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3º Encontro PAD/PED atrai mil estudantes
Programas reúnem bolsistas e voluntários
da pós e da graduação
O
3º Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de
Estágio Docente (PAD/PED) atraiu cerca de mil alunos de graduação
e de pós-graduação da Unicamp, que lotaram novamente os três
auditórios do Centro de Convenções, no último dia 21. Os dois
programas reúnem bolsistas e voluntários que, durante o primeiro
semestre de 2011, vão oferecer suporte aos professores ou
ministrar aulas de diversas disciplinas que já cursaram, obtendo
bom desempenho.
O professor Marcelo Knobel,
pró-reitor de Graduação, afirmou que o encontro vem sendo
aprimorado a cada edição, passando a contar com um espaço
de discussão das atividades entre os próprios bolsistas. “O
PAD sucedeu o PAEG [Programa de Apoio ao Ensino de Graduação],
instituído em 1995, então com 19 bolsas por semestre para
toda a Universidade, sendo que hoje temos 400. É hora de trabalhar
para aprimorar os programas do ponto de vista acadêmico”.
Segundo Knobel, há necessidade
de um sistema de acompanhamento eficaz, com o desenvolvimento
de uma ferramenta para gestão de inscrições, relatórios, controle
de presença, entre outros aspectos de ordem operacional. “A
falta deste software é o principal gargalo do PAD. Outro passo
é a questão da avaliação, criando-se mecanismos efetivos para
medir como os participantes estão se beneficiando do programa.
Ainda vemos falhas nos relatórios e no controle de presenças
para a remuneração dos bolsistas”.
Em relação ao PED, o professor
Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-Graduação, apresentou
dados para ressaltar a importância que a administração central
vem dando à formação de graduandos e pós-graduandos para aproximá-los
das atividades de ensino. “No período de 2004 a 2011, cerca
de 7.600 alunos participaram do PED, o que representa 13%
do total de pós-graduandos. Quanto aos docentes, 60% já atuaram
como supervisores de projetos. Este ano, estamos destinando
R$ 3,4 milhões para os bolsistas, o equivalente a 25% do orçamento
da Unicamp para bolsas”.
Convidado para participar
da mesa-redonda da manhã, o professor Carlos Henrique de Brito
Cruz, diretor científico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp,
falou sobre “Programas de estágio didático em universidades
de pesquisas”. “Estou completamente impressionado com o número
de alunos interessados em discutir o PAD e o PED. Vi os três
auditórios cheios. Boa parte dos pós-graduandos vai se dedicar
à carreira acadêmica em outras universidades e a Unicamp deve
se orgulhar por haver departamentos inteiros constituídos
por doutores aqui formados. Isto é espetacular para o desenvolvimento
do ensino superior no país”.
O 3º Encontro PAD/PED foi
aberto com uma apresentação do grupo Uma Breve História da
Música, formado por Milene Rodrigues dos Santos e Misael Silva
de Oliveira, bolsistas do projeto Aluno Artista, do SAE (Serviço
de Apoio ao Estudante). Em seguida, foi exibida a videoconferência
“Teachin and Learning Services”, com a professora Alenoush
Saroyan, diretora do Programa de Aprendizagem de Ciências
e presidente do Departamento de Psicologia Educacional e Aconselhamento
da McGill University, de Montreal (Canadá).
“Estou participando do PAD pelo segundo semestre, primeiramente
porque gosto muito da disciplina em vou prestar monitoria,
que é de circuitos elétricos; segundo, porque gosto de ensinar
e de conviver com o pessoal mais novo. Se a atividade for
a mesma do semestre passado, devo me encontrar com os alunos
duas vezes por semana, a fim de tirar dúvidas na disciplina
e ajudar na lista de exercícios”
Helena Marques Soares, estudante de
graduação da Faculdade de Engenharia
Elétrica e de Computação (FEEC).
“Considero o PAD uma experiência bastante válida para quem
pretende a docência, caso da maioria dos alunos da Física.
O que fazemos é dar suporte aos colegas. Esta é minha quarta
vez e, no semestre passado, eu me reunia uma vez por semana
com o professor, que me passava o que havia dado em sala de
aula. Ele também alertava para eventuais dificuldades nos
exercícios que eu deveria trabalhar com os alunos”
Walter Aparecido Silva Jr., do Instituto
de Física Gleb Wataghin (IFGW).
“A experiência de ter esta relação direta com os alunos é
muito importante para a minha formação, já que vou ser professora.
Meu irmão já tinha participado e meu deu informações sobre
o programa do qual gosta muito. No PAD conseguimos um outro
olhar sobre o ato de ensinar, buscando outras formas de linguagem
para que o aluno entenda melhor a disciplina”
Milena Cássia Pires de Campos,
da Faculdade de Educação (FE).
“Sou bolsista PED e este é meu primeiro semestre. Acho que
é uma boa oportunidade de praticar a docência, de iniciar
a experiência de lecionar e depois ir melhorando. Vou ministrar
aulas de cálculo I, que é uma matéria introdutória, mas bem
interessante para os calouros. É a primeira disciplina de
peso que o aluno vindo do colégio enfrenta na Universidade
e a ideia é derrubar certo medo que existe”
Fábio Antonio Araújo de Campos,
doutorando do Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica (IMECC).
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