Unicamp na imprensa
18 de fevereiro - A globalização atinge diversos fatores sociais, entre eles a língua. Os fenômenos migratórios fazem com que grupos humanos vindos de todas as partes de países plurilingüísticos se encontrem nas grandes cidades com suas línguas e adquiram, na maior parte das vezes, uma língua de integração. Este fenômeno é forte na África e também na América Latina e será o tema do professor da Universidade de Aix-en-Provence, Louis-Jean Calvet, no Café Filosófico promovido pela Livraria Cultura (Av. Nações Unidas, 4.777, tel. (11) 3024-3599). A palestra, As Cidades e Suas Múltiplas Línguas, está marcada para hoje, às 19h30, com mediação do professor Haquira Osakabe, do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.
16 de fevereiro - A primeira grande mudança na aviação comercial brasileira depois da assinatura, no dia 6, do acordo que poderá levar à fusão entre Varig e TAM, deverá ser a redução de freqüências nas rotas em que há superposição de vôos entre as companhias. A apresentação foi feita pelo economista da Unicamp Luciano Coutinho, que vem supervisionando a tentativa de fusão das companhias aéreas.
Longe do lobby pela escolha de um padrão de transmissão para a TV de alta definição, engenheiros, cenógrafos e cosmiatras se preparam para ‘esconder’ as imperfeições que a nova tela poderá denunciar. De acordo com Max Henrique Machado Costa, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, a TV digital representará uma revolução.
16 de fevereiro - Tartarugas, baleias, peixes-boi, plantas e aves da mata atlântica, matas ciliares e manguezais são os principais beneficiados pelos projetos ambientais das indústrias. O mais antigo, e certamente o mais conhecido, é o Tamar, patrocinado pela Petrobras há quase 23 anos. A Rhodia tem programas de educação ambiental na Baixada Santista e convênios com a Unicamp para projetos em Paulínia (126 km de São Paulo).
A onda de calor que atravessou São Paulo no início deste mês representou um alívio para setores que dependem do verão e sofreram em janeiro. "Dependemos de tempo bom e que esse tempo bom coincida com o período que nos interessa: os meses mais quentes do ano e de férias", diz Murilo Pascoal, gerente geral do parque. Pascoal que consulta diariamente seis sites de informações meteorológicas, numa lista que inclui a Unicamp e a Unesp.
16 de fevereiro - Bela exceção no desenho do bordado foi a conquista do Oscar pelo argentino A história oficial, 1985. A pesquisa olímpica sobre O cinema da retomada, coordenada por Lúcia Nagib, professora de História e Teoria do Cinema da Unicamp, cujos resultados foram editados em volume com mais de 500 páginas, com 90 depoimentos de cineastas que lançaram filmes nos anos 90, revela um universo de produção salutarmente diversificada e descentralizada, mas também muito investimento perdido em mãos despreparadas.
13 de fevereiro - Está praticamente concluído o primeiro relatório brasileiro sobre o acúmulo na natureza de substâncias tóxicas persistentes (STP), compostos que levam décadas para se decompor e causam sérios prejuízos ao ser humano, à fauna e à flora. O professor Wilson F. Jardim, do Instituto de Química da Unicamp, coordena o estudo brasileiro sobre as STP.
13 de fevereiro - Joanna de Flandres, ópera esquecida há 140 anos, é recuperada em dois projetos. A professora da Unicamp Lenita Waldige Mendes Nogueira acaba de compilar a versão integral de Joanna de Flandres, trabalho concluído com o apoio da Fapesp, ao mesmo tempo em que dois outros pesquisadores, Achille Picchi, da Unesp, e o maestro Fábio Gomes de Oliveira, também terminaram a sua edição integral da ópera de Gomes, com apoio da Unisys e da Secretaria de Cultura do Estado.