Entre as escolas mais procuradas do país aparece a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Ela é sempre mencionada entre as principais do Anuário: é a quarta mais freqüentada pelos alunos do mestrado (4,3%) e a segunda do doutorado (5,6%).
A equipe de pesquisadores da “Análise Editorial” buscou médicos ativos em suas áreas de atuação. Duzentos foram os hospitais citados como admiráveis por eles. Para o levantamento, foram selecionadas e treinadas 20 pessoas. As especialidades mais destacadas do HC da Unicamp foram as de Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Endocrinologia e Metabologia, Genética Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Neurologia, Pediatria, Psiquiatria e Urologia.
Os médicos da área de Ginecologia e Obstetrícia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) obtiveram a maioria dos votos (12). Para o obstetra Ricardo Barini, foi uma honra ter sido escolhido pelos colegas médicos e ter o trabalho reconhecido, não somente pela participação em congressos, mas pela atuação na vida acadêmica e no atendimento diário aos pacientes. O ginecologista Aarão Mendes Pinto Neto disse que esta pesquisa fornece um importante parâmetro, mas a idéia, segundo ele, é dar continuidade a estes e a novos projetos de saúde para o bem-estar da população.
Hospitais em números
Principais indicadores dos hospitais selecionados:
Estão em 88 cidades e em 21 Estados
65% funcionam há mais de 50 anos
70% são privados e 30% são públicos
55% das instituições atendem pelo SUS
57% são hospitais gerais e 43% são hospitais de especialidades
40% são de São Paulo e 16% do Rio de Janeiro
Têm 32 mil leitos, entre 4 mil de UTI e dois mil de maternidade
34 realizam transplante
Realizam anualmente cerca de 4.286 transplantes
Realizam anualmente 700 mil cirurgias e 84 mil partos
Atendem 11,3 milhões de pacientes
Têm 96 mil médicos e 54 mil profissionais de enfermagem
A taxa de cesariana varia de 25% dos partos a 95% dos partos
A taxa de infecção hospitalar varia de 0,1% a 6,3%
A taxa média de permanência na UTI varia de um dia a 15 dias
A taxa média de mortalidade varia de 0,1% a 23%