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Experimentações.
Do samba ao maracatu

MARIA ALICE DA CRUZ

Da esq. para a dir., Vinícius Muniz, Rafael de Lima, Rodrigo Monteiro, Ivan Gomes, Victor Lessa e Fábio Augustinis: releituras de ritmos (Fotos: Divulgação)O diferencial no primeiro CD do grupo Caruwa, composto por graduandos e músicos formados pela Unicamp, é que ele já nasce premiado. Fruto do primeiro lugar concedido pelo Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas (Ficc), o álbum, com o mesmo nome do grupo, será lançado no Teatro do Centro de Convivência Cultural de Campinas, dia 21, às 20h30.

O “primeiro filho” tem a honra de contar com a participação do contrabaixista francês Tibô Delor, a flautista Léa Freire, a Oficina de Cordas de Campinas e a cantora Lívia Nestrovski. O CD Caruwa foi gravado pela antiga formação do grupo: Rafael de Lima (saxofone), Victor Lessa (violoncelo), Ivan Gomes (contrabaixo acústico), Rodrigo Monteiro (violão), Fábio Augustinis (percussão) e Vinícius Muniz (viola caipira). No show do dia 21, o violeiro será Pedro Montessanti, atual integrante do grupo.

Totalmente autoral – metade das músicas é de Lima e a outra é de Monteiro e Gomes –, o disco é composto por releituras e experimentações sobre diversos ritmos brasileiros, como maracatu, samba, baião, arrastapé, entre outros. “Cada música tem uma certa peculiaridade, apesar de serem todas instrumentais e baseadas na releitura de ritmos brasileiros (com exceção de Savana). “Gaia é um maracatu em 7/8 que vira marcha-rancho e tem sessões mais contemplativas com influências do Oriente Médio. Sobre a chuva e o depois é baseada em samba. Savana é baseada num ritmo africano. Encantamento tem citações de baião e arrastapé. Ritualística começa com um solo contemplativo de viola caipira e, no final, se transforma numa ciranda. Valsa Caipira vai do experimentalismo erudito contemporâneo a algo parecido com uma guarânia caipira”, explica.

A instrumentação diversificada, segundo Lima, foi sempre uma das características principais do Caruwa; a junção de instrumentos originários da música erudita – como o violoncelo – com instrumentos típicos da música popular – como o saxofone e a viola caipira – possibilita a criação de uma sonoridade moderna, capaz de criar caminhos sonoros ousados e improváveis. A premiação, de acordo com o compositor e arranjador Rafael de Lima, é a realização de um sonho antigo, que teve início em 2005, na graduação em música pela Unicamp. O Ficc, segundo o saxofonista, é o primeiro prêmio do grupo, mas alguns dos integrantes têm outras premiações e seleções no currículo.

A experiência acadêmica, na opinião de Lima, teve grande importância em sua formação profissional. “Devo grande parte da minha produção musical às chances que a universidade me proporcionou, tanto de aprendizado, quanto de contato com a música e outros músicos”, acrescenta. Quando foi criado, em 2005, o grupo era composto somente de estudantes de Universidade, mas atualmente conta com instrumentistas formados em outras instituições. Em 2007, o grupo esteve sob supervisão dos professores do Departamento de Música da Unicamp Esdras Rodrigues (violino e música de câmara) e Mário Campos (prática de grupo, arranjo e regente do Coletivo Orquestral da Unicamp).

Além do trabalho no grupo, cada instrumentista traça sua própria história profissional; grande parte dela na companhia de músicos reconhecidos pelo público nacional e internacional, como o ex-aluno e ex-professor da Unicamp Rogério Boccato. Lima destaca com orgulho a atuação dos instrumentistas como professores. Em setembro, um workshop ministrado na Estação Cultura, em Campinas, estimulou alguns alunos do Projeto Guri a prestarem o vestibular para o curso de música da Unicamp. “É muito bom saber que influenciamos de alguma maneira outras pessoas. Apesar de sermos, além de estudantes, professores de música, nunca demos um workshop juntos, espero que tenha sido o primeiro de muitos”, diz Lima.

Para ele, as escolas deveriam abrir as portas para que os artistas pudessem “não somente mostrar a música como opção profissional, mas também para mostrar que existe outro tipo de música, que não faz parte da ‘indústria cultural’ que domina os meios de comunicação. Acho que como a leitura de bons livros faz parte da educação de um jovem, todas as outras artes devem e são essenciais para a formação do caráter de um indivíduo”, conclui.

 

Quem é quem

O contrabaixista francês Tibô Delor (à dir.), que participa do CD como convidado, toca com Ivan Gomes

Rafael de Lima
Iniciou seus estudos aos 13 anos com trompete. Em 2004, ingressou em composição na Unicamp, representada por ele no 16º Encontro da Associação Internacional de Escolas de Jazz (IASJ) nos Estados Unidos. Em solo norte-americano, participou do Jamey Aebersold Summer Jazz Workshop, onde teve aulas com David Baker, Jerry Coker, Jamey Aebersold, Jim Anidero, Rufus Reid, Dave Leibman. No Canadá, participou de uma semana de workshops com Dave Leibman e teve aulas de arranjo com Michael McClean. Fazem parte de seu currículo de aluno, os professores Lea Freire, Roberto Gnatalli, Carlos Malta, Vitor Alcântara, Mané Silveira, Ray Moore, Paulo Braga, Djalma Lima, Ubaldo Versolato, Guello e Cleber Almeida.

Fábio Augustinis
Aos 11 anos de idade começou a estudar bateria no Conservatório Musical Beethoven, em São Paulo. Orientado pela professora Miriam Cápua, participou de diversos grupos de percussão, entre eles o Pacumpá e o Cordão Ziriguidum, dirigido por Oswaldinho da Cuíca. Rogério Boccato foi seu orientador no curso de graduação em música popular da Unicamp. Nos workshops que freqüentou, teve aulas com Ramon Montagner, Felix Astor, Sérgio Gomes, Edu Ribeiro e Benjamin Taubkin. Atualmente, integra grupos musicais de gêneros e formações distintas, como Timbaleio, Hojos de Fidel e Trio Obatalá.

Victor Lessa
Antes de ingressar no curso de música erudita na Unicamp, no mesmo ano que Lima e Augustinis, Victor Lessa estudou no conservatório Carlos Gomes e se formou no curso técnico em música da Escola Municipal de São Paulo, sob orientação de Ricardo Fukuda. Além da participação em importantes festivais, o violoncelista integrou diversas orquestras e atualmente faz parte da Orquestra de Cordas de Campinas e da Camerata Brasiliana. Com acompanhamento do professor da Unicamp Dimos Goudarolis, desenvolve técnicas de violoncelo popular, paralelo aos estudos de erudito com Fábio Presgrave. Lessa pesquisa novos timbres e sonoridades no violoncelo, buscando fundamentar o instrumento em sua total versatilidade.

Ivan Gomes
Aos 6 anos de idade, Ivan Gomes já tinha como professor o saxofonista João Fernando, seu pai. Antes de estudar contrabaixo acústico no curso de música popular da Unicamp, onde ingressou em 2006, já havia trocado o sax pelo contrabaixo elétrico, aos 10 anos de idade. Com o contrabaixista (elétrico) Ricardo Finazzi, estudou concepção de levada de funk, reggae e, principalmente, ritmos brasileiros. Atualmente, integra um quarteto de jazz, e trabalha com trilha sonora e dança.

Pedro Montessanti
Do grupo, Montessanti tem o mais novo RA da Unicamp e é o mais novo integrante. Calouro do curso de bacharelado em composição, é guitarrista da banda Mister Ed, violeiro do Caruwa e do projeto Hermeneutica. Apesar da jovem carreira, já conquistou com a Mister ED a primeira colocação nono Uninove Fest Music, no qual concorreram mais de 300 bandas. Aos 14 anos, começou a tocar violão. Durante um ano e meio, cantou no Coro Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O currículo profissional é enriquecido com a participação no Festival de Inverno de Campos do Jordão e os estudos no centro de Estudos Musicais Tom Jobim (antiga ULM).

Rodrigo Monteiro
O interesse pelo violão e pela música instrumental brasileira conduziu Monteiro ao curso de música popular da Unicamp. Aos 16 anos, ele iniciou estudos de guitarra com João Maggioni, ex-professor do conservatório Souza Lima. As aulas de música instrumental com este professor tinham como principal enfoque o improviso, principalmente o jazzístico. No Conservatório de Tatuí, antes de passar no vestibular da Unicamp, Monteiro teve aulas com Ari Piassarolo e Hector Costita.

 


 
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