CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Nesta
contribuição, analisamos a natureza
da ciência e da apropriação
e uso do conhecimento numa sociedade moderna com
especial enfoque na situação de países
periféricos, especialmente o nosso. Apesar
de o Brasil possuir um conjunto expressivo de cientistas
de bom nível e de injetar recursos relativamente
vultosos, levando em conta sua realidade social,
no financiamento à pesquisa, a ciência
e a mentalidade científica ainda não
estão incorporadas de maneira plena em nossa
sociedade.
Esta
situação deriva principalmente da
tremenda exclusão social de grande parte
da população. Nosso sistema educacional
deixa fora da educação formal de qualidade,
particularmente da educação para a
ciência, grande parte de nossa juventude.
Neste sentido, constatamos que não basta
injetar recursos em programas que visam equipar
alguns laboratórios considerados de excelência.
Estes programas, por si só, não são
suficientes, pois os problemas enfrentados no desenvolvimento
da ciência e no aproveitamento dos frutos
da pesquisa científica são quase sempre
problemas de recursos humanos.
Conseqüentemente,
o desafio principal que o Brasil enfrenta parece
ser o estabelecimento de um sólido sistema
de educação pública que permita
incluir o país como um todo no desenvolvimento
de uma ciência não dissociada dos grandes
problemas nacionais. Para que isso aconteça,
é preciso uma grande mobilização
de toda a sociedade, pois a transformação
exigida é essencial para que os recursos
investidos na pesquisa possam, de fato, frutificar,
tanto em relação à contribuição
que a ciência que fazemos aqui dará
para o avanço do conhecimento como em relação
à melhoria da qualidade de vida de nossa
população.
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