Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 17 a 23 de setembro 2001

Unicamp
Unicamp
...Institucional - pág. 2 ...Inscrições - pág. 7
...Recrutamento - pág. 2...Oportunidades - pág. 7
...Saúde - pág. 3...Eventos futuros - pág. 8
...Enfermagem - pág. 3...Teses - pág. 8
...Mestrado - pág. 4...Empreedimento - pág. 9
...Curtas - pág. 4...Lançamento/Educação - pág. 10
...Painel da semana - pág. 5...Cultura / Linguagem - pág. 11
...Em dia - pág. 6...Personagem - pág. 12
Unicamp
....LANÇAMENTOS
Unicamp
Livros ensinam práticas de alfabetização

A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, em conjunto coma Editora Arte Escrita e Komedi, acaba de lançar duas obras fundamentais destinadas a educadores que atuam em instituições educacionais, mais especificamente professores de alfabetização. Entre Leitores: Alunos e Professores, organizada pela professora Lilian Lopes Martin da Silva, e Alfabetização e Letramento - Contribuições para as práticas pedagógicas, coordenada pelo professor Sérgio Antônio da Silva Leite, ambos ligados à Faculdade de Educação.

Entre Leitores, que contém sete textos escritos por especialistas na área da educação e alfabetização, é resultado de “percursos realizados no interior de diferentes programas de pós-graduação e podem ser tomados como expressões de uma tendência mais recente na pesquisa da leitura”. O livro serve-se principalmente de recursos metodológicos da história oral. Com base em histórias escritas na e para a escola além depoimentos orais e escritos de alunos e de professores as reflexões procuram “dar conta do desafio das condições de possibilidade de uma história da leitura que prioriza como matéria o que as pessoas dizem e escrevem de suas vidas enquanto leitores.

Já Alfabetização e Letramento reúne doze textos que, além de professores e pesquisadores, destinam-se também a estudantes que se relacionam com o processo de alfabetização nas salas de aula de escolas, públicas ou particulares. Os textos enfocam aspectos considerados de relevância para o planejamento e desenvolvimento do projeto de alfabetização escola. São analisadas, por exemplo, questões como as novas propostas sobre alfabetização, conceito de letramento, a alfabetização crítica, a constituição do leitor, as contribuições das moderna psicológicas, a questão do erro, além dos aspectos institucionais relacionados com as condições de atuação e desenvolvimento profissional dos docentes. Ambos os livros constituem importantes obras de contribuição para as práticas pedagógicas dos educadores na formação de seus alunos.

 

...EDUCAÇÃO


Programa forma professores em nível superior

A proposta de um Programa Especial de Formação de Professores em Exercício – Curso Pedagogia, destinado a professores das quatro séries iniciais do ensino fundamental da rede de ensino pela Faculdade de Educação da Unicamp, foi motivada por mudanças instituídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nela foi estabelecida a necessidade de formação em nível superior para professores das séries iniciais do ensino fundamental. Em suas disposições transitórias foi dado um prazo de dez anos para que os professores em exercício, ainda não graduados em ensino superior, possam se adequar às novas exigências. A Unicamp instituiu em 2001 o Programa Especial de Formação de Professores em Exercício – Curso de Pedagogia, oferecendo 45 vagas, além das 90 já existentes e que são preenchidas através do Vestibular, com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino nas séries iniciais do Ensino fundamental na região. O curso é desenvolvido no período noturno, seguindo o calendário normal da Unicamp.

O Processo Seletivo 2002 consistirá de uma única prova composta de 16 questões analítico-expositivas divididas em dois componentes: conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos da docência do ensino de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física. O programa da prova será o mesmo que é desenvolvido no ensino médio com habilitação para o magistério, seguindo as orientações das HEM da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP, Estado de São Paulo e está detalhado nas páginas da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) – www.convest.unicamp.br - e da Faculdade de Educação da Unicamp – www.fae.unicamp.br, na internet.
O Calendário do Processo Seletivo é o seguinte:

Até o dia 11/10/2001 os interessados deverão fazer o depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) na conta corrente da FUNCAMP (Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp): Banespa(033) – Agência (0207) – Conta (13046022-1). O recibo de depósito deverá ser guardado para apresentação obrigatória no ato da inscrição.

No dia 14/10/2001 (domingo) das 9h00 às 16h00 os interessados deverão comparecer ao Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no campus de Campinas, para realizarem as suas inscrições munidos de: cédula de identidade (que permita a identificação da foto e da assinatura), comprovante de depósito da taxa de inscrição, foto 3x4 recente. Na oportunidade o candidato deverá assinar um termo de compromisso de entrega de documentos no ato da matrícula, caso venha a ser aprovado no Processo Seletivo, e também um termo de compromisso de estar em exercício em uma das séries iniciais do ensino fundamental.

No dia 28/11/2001 os locais de realização da prova serão divulgados pela imprensa de Campinas, na internet (página da Comvest) e no Saguão do Ciclo Básico I no campus da Unicamp em Campinas.

A prova será no dia 09/12/2001 (domingo) com início às 13h e término às 17h. Recomenda-se chegar ao local às 12 horas. Os portões serão fechados às 12h45min, não sendo permitida a entrada de qualquer candidato após esse horário. O prazo mínimo de permanência em sala de prova é de 1h30min.
A lista dos aprovados será divulgada no dia 19/02/2002 nos principais jornais de Campinas, na internet e no Ciclo Básico no campus da Unicamp.

A matrícula dos aprovados será feita no dia 25/02/2002 na Diretoria Acadêmica(DAC) no campus da Unicamp. Posteriormente à matrícula outras listas poderão ser divulgadas pela internet, jornais e Ciclo Básico da Unicamp.
O início da aulas será no dia 04/03/2002 às 19:00 horas na Faculdade de Educação da Unicamp.

Observações importantes:

Os seguintes documentos serão obrigatórios na matrícula do candidato aprovado: Certificado de conclusão do ensino médio com habilitação para o magistério, Comprovação do exercício atual em uma das quatro séries iniciais do ensino fundamental. Sem essa documentação a matrícula não será aceita em hipótese alguma.

 

 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br