O Programa Artista-Residente trará para a Unicamp neste semestre o consagrado músico brasileiro Arrigo Barnabé. Ele inicia suas atividades na Universidade no mês de março. A proposta do Instituto de Artes (IA) foi aprovada mediante um parecer de especialistas externos. O último artista-residente a passar pela Unicamp foi Samir Yazbek, pelas Artes Cênicas.
O artista-residente é um profissional destacado que apresenta sua atuação para estudantes de graduação e de pós como convidado da Unicamp. O Programa, que já trouxe para a Universidade Fernando Morais, Ruy Castro e Lélia Abramo, entre outros, já definiu de quem serão as próximas vagas: no segundo semestre, a vaga será para a Arquitetura; em 2009, a oportunidade será da Teledramaturgia (primeiro semestre) e das Artes Plásticas (segundo semestre); e, em 2010, será a vez do Cinema.
O assessor especial da Reitoria e coordenador do Programa, professor Eduardo Guimarães, destacou em grande medida Arrigo, dizendo que se trata de um músico de alta qualidade. “Ele trabalha muito bem a relação entre o popular e o clássico, além da música e de outras artes”, informa. Arrigo recebe uma bolsa e deverá ter um contato mais estreito com os alunos, desenvolvendo oficinas e dialogando inclusive com a sociedade. “Sua atividade profissional será colocada à disposição de pessoas interessadas por arte”, conta Guimarães.
Ele afirma que o Programa estabeleceu uma minuciosa regulamentação, que contempla a abertura da iniciativa para diversas artes e uma destinação orçamentária prévia. “Para o aluno, é uma experiência muito importante e produtiva, o mesmo ocorrendo com a cidade. E esperamos uma atuação ampla do Arrigo, pois é uma pessoa muito conhecida e reconhecida”, realça o coordenador. O professor Rafael dos Santos, do Departamento de Música do IA, foi o proponente do nome do músico e deverá acompanhá-lo em sua estada na Unicamp, bem como fazer o relatório final do artista-residente.
Arrigo - Compositor renomado, Arrigo Barnabé tem vários discos gravados. Um de seus sucessos mais elogiados pela crítica foi Clara Crocodilo. Tem como principal característica de composição o dodecafonismo. São alguns de seus discos Tubarões Voadores, Cidade Oculta, Suspeito, Façanhas, Gigante Negão, Coletânea 25 Anos de Clara Crocodilo, Missa In Memorian Arthur Bispo do Rosário e Missa In Memorian Itamar Assumpção. Escreveu várias composições para trilhas sonoras de filmes brasileiros (Desmundo, Anjos da Noite, Nem Tudo É Verdade, Cidade Oculta e O Olho Mágico do Amor). Arrigo ainda escreveu quartetos de cordas e peças para a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.