Funcionária mais antiga em atividade recebe homenagem
21/5/2009 – O nome de Aparecida Lúcia da Costa Mansur está registrado nos primeiros capítulos da história da Unicamp. E, como poucos, está presente também em sua história recente. Funcionária mais antiga em atividade, dona Lúcia, como é conhecida, recebeu homenagem surpresa no último dia 21 da equipe de funcionários da Diretoria Geral de Administração (DGA), órgão em que exerce a função de coordenadora adjunta.
Na presença de colegas, amigos e familiares, dona Lúcia viu, por meio de um clipe, sua história de 45 anos de dedicação e contribuição à Universidade completados dia 21. Ela recebeu também, durante a homenagem que aconteceu no Auditório da AFPU, um álbum de fotos e documentos revelando sua trajetória na Unicamp.
“Nós tínhamos pessoas que trabalhavam para a Unicamp antes mesmo de ela existir formalmente como Universidade. E dona Lúcia é uma delas. Então, poucas pessoas vão trabalhar por tanto tempo e, principalmente, trabalhar como se estivessem começando a cada dia”, refere-se à homenageada o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva.
“Quando comecei a trabalhar com administração na Universidade, logo ouvi, como referência, o nome da Dona Lúcia. Ao longo desse tempo, ela tem sido o principal esteio da DGA, principalmente nos momentos mais críticos e de transição. A dona Lúcia consegue transmitir para a equipe da administração da Universidade a segurança que um órgão como este exige”, completa o pró-reitor.
Dona Lúcia veio para Campinas em 1960, junto com a família, após passagem pelas cidades de Santo Antônio da Alegria (SP), onde nasceu, e Itamogi (MG). No dia 21 de maio de 1964 era contratada como "escriturária-assistente administrativa" para o departamento pessoal. Sua presença figura em documentos históricos da época, como na foto em que funcionárias apresentam, em 1965, o primeiro uniforme da Universidade, ou assinando umas das primeiras notas de empenho do Instituto de Biologia.
Visivelmente emocionada, a homenageada, dona de poucas palavras, escutou mensagem elaborada pela equipe e lida pela coordenadora da DGA, Edna Aparecida Rubio Coloma: “Com uma credibilidade incontestável, nessa longa trajetória dá sua contribuição em incontáveis projetos, comissões e programas, seja no âmbito da DGA, seja no institucional. Neste ano de 2009, quando a DGA completará 40 anos, ela conta 45 anos de contribuição à Universidade. A ela nosso carinho e respeito. Dona Lúcia, simplesmente Dona Lúcia”. (
Sílvio Anunciação)