SILVANA M. SERRANI
A
ampliação do número e da qualidade de leitores, bem como
o desafio da produção escrita ou verbal em geral, são tópicos
em foco nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do
Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Esses tópicos receberam
especial consideração ao responder à solicitação da Prefeitura
Municipal de Campinas (PMC) para que fossem oferecidos cursos
de pós-graduação lato sensu na área de linguagem, inicialmente,
para cem professores de ensino fundamental e de educação
infantil.
Esses professores, por sua vez, ministram aulas para uma
média superior a três mil crianças de Campinas e se movimentam
em uma rede social com influência também para um número
considerável de outros adultos envolvidos em suas práticas
(por exemplo, há situações em que cada professor da Prefeitura
trabalha diretamente vinculado a auxiliares – há casos de
escolas com oito deles por professor, além do grupo de outros
agentes educacionais com quem se relaciona diariamente).
A relevância sempre foi evidente, mas o debate no IEL,
prévio ao oferecimento desses cursos, esteve pautado pelas
premissas de eliminar completamente qualquer viés injustificadamente
“assistencialista”, bem como de assegurar que os projetos
constituíssem mais um espaço da articulação entre as atividades
de Pesquisa, Ensino e Extensão no IEL.
Seguindo esses princípios fundamentais, a Pós-Graduação
do Instituto acolheu as inquietações concretas da ex-doutoranda
do IEL que atua também na Prefeitura de Campinas, Zelma
Bosco, em relação à elaboração de projetos de Curso de Especialização
lato sensu na área de linguagem. Desse trabalho, resultaram
os Cursos, cujas propostas – aprovadas em todas as instâncias
acadêmicas e administrativas correspondentes – são descritas
sumariamente a seguir.
Temas e disciplinas
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Língua e Práticas Discursivas
no Ensino”, para professores do ensino fundamental da PMC,
está composto pelas seguintes disciplinas, a cargo de experientes
docentes-pesquisadores da Pós-Graduação do IEL, indicados
respectivamente: Currículo: Discurso e Interdisciplinaridade
(profa. Silvana Serrani); Texto e Diversidade: Leitura,
Escrita e Reescrita (prof. Sírio Possenti); Alfabetização:
Teorias e Práticas Orais e Escritas (profas. Zelma Bosco
e Maria Fausta P. de Castro); Infância, Aquisição de Linguagem
e Cultura (profas. Maria Fausta P. de Castro e Zelma Bosco);
Projetos de Letramento e Práticas Escolares (profa. Angela
Kleiman); Literatura, Leitura e Ensino (profas. Márcia Abreu
e Orna Messer); Enunciação e Heterogeneidades Discursivas
(profa. Mónica Zoppi-Fontana); Argumentação, Discurso e
Ensino Fundamental (prof. Eduardo Guimarães).
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Linguagem, Práticas
Discursivas e Criança”, para professores de educação infantil
da PMC, está composto pelas seguintes disciplinas, a cargo
de experientes docentes-pesquisadores da Pós-Graduação do
IEL, indicados respectivamente: Letramento: Teorias e Práticas
(profa. Angela Kleiman); Aquisição da Linguagem e Escrita:
Teorias e Práticas (profas. Maria Fausta P. Castro e Zelma
Bosco); Aquisição da Linguagem: o Erro e o Sujeito (profa.
Rosa Attié Figueira); Currículo: Discurso e Cultura (profa.
Silvana Serrani); Criança, Infância e Linguagem (profas.
Zelma Bosco e Maria Fausta P. de Castro); Linguagem, Diversidade
e Patologização na Educação Infantil (profa. Maria Irma
Hadler Coudry); Literatura Infantil, Projetos de Leitura
e Ensino (profas. Marisa Lajolo e Márcia Razzini); Linguagem,
Infância e Diferença (profa. Maria José Coracini).
Práticas letradas
No
IEL, com sua rica diversidade de áreas, linhas de pesquisa
e correntes epistemológicas, há um consenso: a relação de
todo sujeito com a linguagem e com suas práticas letradas
diz respeito a sua (tomada de) posição no mundo. Assim,
a partir da preocupação de articular efetivamente pesquisa
e ensino na realização destes cursos, um dos diferenciais,
amplamente discutidos na Pós-Graduação do IEL, foi a modalidade
de realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que,
como as disciplinas, deverá ser aprovado com 70% de aproveitamento.
Os cursos têm uma duração total de dois anos e já a partir
do segundo semestre cada participante poderá escolher, dentre
os membros do corpo docente total de cada curso, o professor
que orientará seu trabalho escrito de conclusão.
Durante três semestres letivos os alunos cursarão disciplinas
e trabalharão no preparo do trabalho final, mas o último
semestre estará destinado exclusivamente ao texto do TCC.
Espera-se que os alunos produzam um ensaio ou um projeto
teórico-prático fundamentado, que esteja relacionado às
práticas de leitura e de escrita realizadas pelo aluno/professor
e/ou pelos alunos, em seu contexto de atuação em Campinas.
O aluno destes Cursos de Especialização do IEL deverá demonstrar
capacidade de reflexão sistematizada, que evidencie a consideração
da discussão teórica e da análise das práticas realizadas
durante o andamento das disciplinas. A disciplina do TCC
terá uma carga de trinta horas orientadas por um professor
coordenador e sua equipe, em horários marcados durante o
último semestre, para encontros de trabalho específico sobre
a leitura e a produção textual dos alunos-professores da
Prefeitura. A aprovação do TCC deverá contar com o parecer
circunstanciado do professor responsável.
Grupos de pesquisa
A modalidade geral dos cursos é semipresencial. A carga
horária está distribuída em aulas presenciais de sete horas
e trinta minutos que acontecem aos sábados no IEL e em pelo
menos cinco horas semanais de atividades a distância, via
computador. Assim, além dos professores doutores que coordenam
todas as atividades (presenciais e a distância), cada disciplina
conta com a atuação de dois regentes on-line, membros experientes
das equipes de pesquisa de cada coordenador responsável
por disciplina. O ambiente computacional de educação a distância
(EaD) utilizado é o TelEduc (NIED/IC-Unicamp) e a supervisão
geral da utilização desse ambiente está a cargo da profa.
Fernanda Freire e sua equipe.
A diversidade de interações que ocorrem no ambiente TelEduc
visa a criar espaços propícios para, além do letramento
digital dos participantes, o compartilhamento de conhecimentos
e a troca de informações e de posições dos participantes,
em relação aos conteúdos e atividades de cada disciplina
e do Curso em geral. Os alunos recebem orientação sobre
as ações esperadas para um determinado período por meio
de uma Agenda (semanal) do TelEduc. Esse tipo de trabalho
visa também a fortalecer o processo de interação das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC) com outras tecnologias
fundamentais (como o livro), para as práticas letradas nos
contextos de atuação dos professores/alunos participantes
do Curso.
Esforços e desafios
Os cursos começaram efetivamente no último dia 8 de agosto,
com uma sessão de abertura oficial e aula inaugural. A primeira
contou com a presença de autoridades da Unicamp e da Prefeitura,
de membros do corpo docente e dos professores-alunos dos
cursos e de funcionários do IEL e da Prefeitura que trabalham
para sua realização. Em todas as exposições da sessão de
abertura – do representante do Reitor da Unicamp e Pró-Reitor
de Pós-Graduação, prof. Euclides Mesquita Neto; do secretário
de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas, prof. José
Tadeu Jorge; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários,
prof. Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib; do diretor do Departamento
Pedagógico da PMC, prof. Márcio Márcio Rogério S. de Andrade;
do diretor do IEL, prof. Alcir Pécora; e da Coordenadora
de Pós-Graduação do IEL, profa. Silvana Serrani – foi salientada
a importância da articulação Pesquisa, Ensino e Extensão
nestes cursos, visando avanços em ambos os contextos, da
Prefeitura e da Unicamp. Na aula inaugural, a cargo da profa.
Fernanda Freire, com apoio da assistente Mariana da Rocha,
o foco esteve no funcionamento do ambiente TelEduc, especificamente,
para estes cursos do IEL.
Na sequência, durante as aulas destas primeiras semanas
já foram produzidas avaliações, auto-avaliações e considerações
sobre os cursos, tanto por parte dos formadores do IEL como
dos alunos-professores da Prefeitura. Em depoimentos já
registrados no TelEduc é possível constatar que por enquanto
tudo está indo muito bem neste começo. A Pós-Graduação do
IEL e os participantes desta parceria apostam na convicção
de que o trabalho com a materialidade específica da linguagem,
articulada ao estudo de seu funcionamento na produção textual-discursiva
como forma de poder e de desejo, são componentes cruciais
no desafio para que esse “por enquanto” continue até os
Trabalhos de Conclusão dos Cursos.
Silvana M.
Serrani,
professora titular do IEL,
é coordenadora de pós-graduação do Instituto
e coordenadora acadêmica
dos cursos de pós-graduação lato sensu, na parceria
PMC-IEL. |
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