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Jogo milenar africano auxilia
no aprendizado de matemática

RAQUEL DO CARMO SANTOS

Letícia Pires Dias, autora da pesquisa, joga partida de mancala: desenvolvendo a visão espacial e a criatividade (Foto: Divulgação) O mancala, jogo milenar africano, foi empregado junto a crianças com dificuldades no aprendizado da matemática com bons resultados. Em sua dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação (FE), a psicóloga Letícia Pires Dias comparou dois grupos de crianças com e sem dificuldades na disciplina e constatou, por meio de estatísticas, uma evolução no cumprimento das etapas pelos participantes. “Cada vez mais o jogo é introduzido nos contextos escolares por despertar o interesse pelo conhecimento de forma lúdica”, explica a psicóloga.

O mancala basicamente requer capacidades da matemática e promove, nos jogadores, o desenvolvimento de proporção, estratégia, visão espacial e criatividade. À semelhança do xadrez, ele tem embutido em sua dinâmica raízes filosóficas e serve, ainda, para entender a cultura de outros povos, neste caso, de nações africanas. Por isso, a escolha da modalidade Kalah para analisar o desempenho das crianças diante das regras e estratégias apresentadas pelo brinquedo. No Brasil, ele é pouco conhecido, mas na África é largamente utilizado por crianças e adultos, inclusive desenhando o tabuleiro na areia ou na terra.

O estudo, orientado pela professora Rosely Palermo Brenelli, envolveu 24 crianças – 12 em cada grupo – pertencentes a uma escola pública do interior paulista. Os voluntários, de 9 a 10 anos de idade, foram indicados pela professora de matemática e desafiados a jogar as partidas com a própria psicóloga. As primeiras sessões foram destinadas à explicação de todas as regras do jogo e ensaios para o aprendizado da dinâmica que envolvia as partidas. “Elaboramos dois roteiros de questões que apliquei antes e durante as partidas e analisamos, justamente, os conhecimentos prévios aritméticos, a exploração das regras, antecipação das jogadas e justificação das estratégias por parte de cada aluno. Todas as sessões foram gravadas e analisadas posteriormente”, explica.

Ao comparar os dados estatísticos, a psicóloga constatou que o grupo de crianças sem dificuldades na matemática tomavam consciência mais rápido dos erros e o nível de complexidade das decisões foi melhor. Pelas estatísticas, o desempenho deste grupo no que diz respeito às regras foi superior. “O grupo B, constituído por crianças sem problemas com a matemática, como era de se esperar, apresentou respostas mais bem elaboradas em relação às regras, às estratégias e à antecipação”, explica.

Por outro lado, na comparação da primeira partida com a oitava, verificou-se uma melhoria significativa das crianças com dificuldades em matemática em relação às estratégias. Com estes resultados, Letícia acredita que o Mancala constitui uma nova forma de avaliação e de intervenção. Trata-se, segundo ela, de um instrumento de apoio eficaz que desperta o interesse pelo conteúdo aritmético implícito no jogo. Em depoimentos informais, a psicóloga pode perceber que as crianças com dificuldade em fazer perguntas em sala de aula conquistaram uma maior espontaneidade para manifestar e explicitar suas dúvidas, assim como melhoraram na organização do material didático.

“A intervenção com o jogo pode favorecer a tomada de consciência e tornar os erros observáveis. Não se trata de oferecer a resposta pronta, mas sim levar a criança a questionar e justificar as suas respostas”, explica a psicóloga que acredita ser uma aprendizagem para a vida e não só de conteúdo escolar. Pode-se transmitir, por exemplo, conceitos éticos como jogar limpo, ordenar os pontos de vista com o colega e outros aspectos que ultrapassam o limite curricular.


 
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