Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PEDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
FALE COM O JU
 
Untitled Document
 

 


Fibras ópticas especiais
são tema de workshop internacional
Encontro vai reunir especialistasde todo o mundoentre os dias 20 e22 na cidade de São Pedro

RAQUEL DO CARMO SANTOS

O professor Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro, do IFGW: “Expectativa é criar uma rede mundial de pesquisadores”Especialistas de várias partes do mundo se reúnem entre os dias 20 e 22 de agosto, na cidade de São Pedro, em São Paulo, para a primeira edição do Workshop de Fibras Ópticas Especiais (1st Workshop on Specialty Optical Fibers and their Applications, WSOF 2008). “A iniciativa, de âmbito internacional, nasceu a partir da necessidade de preencher um gap em um dos temas mais ativos e interessantes da atualidade dentro da área de óptica e fotônica. Será um fórum de discussão e troca de experiências, cuja expectativa é criar uma rede mundial de pesquisadores no assunto”, destaca um dos organizadores do evento, o professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro.

As fibras ópticas especiais são assim chamadas por possuírem características diferenciadas das fibras ópticas convencionais utilizadas em telecomunicações. As fibras especiais oferecem um leque de aplicações muito mais amplo, pois permitem um melhor e mais extenso controle sobre o guiamento da luz, possibilitando aplicações em lasers, diversos tipos de sensoriamento e dispositivos ópticos.

Uma das classes de fibras especiais são as fibras de cristal fotônico, flexíveis bastões de vidro ou polímero com um conjunto interno de buracos de ar. “Existem vários tipos com especificidades peculiares. Cada vez mais o campo de pesquisa nesta área tem se ampliado e vai desde o desenvolvimento de fibras com novos designs até a caracterização das estruturas e a descoberta de novas aplicações”, afirma o pesquisador.

Segundo Cordeiro, que também compõe o grupo de pesquisas do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) da Unicamp, as fibras especiais têm despertado o interesse de pesquisadores em diversos países, justamente pela gama de aplicações que oferece. No Brasil, as pesquisas, embora recentes, estão em estágio acelerado. O próprio Cristiano assina quatro patentes de fibras fotônicas, uma delas internacional. O pesquisador lembra o pioneirismo da Unicamp na década de 1970 ao estudar as fibras ópticas tradicionais. “Agora a idéia é fortalecer as inovações em fibras especiais no Brasil, trazendo os especialistas mundiais no assunto”, destaca.

Além de Cordeiro, o professor Christiano de Matos, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, compõe a comissão organizadora. São esperados 120 participantes, sendo 54 convidados especiais que farão apresentações orais e na forma de pôsteres. O evento trará ao Brasil os principais nomes em cada grupo de estudos nacionais e internacionais.
Entre os convidados estão Jonathan Knight (Inglaterra), representante do grupo que desenvolveu as fibras cristal fotônico; Mayanne Large (Austrália), reconhecida por pesquisas com fibras micro-estruturadas de polímero; Tanya Monro (Austrália), especialista em fibras de vidros não convencionais; e um grupo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), liderado pelo professor Yoel Fink.

Cristiano Cordeiro acredita que a iniciativa já pode ser coroada de sucesso. Ele cita o número de visitas ao site desenvolvido exclusivamente para informações sobre o workshop (http://wsof2008.ifi.unicamp.br/). Foram 2.500 acessos de visitantes do Brasil e América Latina, de várias regiões dos Estados Unidos e de quase toda a Europa. Há também acessos da China, Austrália, Japão e Índia, países que também terão representantes no WSOF 2008. (R.C.S.)

 

 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP