| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Enquete | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 204 - 24/2 a 9/3 de 2003
.. Leia nessa edição
.. Energia renovável
.. Comentário
.. Jango
.. Freios
.. Painel da Semana
.. Lavoura
.. Oportunidades
.. Inovação
.. Mais C&T
.. Meta ambiciosa
.. Carlos Gomes
.. Tese digital
.. TV digital
.. Padrões
.. Teses
.. No Itamaraty
.. Unicamp na Imprensa
.. Seres do mar
 

8

Bc terá maior acervo digital de teses do País

MANUEL ALVES FILHO

Luiz Atílio Vicentini (à esquerda) e Gilmar Vicente: quatro mil documentos em dois anosBiblioteca Digital da Unicamp reunirá, em poucos dias, o maior acervo de dissertações de mestrado e teses de doutorado em texto completo do Brasil. Até o dia 15 de março, mil obras integrais estarão no ar, totalmente disponíveis para consulta e reprodução, contra as cerca de 740 contabilizadas até o dia 15 de fevereiro. De acordo com o coordenador da Biblioteca Central, Luiz Atílio Vicentini, o objetivo é atingir, em dois anos, a marca de 4 mil documentos. "Além de estarmos disponibilizando todos os trabalhos recentes, também estamos resgatando as teses a partir do ano 2000", afirma.

Embora as dissertações e teses sejam o "carro-chefe" da Biblioteca Digital da Unicamp, elas não constituem os únicos documentos disponíveis para a consulta dos internautas. Conforme Vicentini, o espaço virtual reúne ainda trabalhos apresentados em congressos e seminários, periódicos eletrônicos publicados pelas diversas unidades e órgãos da Universidade e uma Hemeroteca do Centro de Memória da Unicamp, cujo conteúdo é formado por artigos de jornais que tratam sobre Campinas.

Para acessar o acervo de dissertações e teses, basta fazer um cadastro na própria página da Biblioteca Digital e definir uma senha. A navegação foi extremamente facilitada por um programa desenvolvido em parceria entre a equipe de informática da BC e o Centro de Computação da Unicamp, com base nos softwares livres. Batizado de "Nou-Rau", ele permite que o interessado localize um documento a partir do seu título ou autor. "Se o internauta digitar uma palavra-chave, o programa também varre todo o conteúdo do documento e seleciona as obras que tratam daquele assunto específico. O mesmo ocorre se a pessoa digitar um dado de uma tabela existente no documento, por exemplo", explica o diretor de processamento técnico da BC, Gilmar Vicente.

A tecnologia empregada é tão eficiente, segundo ele, que possibilita que uma dissertação ou tese seja colocada no ar em apenas cinco minutos, depois de transformada no formato PDF. Entre o processo de obtenção do texto junto às coordenadorias de pós-graduação das unidades de ensino e pesquisa e a sua disponibilização na rede, conforme o coordenador da BC, não são gastos mais do que sete dias.

O programa de gerenciamento da Biblioteca Digital também identifica a instituição do internauta e quais as teses e dissertações mais acessadas, bem como as que são mais reproduzidas. Brevemente, prevê o coordenador da BC, o conteúdo poderá ser ampliado, assim como novos serviços poderão ser colocados à disposição dos estudantes e pesquisadores que acessam o espaço virtual. Uma das possibilidades é estabelecer uma "conversação/integração de dados" com outras bibliotecas do gênero. "Nós também já testamos, com sucesso, a disponibilização de partituras, que são digitalizadas, acompanhadas do áudio da respectiva seqüência musical. Isso poderá estar no ar futuramente", revela Vicentini.

A Biblioteca Digital da Unicamp começou a tomar forma em 2001, a partir de uma experiência isolada das bibliotecas dos institutos de Física e Química e da Faculdade de Educação. Conforme Vicentini, a BC decidiu reunir toda a produção acadêmica em texto completo da Universidade num único espaço virtual. "O trabalho está sendo facilitado pela Reitoria, que nos apóia prontamente. A proposta deu tão certo que a biblioteca deixou de armazenar apenas teses e dissertações e passou a contar com outros documentos", conta.

A experiência da Unicamp será apresentada no workshop "Política de Informação em Bibliotecas Digitais", que ocorrerá nos dias 20 e 21 de março, no Centro de Convenções da Universidade. O evento discutirá os novos paradigmas da biblioteca, a produção de periódicos eletrônicos, teses digitais e acessibilidade a estas fontes. As inscrições devem ser feitas via internet, no endereço www.bibdig.bc.unicamp.br.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP