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..............Campinas, 12 a 18 de Novembro 2001

Unicamp
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...Bioterrorismo - pág. 2   ...Oportunidades - pág. 7
...Breves - pág. 2 ...Eventos Futuros- pág. 8
...Simpósio - pág. 3 ...Teses - pág. 8
...Campanha - pág. 3 ...Arte e Serviço - pág. 9
...Saúde - pág. 4 ...Imagem - pág. 10
...Educação e Cire - pág. 4 ...Lançamento - pág. 10
...Painel da semana- pág. 5 ...Língua - pág. 11

...Em dia- pág. 6

...Cotil - pág. 11
...Inscrições - pág. 7 ...Pessoas - pág. 12
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....LÍNGUA
Unicamp
Inglês sem complicações

A prender inglês é um “bicho- de-sete-cabeças”. A afirmativa está certa ou errada? Errada, na opinião do gerente da Divisão de Serviços a Comunidade do Centro de Computação da Unicamp, Rubens Queiroz de Almeida. Atraído pelo idioma desde a adolescência, o analista de sistemas sempre gostou da língua que para muitos representa um grande desafio. Como professor de cursinhos de inglês e usuário ativo, principalmente da leitura – por causa dos programas de computador e outras atividades ligadas à sua área de atuação – Queiroz acabou desenvolvendo um método para o aprendizado da leitura em inglês, o chamado Inglês Instrumental. Desde então, o professor já treinou uma média de 1.800 pessoas só na Universidade. Além disso, está com planos de tornar acessível o método pela Internet. Uma apostila contendo 750 palavras traduzidas – uma espécie de dicionário – é o ponto de partida para quem deseja se aventurar no aprendizado.

Através da memorização de três ou quatro palavras por dia, ao final da apostila o aluno terá um vocabulário de três mil palavras mais ou menos. “É uma boa marca para quem precisa do idioma para a leitura de textos curtos e de média complexidade”. De acordo com ele, a memorização de toda apostila acontece num período aproximado de cinco meses, caso o aluno mantenha a disciplina. Mesmo podendo estudar sozinho com o método, Queiroz estimula a participação dos interessados nos cursos que são promovidos pelo Centro de Computação e pela Agência de Formação para Profissionais da Unicamp (AFPU).

Durante as aulas, a pessoa poderá obter dicas e desenvolver o hábito da leitura. São duas aulas semanais, num período de quatro meses. “Creio que será uma motivação a mais para o candidato que quer aprender mais sobre a língua”, diz. O analista de sistemas entende que ao aprender a ler a pessoa adquire maior confiança e isto facilita o seu aprendizado para falar e escrever em inglês. Para auxiliar ainda mais, Queiroz deve lançar nos próximos meses uma publicação contendo 650 textos para treinar a leitura. Como parte do método, o livro deve também estar disponível pela Internet ainda este ano. Informações: www.dicas-l.unicamp.br/dict.pdf.

 

....COTIL

 

Jovem se destaca em concurso literário

As notas de Português no ensino fundamental e médio não podiam ser classificadas de excelentes. Em torno de 6 e 7, ou seja, na média. Mas o talento para escrita, porém, foi aos poucos sendo descoberto. A partir do estímulo da professora de Literatura –Maria de Lourdes Zaros Giraldello, do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) – e a oportunidade de participar de um concurso literário no Colégio, acendeu-se uma chama no coração do jovem de 20 anos de nome Paulo Corrêa. Aluno do 4o ano do curso de Qualidade, o estudante foi o vencedor em duas categorias no ano passado e, este ano, ele repetiu a dose com mais dois trabalhos classificados em primeiro lugar, em setembro último.

O escritos de Corrêa são o poema “Corpo” e o conto “Flagrante”. A melhor crônica – outra categoria avaliada – foi “Opção de Mulher”, da aluna Gabriela Gaseta, 3o ano de Informática (diurno). “Temos revelado verdadeiros talentos durante o concurso”, comemora Maria de Lourdes. Para ela, o contato com os trabalhos dos alunos tem valido a pena, pois a qualidade tem melhorado a cada ano. Ela faz questão de destacar o empenho dos professores do Departamento de Humanas na organização do evento, que desta vez, reuniu mais de 500 escritos nas categorias poemas, crônicas e contos – número que dobrou em relação ao ano passado. Devido ao grande volume de trabalhos, a comissão julgadora decidiu classificar com menção honrosa outros três trabalhos que se destacaram e aumentar a quantidade de prêmios distribuídos.

Os primeiros colocados de cada categoria receberam um Discman. Os que foram classificados em segundo lugar ganharam uma máquina fotográfica e em terceiro, um vale CD. Para os estudantes que receberam menção honrosa foi dado um relógio de pulso. Além disso, todos eles receberam um troféu de participação. A publicação dos melhores textos também é outra característica do concurso.

“Os estudantes vêem nesta ação um estímulo para continuar escrevendo”, destaca Maria de Lourdes. Ela lembra que o regulamento prevê que apenas os 10 melhores textos de cada categoria sejam publicados. Este ano, porém, a surpresa do nível do trabalho fez com que a comissão julgadora optasse por aumentar o número de páginas do livro. Foram editados 20 poemas, 16 crônicas e 12 contos. Jovens talentos – “Descobri o talento por acaso”, afirma Paulo Corrêa. Embora de maneira tímida – como ele mesmo classifica –, o estudante sempre teve prazer em escrever textos literários.

O acesso aos rascunhos, no entanto, só para os amigos mais íntimos. Com o passar do tempo, o volume de atividades foi crescendo e Corrêa acabou não dispondo mais de tempo para a escrita. O concurso literário apareceu como uma nova esperança para o estudante. Além dos concursos do Cotil, ele também já ganhou o prêmio Gazeta de Limeira, quando teve que escrever sobre os “500 anos do Descobrimento do Brasil”, em 1999 e em 2000, também recebeu o primeiro lugar com a dissertação “Perspectivas para o final do milênio”. Se já pensou em publicar um livro? Isto é um sonho para o estudante que ainda não se sente preparado, embora tenha material suficiente para a edição. Corrêa acredita que precisa amadurecer. “Quando publicar um livro, quero que seja com qualidade”.

 
 
 
 
 

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