.Tecnologia e Saúde - pág 3.Meio Ambiente - pág. 10
.Educação - pág. 4.Alimentação - pág. 10
.Profissionalização - pág. 4.Artes Plásticase - pág. 11
.Painel da semana - pág. 5.Lançamento - pág. 11
.Em dia e Inscrições - pág 6

.Personagem - pág. 1

.Oportunidades - pág. 7.Cinema - pág. 12
.Eventos futuros - pág. 8 .Teatro - pág 12
 
...EDUCAÇÃO
Eunicamp
Caism implanta telecurso a funcionários
Eunicamp


A direção do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da
Mulher) instituiu um projeto cuja proposta principal é criar
mecanismos para elevar o nível de instrução de seus funcionários, principalmente aqueles com o primeiro grau incompleto. O curso, que teve início no último dia 20 de agosto, conta com a participação de 56 alunos-funcionários, e as aulas são ministradas em salas do próprio Caism e terá quinze meses de duração.

O projeto é resultado de um convênio firmado entre a Unicamp - por intermédio das diretorias Executiva e Administrativa do Caism -, e o Senai (Serviço Nacional da Indústria). Para atender às necessidades do pessoal servidor da Unidade, em janeiro do ano passado foi realizado um levantamento revelando que, num contingente de 1057 funcionários do Caism, 169 ainda não haviam concluído o primeiro grau. Desses, 91 participaram de um questionário para que a administração do curso pudesse ter um perfil das aspirações dos funcionários que gostariam de retomar os estudos. Verificou-se que apenas 59 deles manifestaram o desejo de voltar a estudar.

O curso começou em agosto com as disciplinas de Português e Ciências, e está sendo monitorado por 21 orientadores voluntários, funcionários do Caism, tendo como base o livro do Telecurso 2000 indicado pelo Senai.

De acordo com Margareth de Cillo Bazzo, Assistente Técnica da Diretoria Executiva do Caism e integrante do grupo de orientadores da disciplina de Português, o livro e a fita de vídeo do Senai são utilizados como material de sustentação do curso para o desenvolvimento das lições em salas de aulas. Cabe aos orientadores prestar todo tipo de informação complementar , além de aplicar os exercícios e textos de leitura para discussão. Por outro lado, Maria Goreti Coelho Stolf, responsável pela coordenação do curso, explica que cabe também ao Senai toda a orientação do Telecurso, inclusive as provas aplicadas aos alunos.

É importante salientar que as matérias concluídas em outras instituições de ensino supletivo são devidamente reconhecidas pelo Senai, desde que o aluno apresente documento comprobatório para tal finalidade.

As aulas estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira para duas turmas: uma com 33 alunos, das 12 às 14 horas, e outra com 23, das 17 às 19 horas.


Eunicamp
...PROFISSIONALIZAÇÃO
Eunicamp


Funcionários da FCM recebem treinamento

Um funcionário satisfeito com o seu trabalho produz mais e com maior eficiência. Com este propósito, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) lançou, no último mês, o Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação, uma metodologia que mescla conteúdo e criatividade para melhorar a produção e a qualidade nas atividades do dia-a-dia. A primeira palestra, com o mesmo título do Programa, foi apresentada pelo clínico Jamiro da Silva Wanderley no dia 19 passado.

De acordo com a direção da Faculdade, o Programa surge como uma resposta ao apelo global que exige das pessoas uma educação continuada, com aperfeiçoamentos e motivação. Um profissional desmotivado não se identifica com a equipe e nem com a instituição, trazendo resultados negativos, ou menores que os esperados.

A adoção de uma contrapartida com a participação dos funcionários pretende reunir esses elementos, aplicando-os de maneira positiva ao trabalho, em primeiro lugar a partir de um treinamento. O Programa está prevendo nesta fase de implantação o apoio e a transferência de conhecimentos por especialistas e profissionais da área de recursos humanos e gestão de pessoas.

As duas próximas palestras serão realizadas no anfiteatro 1 da FCM: “Qualidade de vida versus stress”, proferida pela psicóloga Elenice Quelho Areias, no dia 10 de outubro, e “Aspectos ergonômicos e posturais no trabalho”, pela enfermeira Neusa Costa Alexandre, no dia 14 de novembro. As palestras ocorrerão sempre às 9 horas, uma vez por mês. A Faculdade de Medicina tem um quadro atual de cerca de 500 funcionários. Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas através do telefone 3788-8851.

 

...PALESTRA

 

Educador português relata em Campinas experiência pioneira

O professor José Pacheco estará nesta quinta-feira, dia 4, na Faculdade de Educação da Unicamp, a convite da pesquisadora Maria Teresa Egler Mantoan.
O educador português vem a Campinas pela primeira vez, para uma temporada de uma semana, a convite da Fundação Síndrome de Down (FSD), para uma série de palestras sobre seu projeto pioneiro de escola. Há 25 anos, Pacheco criou a Escola da Ponte na Vila das Aves, em Portugal, eliminando o formato tradicional de séries no Ensino Fundamental.

Ao invés do ensino dividido em 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, os alunos formam grupos de estudo de acordo com seus interesses e aptidões. É uma outra visão educativa, que respeita a diferença e trabalha o direito à cidadania na diversidade. Para o grupo pedagógico que coordena o trabalho na FSD, esta é uma experiência importante de ser assimilada em seu projeto de Inclusão Escolar dos alunos portadores da síndrome.

Além da visita à Unicamp, o especialista fará, ainda, uma palestra aberta ao público na quarta-feira, dia 3, a partir das 20h e no sábado, dia 6, a partir das 9h aprofundará o debate com profissionais de Educação interessados no tema. Estas palestras ocorrerão no auditório da Fundação, em sua sede no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3289 2818, com Thais ou Sandra.

 

 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br