Encontro reúne reitores do Mercosul
Reitores de universidades públicas sediadas nos países que integram o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) estarão reunidos na Unicamp no período de 09 a 11 de abril para discutir estratégias de cooperação e políticas nacionais em ciência e tecnologia. O encontro marcará a 35ª Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), entidade que congrega 15 universidades sediadas no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Como parte do evento, ocorrerá, no dia 11, o seminário "Políticas e Estratégias em Ciência e Tecnologia nos Países do Mercosul".
Três programas de intercâmbio foram iniciados em 2002
Organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori) da Unicamp, o seminário, aberto ao público, discutirá os seguintes sub-temas: Políticas Nacionais em Ciência e Tecnologia; Cooperação Regional em Ciência e Tecnologia - Situação Atual e Propostas; e Estratégias para o Desenvolvimento Regional da Ciência e Tecnologia - Participação das Universidades Públicas. Além do reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, que abrirá o seminário com uma conferência, também participarão do evento o secretário executivo da AUGM, Jorge Broveto; o diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, Romeu Luizatto; e a diretora geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Marília Sardemberg Zelner Gonçalves.
Segundo o coordenador da Cori, Luís Cortez, a realização do evento reforça o papel da Unicamp na consolidação de uma política de cooperação em ciência e tecnologia na América Latina. "A finalidade é aumentar a integração científica e tecnológica entre nossos países", diz. Como parte desse esforço, Cortez cita a histórica abertura da universidade em relação a professores e estudantes latino-americanos. Atualmente, dos 375 alunos estrangeiros matriculados na Unicamp, 300 vêm do continente latino.
Três importantes programas de intercâmbio foram iniciados em 2002 visando a intensificar as relações da Unicamp com o meio universitário latino-americano, a criar um quadro de colaboração com um conjunto de instituições amazônicas e, finalmente, a ampliar ações conjuntas de formação de quadros qualificados com outras instituições nacionais.
Uma série de visitas a universidades argentinas, chilenas e do México abriu novas perspectivas de intercâmbio acadêmico com diferentes instituições desses países. Desde então, foram aprovados seis projetos de intercâmbio no contexto dos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil-Argentina, da Capes, em trabalho conjunto das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa, ao lado da Coordenaria de Relações Internacionais da Unicamp.
Também junto à Capes foram conseguidos recursos para convênio de intercâmbio com University of Texas, além de novas bolsas para alunos estrangeiros no contexto do programa PEC-PG. Paralelamente, a Unicamp foi convidada e aceitou integrar a rede de pontos focais de um novo programa da UE (Alban) para a concessão de bolsas de pós-graduação para estudantes latino-americanos em universidades européias.
ENCONTRO DE REITORES - PROGRAMAÇÃO
|
Locais: Sala do Consu, Auditório da AFPU, Auditório da DGA
09 de abril de 2003 - quarta-feira
Reunião do Grupo de Delegados
Assessores - Auditório AFPU
14:00hs - Início das Atividades
17:00hs - Encerramento das Atividades
19:00hs - Jantar
10 de abril de 2003 - quinta-feira
Reunião do Conselho de Reitores - Sala do Consu
09:00hs - Abertura/Reitor da Unicamp
12:30 às 14:00hs - Almoço
17:00hs - Encerramento das Atividades
19:00hs - Jantar
11 de abril de 2003 - sexta-feira
Seminário
"Políticas e Estratégias em Ciência e Tecnologia nos Países do Mercosul"
Políticas Nacionais em Ciência e Tecnologia
Cooperação Regional em Ciência e Tecnologia - Situação Atual e Propostas
Estratégias para o Desenvolvimento Regional da Ciência e Tecnologia -Participação das Universidade Públicas
Local: Auditório da Diretoria Geral de Administração - Unicamp
Programação
09:00 às 09:30 - Abertura
Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz - Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Dr. Jorge Brovetto - Secretário Executivo da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, Uruguai
Dr. Romeu Luizatto - Diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - Fundação memorial América Latina, Brasil (a confirmar)
Conferência
09:30 às 10:00 hs
Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz - Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Brasil
10:00 às 12:00 hs - Painéis
Dra. Marília Sardenberg Zelner Gonçaves - Diretora Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Brasil (a confirmar), Brasil
Dr. Carlos Abeledo - Asesor en la Secretaría de Políticas Universitarias del Ministerio de Educación de la República Argentina (ex Presidente del CONICET, Argentina).
Senador Enrique Rubio - Presidente da Comissão de Ciencia y Técnologóa do Senado da República, Uruguai
12:00 às 13:00 hs - Perguntas e Discussão Geral
13:00 às 14:30 hs - Almoço
14:30 às 16:00 hs - Painéis
Prof. Dr. Prof. Dr. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz - Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Prof. Dr. Mario Barletta - Reitor da Universidad Nacional del Litoral e Presidente da Comisión de Ciencia y Técnica del Consejo Interuniversitario nacional da República, Argentina
Prof. Dr. Rafael Guarga - Reitor da Universidad de la República, Uruguai
16:00 às 16:15 hs - Coffee-break
16:15 às 17:00hs - Discussão, Conclusões Finais e Encerramento
|
Acordo consolida integração científica
Outro importante passo para integração científica e tecnológica na América Latina foi dado no dia 1º de abril, na Argentina, com a assinatura de um acordo entre a Unicamp e a Universidade de Buenos Aires (UBA). O acordo prevê a instalação, já em 2003, de uma cátedra da UBA na Unicamp, para estudar temas relacionados à Argentina, e uma cátedra da Unicamp na UBA, para temas relacionados ao Brasil. O termo de cooperação foi assinado pelos reitores da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, e da UBA, Guillermo Jaim Etchverry.
A proposta para formulação do acordo partiu do reitor Brito Cruz durante visita realizada à UBA em agosto do ano passado. O projeto para definir a instalação das cátedras foi elaborado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em conjunto com a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp. O texto prevê a vinda de pesquisadores argentinos para atuar em Campinas e a ida de pesquisadores brasileiros para atuar em Buenos Aires.
Todas as áreas do conhecimento (humanas, biomédicas, exatas e tecnológicas) participarão em sistema de rodízio. Os recursos para viabilizar o programa serão obtidos por meio de convênio entre a Unicamp e o Grupo Santander-Banespa, que financiará sua implantação e manutenção, oferecendo bolsas e cobrindo despesas de viagem dos participantes.
"A instalação das cátedras é fundamental para fortalecer as relações entre os dois países", disse o coordenador da Cori, Luís Cortez, que integrou a comitiva do reitor juntamente com os pró-reitores de Pesquisa, Fernando Costa, e de Pós-Graduação, Daniel Hogan. "No processo de globalização é importante conhecer os vizinhos. Os grandes países são fortes politicamente porque têm ligação cultural e econômica. Sem troca de conhecimento, as nações mais pobres correm o risco de cair no isolamento, o que as tornaria mais frágeis do ponto de vista político", afirmou Cortez.