| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Enquete | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 209 - 7 a 21 de abril de 2003
.. Leia nessa edição
.. Capa
.. Inovação da PINTEC
.. Comentário
.. Trangênicos
.. Estudos de impacto
.. Mercosul
.. Carreira
.. Octavio Ianni
.. Bandeira, o poeta
.. Revista Resgate
.. Cancêr de laringe
.. Bolo diet
.. Unicamp na imprensa
.. Teses da semana
.. Painel da semana
   Oportunidades
   Homenagem
.. Quatro rodas
.. Paulo Duarte
 

8


Contemporaneidade
é tema da revista Resgate


O Centro de Memória-Unicamp acaba de lançar mais um número de Resgate - Revista Interdisciplinar de Cultura (número 11) que apresenta como tema "Um olhar sobre a contemporaneidade". A presente edição de Resgate (128 páginas, R$ 8,00) é a materialização do esforço do Comitê Editorial da revista que, em busca da atualização, produziu três números em um espaço de sete meses.

"É um desafio produzir uma revista acessível ao público não-acadêmico, sem, contudo, abrir mão do conteúdo denso e da boa qualidade editorial que requer uma publicação produzida no âmbito da Universidade. Encarar este desafio tem sido o nosso objetivo", afirma a diretora do Centro de Memória-Unicamp, Olga von Simson. Segundo ela, Resgate, desde a sua primeira edição, em 1990, busca ultrapassar a barreira da incomunicabilidade com o público leigo, fenômeno constante em revistas científicas nas diferentes áreas do conhecimento.

Resgate pretende cobrir o espaço que vai do jornal à produção da Academia, mediando a interlocução desses dois níveis, com o propósito de tornar mais palatável ao leitor o que se produz na Universidade. "Nossa proposta é, portanto, abrir espaço para o debate que não se cadencie apenas pela pulsão acadêmica e pela linguagem eminentemente técnica", afirma o jornalista Amarildo Carnicel, editor da publicação. Ele explica que a revista visa também atingir a sociedade mais ampla por meio de um diálogo com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica e tornar-se canal efetivo para a veiculação das criações nas áreas artísticas, literárias e de humanidades em geral.

A edição - Os artigos reunidos nesta 11a. edição compõem o dossiê "Um olhar sobre a contemporaneidade". Sob essa ótica, reúne trabalhos que veiculam criações artísticas, literárias e de humanidades em geral. "Sugerem e discutem modos de olhar e de pensar o agora dentro de uma perspectiva teórica que, em alguns momentos, se vale também do passado para melhor compreensão do presente", afirma o editor. "A propósito, se o momento em que vivemos pode ser chamado de "Era da imagem", nada mais oportuno que o tema "imagem" - em seus diferentes suportes - para uma discussão nesta edição", avalia.

Mas Resgate não abriga apenas artigos, ensaios e resenhas. Contos, poesias e crônicas compõem a seção "Empório Literário" que, nesta edição, traz o poema A cidade e os livros, em que o lingüista e poeta Carlos Vogt mostra sua paixão por São Paulo durante um passeio, em diferentes épocas, pela "Paulicéia Desvairada".

Como se observa neste número, Resgate procura preservar seu projeto original, conforme disse um dia seu idealizador, o historiador José Roberto do Amaral Lapa: "Não é necessário renunciar ao nicho acadêmico para chegar a leitores que não têm familiaridade com monografias, dissertações e teses. É possível preencher, de forma harmoniosa, essa lacuna situada entre o rigor da investigação acadêmica e a leveza da informação cultural". Pelo menos, esta é a proposta da revista que recupera seu espaço entre as revistas acadêmicas de cultura.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP