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O inglês como esperança de ascensão profissional
A maioria dos jovens carentes
frequentadores de um curso de inglês oferecido por uma ONG
internacional na cidade de São Paulo busca o conhecimento
de outra língua como meio de mudar a condição financeira.
Na opinião desses jovens, o inglês é essencial para o mercado
de trabalho. “Eles não pensam em conhecer outros países ou
buscar o conhecimento de outras culturas. A busca é, exclusivamente,
para conseguirem melhor colocação no mercado. Não acredito
que isto seja um aspecto negativo, no entanto, nos faz refletir
sobre a supervalorização da língua inglesa e de sua geopolítica
em nosso meio”, relata o educador Pedro Lázaro dos Santos,
autor de pesquisa de mestrado apresentada no Instituto de
Estudos da Linguagem (IEL), orientada pela professora Maria
Viviane do Amaral Veras.
Segundo Pedro dos Santos,
a escola, o mercado globalizado e, até mesmo, o discurso preconizado
pela ONG afetam de forma marcante o pensamento dos jovens
em relação à língua inglesa. “Os jovens em contato com os
elementos do mundo pós-moderno têm seus reflexos em suas identidades
linguísticas. Neste sentido, o meu trabalho expõe a projeção
do inglês como mais uma commodity necessária ao mercado de
trabalho”, defende o autor do estudo. Por outro lado, explica
ele, os jovens acreditam que deveria existir uma valorização
da língua e da cultura nacionais. O educador ouviu críticas,
por exemplo, em relação à quantidade enorme de cartazes e
placas com palavras em inglês espalhadas pela cidade. Questionavam
o fato de muitas empresas exigirem o domínio da língua inglesa
e o porquê de se sabê-la para recepcionar os turistas, ao
invés de os turistas virem ao Brasil sabendo o português.
“Eram muitas as indagações que denotavam uma resistência à
imposição da língua inglesa”, explica Santos.
O ponto de partida para o
estudo foi o contato de Santos com os alunos ao iniciar, em
2008, trabalho voluntário na ONG, cujo foco é oferecer cursos
de formação profissional para jovens em condições menos favorecidas.
Ele percebia em vários relatos informais que a procura pelo
curso era algo extremamente valorizado. Daí surgiu o interesse
em acompanhar um grupo desde o processo de seleção até a conclusão
de dois semestres para entender o porquê do interesse e quais
as expectativas desse jovem em relação ao curso.
No início do processo de seleção,
a ONG avalia, além da condição socioeconômica, as aspirações
do candidato a partir de um questionário. Também solicita
que a pessoa faça uma dissertação sobre a sua vida cinco anos
após o ingresso no curso de inglês. Todo esse material serviu
para a análise. Na sequência, ele participou das aulas como
observador e, ao final do período, entrevistou o grupo de
jovens.
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Publicação
Dissertação: “As representações da língua inglesa
no discurso de jovens carentes: um estudo crítico”
Autor: Pedro Lázaro dos Santos
Orientadora: Maria Viviane do Amaral Veras
Unidade: Instituto de Estudos da Linguagem
(IEL)
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