Carreira entra no processo de implantação
A Carreira dos Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, constituída nos termos da Deliberação CAD-A-01/03, entra no processo de implantação. De acordo com o vice-reitor, professor José Tadeu Jorge, cumpridos os prazos estabelecidos, no dia 16 de julho a Câmara de Recursos Humanos (CRH) estará divulgando o resultado do enquadramento dos funcionários da Universidade. A opção pela carreira deverá ser feita até o dia 8 de agosto. Caso a opção ocorra após esta data do cronograma, produzirá efeito a partir do mês subseqüente, sem qualquer caráter retroativo. Tadeu Jorge garantiu também a disponibilidade de recursos para cobrir os possíveis ganhos salariais oriundos dos enquadramentos, conforme decidido pelo Conselho Universitário (Consu), quando da aprovação do orçamento de 2003.
A primeira data do cronograma, que deverá ser observada pelas Comissões Setoriais de Acompanhamento de Recursos Humanos (CSARH's), será o dia 7 de abril, quando receberão a listagem dos funcionários com as devidas funções, um CD contendo o manual do Código Brasileiro de Ocupações e os formulários padronizados, para preencher com a descrição das atividades de cada funcionário (a ser feito pelo superior imediato). De posse do material, as comissões devem elaborar, até 30 de abril, o perfil das funções existentes na Unidade/Órgão, baseado no Código Brasileiro de Ocupações. Segundo o vice-reitor, este documento irá definir as funções existentes na Unicamp.
Nesta etapa dos trabalhos, ele sugere que as CSARH's iniciem a discussão para definir os critérios de análise de currículo para a classificação dos funcionários. No dia 26 de maio, a CRH divulgará o resultado da aprovação das funções encaminhadas pelas CSARH's e no dia 18 de junho termina o prazo para entrega, à CRH, da classificação dos funcionários em cada função. Os servidores que se sentirem prejudicados terão um prazo para encaminhar os recursos à CRH. Para isso, um parecer detalhado deverá ser encaminhado pela comissão setorial até 23 de julho e serão julgados até dia 31 de julho, a fim de haver tempo hábil para quem preferir optar pela carreira até 8 de agosto.
Tadeu Jorge salientou ainda que, a partir do dia 7 de abril, uma equipe estará disponível para dirimir dúvidas que possam surgir ao longo do processo de implantação da carreira.
Aprovação pela CAD - "Com a aprovação da Deliberação CAD-A-01/03, a Universidade deu um passo importante na direção de uma política de capacitação e valorização de seus trabalhadores", analisou o vice-reitor e coordenador-geral da Unicamp, professor José Tadeu Jorge. A decisão encerrou processo iniciado em junho do ano passado, que incluiu uma ampla consulta aos funcionários e o envolvimento de órgãos institucionais. Ao longo desse período, foram analisadas cerca de 500 sugestões e apreciadas posteriormente perto de 300 emendas encaminhadas pelas Comissões Setoriais de Acompanhamento de Recursos Humanos (CSARHs).
Segundo o vice-reitor, todo o processo foi amplo e participativo, o que permitiu que o conjunto dos trabalhadores acompanhasse todo o processo. Isso se refletiu na decisão da CAD, que aprovou a proposta do Grupo de Trabalho praticamente na íntegra, consagrando apenas pequenas modificações no texto, de forma a torná-lo mais claro ou objetivo. O professor José Tadeu Jorge esclarece que a matéria foi analisada pela CAD, pois se trata da instância competente para deliberar sobre assuntos ligados à carreira, conforme o Estatuto da Unicamp.
A deliberação aprovada pela CAD determina a criação de um processo avaliatório, com normas, procedimentos e critérios. Esta etapa também contará com a participação das CSARH's, num trabalho semelhante ao que foi executado por ocasião das discussões da deliberação aprovada.