Afeto
e limites
Dr. José Martins Filho e Dr. Ivan Capelato, tenho certeza
de que vou adorar este livro abordado na matéria “Sobre
afeto e limites” [edição 439], pois ele tem tudo a ver com
o que preciso, no momento, para buscar orientação de como
educar meu filho.
Claudia Suzana Luna Sales
Leucemia
Prezado Carmo Gallo Neto, primeiramente gostaria de cumprimentá-lo
por sua abordagem na matéria “Pesquisa pioneira estuda funcionalidade
e estrutura de proteína ligada à leucemia” [edição 438].
Daniel Maragno Trindade é um jovem talento brasileiro, conhecido
por mim desde tenra infância, que muito tem a contribuir
com a biologia nacional. Conhecedor da genealogia familiar
do jovem doutor (Walter J. Trindade/ Izabel M. Trindade),
reafirmo seu talento inato e as alvissareiras perspectivas
possíveis, que recomendam um acompanhamento futuro, em busca
das mais auspiciosas notícias. Parabéns pelo seu “faro jornalístico”!
Marcos Garcia Laraya,
engenheiro e consultor oficial do Ministério das Relações
Exteriores em Missão Diplomática à Cuba
Carnes
A ler a matéria “Tese investiga microorganismos que danificam
embalagens de carne bovina” [edição 347], não posso deixar
de comentar que a manipulação de carnes nos frigoríficos,
açougues e supermercados é muito deficiente. Na verdade,
vejo que a solução seria encarar a desossa de cortes de
carnes como um procedimento cirúrgico, respeitando padrões
de higienização. Muitos profissionais da área não lavam
as ferramentas e usam a mesma roupa a semana toda, sem dizer
que invariavelmente as áreas de desossa não são higienizadas.
Atenciosamente,
Romilton J. Queiroz
Especiação 1
O trabalho do professor Marcus Aguiar e de seus colaboradores
é excelente, conforme ficou demonstrado na matéria “Modelo
simula formação de novas espécies” [edição 438]. Além de
mostrar mais uma forma de especiação, ele abre perspectivas
para novas pesquisas nessa área ainda tão misteriosa, uma
vez que ela vai muito além do que ainda podemos imaginar.
A matéria teve o merecido destaque.
Lucas Manuel
Cabral Teixeira,
biólogo
Especiação 2
Congratulo-me pela divulgação da pesquisa; sugiro que ela
seja amplamente divulgada, com sugestão de bibliografia,
também do ponto de vista metodológico quantitativo. Atenciosamente,
José Mendonça Teixeira,
Universidade Federal de Alagoas
Capoeira
Caro professor Eusébio Lôbo da Silva, sua trajetória é semelhante
à de um São Jorge que vence os obstáculos, aprende e ginga
com a vida [“O corpo e a nobre arte”, edição 437]. Parabéns,
gratidão, orgulho.
Silvana Nascimento
Diabetes e obesidade
1
A matéria “ Pesquisa da FCM abre perspectivas para
o tratamento da obesidade e do diabetes” [edição 437] mostra
o quanto a retratada pesquisa é importante na área de Biologia
Celular, pois contribuirá sem dúvida para o interesse de
outros pesquisadores no estudo e desenvolvimento de fármacos
capazes de interagir com o receptor específico inibidor
do TNF-alfa. Segue uma linha de pesquisa interessante, uma
vez que hoje os fármacos utilizados são quase todos anorexígenos.
A obesidade e o diabetes, hoje considerados um problema
de saúde pública, devem ser objetos de novas medidas que
atenuem os impactos destas patologias, proporcionando melhor
qualidade de vida aos pacientes e diminuição de custos médico-hospitalares.
Jefferson Martins, Mackenzie
Diabetes e obesidade
2
Como diabético (tipo 2) que sou, há quase 7 anos, fico muito
feliz em saber dos resultados positivos e animadores desta
pesquisa. Peço a Deus que abençoe Talita Romanatto e Lício
Veloso, ilumine-os e os conduza em seus trabalhos e que,
assim, encontrem logo a possibilidade de cura e/ou amenização
do sofrimento e limitação de vida a que estão sujeitos os
diabéticos. Sucesso e que não desanimem nunca e nem se deixem
abater pelas dificuldades que, naturalmente, vão surgir
ao longo do desenvolvimento de qualquer atividade.
Ronaldo da Silva Fernandino
Diabetes e obesidade
3
Li com muita satisfação a matéria, já que tenho interesse
pessoal neste assunto, pois tenho diabetes, sou considerado
obeso e tenho resistência à insulina.
Carlos Villalobos
Diabetes e obesidade
4
Que notícia ótima! Sou diabética e fico muito feliz em saber
que poderá pintar uma luz no fim do túnel para aliviar os
males dessa doença horrível.
Roseli Cezarini, Unicamp
Parceria
Parabéns pela matéria “Parceria com a Fiocruz traz especialista
para a Unicamp” [edição437]! Por meio da reportagem, avaliamos
as benesses da futura atuação de Maria Celeste Emerick.
Thales Pontes Luz,
diretor de projetos do Instituto
de Segurança Pública
Português ‘brasileiro’
Está mais do que na hora de assumirmos nossa língua [“Reflexões
sobre a ‘língua brasileira’ ”, edição 437]. Hoje, independentes,
conhecemos e falamos tão bem a língua “brasileira” como
um português fala a língua portuguesa.
William Soares dos Santos
Software
O software mostrado na matéria “Software auxilia docente
em ensino a distância” [edição 436] é realmente uma inovação.
Sou aluna da Universidade de Maringá/PR e pesquiso na linha
da informática aplicada à educação.
Janaína Affonso,
Universidade Estadual de Maringá
Escravidão
Gostaria de parabenizar a pesquisadora Arethuza Zero por
seu trabalho abordado na matéria “Alforriados, mas sob o
jugo do senhor” [edição 434]. A escravidão é uma grande
mancha na história da humanidade.
Luiz Carlos da Silva
Museu de Ciências
Gostaria de cumprimentar a Unicamp pela iniciativa demonstrada
na matéria “O embrião do novo Museu de Ciências, para quem
quiser conhecer” [edição 436]. Pode parecer piegas, mas
chego a ficar comovido por morar praticamente dentro do
campus da Universidade. A iniciativa é louvável por seu
cunho acadêmico e cultural, e por permitir que pessoas como
eu tenham a oportunidade de presenciar e, por que não?,
até participar com intervenções. Parabéns, vizinha!
Gilberto Gonçalves,
jornalista
Escola pública 1
Quando a universidade se aproxima da escola, promove a troca
entre a teoria e a prática, e também mudanças significativas
e reais na educação, o que de fato levará à qualificação
do ensino público em nosso pais. É o que mostra a matéria
“Quando o professor deixa de ser tarefeiro” [edição 436].
Parabéns ao professor Pedro Ganzeli e toda a equipe da EMEF
Prof. Vicente Ráo pela ousadia em buscar a qualificação
profissional com autonomia!
Carlos Alberto Baldan
Escola pública 2
Parabéns ao professor Pedro Ganzelli pelo projeto. Sugiro
vivamente que ele seja amplamente divulgado dentro da Faculdade
de Educação, a alunos e professores de Pedagogia e de Licenciatura.
Anita Liberalesso Neri,
Faculdade de Educação
da Unicamp
Escola pública 3
Gostaria de parabenizar os pesquisadores pelo projeto, por
todos os resultados alcançados. Porém, creio que cabem algumas
perguntas, entre as quais: Como fazer isso em toda uma rede?
Como atingir mais escolas, de uma só vez? Se isso tiver
que ser feito apenas por uma escola de cada vez, o processo
não será muito lento? Haveria apoio político para expandir
a idéia? Estas perguntas surgiram porque vocês terminam
a reportagem falando do caso de sucesso, porém sem levantar
qualquer possibilidade de extensão e isso torna a experiência
muito limitada!
Eliane Matesco Cristovão,
Unicamp
Escola pública 4
Parabéns pela iniciativa. Tenho um colega de turma que atuou
neste projeto. Li e gostei muito do trabalho, que parece
ter sido muito bem elaborado e envolvente.
Rosemberg Alvarenga,
E.E. Rangel Pestana
Escola pública 5
É uma pena que a mídia em geral não divulgue notícias desse
tipo. Esse trabalho deveria ser ampliado e contemplar outras
escolas. Parabéns aos organizadores.
Maria Nelma da Silva Lage,
Centro de Engenharia
Biomédica (Unicamp)
Casas populares
Parabenizo o engenheiro James Antonio Roque por seu trabalho
de pesquisa, muito importante para o auxílio das pessoas
que tanto necessitam de moradia [“Tese avalia conjunto habitacional
popular”, edição 436].
Rui Costa Barbosa
Motivação
1
Prezada professora Evely Boruchovitch, foi com imenso prazer
e carinho que li sobre seu trabalho na reportagem “Mapeando
a motivação dos alunos” [edição 435]. Fui sua aluna no curso
de Psicopedagogia (2006/2007) e tenho grande admiração pela
sua pessoa e principalmente pelo seu trabalho.Tenho utilizado
muito suas estratégias de ensino/aprendizagem, principalmente
a motivação intrínseca e a extrínseca do aluno (e do professor).
Desejo sucesso e felicidades.
Rosalva Guarnieri Roveri,
Hemocentro-Unicamp
Motivação 2
É realmente muito oportuno o trabalho da professora Evely
Boruchovitch acerca da motivação dos alunos. Creio que as
estratégias educacionais desenvolvidas nos processos educacionais
têm um relevante papel motivacional na vida escolar e acadêmica.
Envolver o aluno nesse processo, apostando na generosidade,
no afeto e na superação são ações significativas na construção
de uma educação e na formação para a cidadania plena. Afinal,
um aluno não é um dígito estatístico.
Hélio Rosetti Jr.,
professor universitário
Motivação 3
Gostei muito da matéria sobre o trabalho da professora Evely.
Realmente, a motivação do aluno é um assunto complexo e,
nesse contexto, o professor é o mediador ou facilitador.
Mas, o que realmente dificulta toda essa intervenção do
professor na vida escolar do educando e a descoberta daquele
universo distinto que compõe cada aluno é a solidão e abandono
em que se encontra o professor cada vez que ele entra na
sala de aula. E o abandono é de todos os setores que compõem
a escola pública, porque na verdade muito se fala, mas muito
poucos são os realmente comprometidos com isto, justamente
por ser uma questão complexa. Formar um cidadão responsável
e reflexivo hoje em dia é um trabalho árduo.
O abandono começa com os
próprios pais desses alunos e vai até o mais alto cargo
em que encontramos profissionais que dizem fazer parte da
educação pública em nosso país. Creio que falar que o professor
é a solução na verdade é mais um “blábláblá” para encobrir
responsabilidades e deveres que, primeiramente, são de outros
e não só do professor.
A “deseducação” começa dentro
dos lares brasileiros, com pais que não se importam com
a vida de seus filhos. As políticas públicas e as propostas
educacionais desse país, tentando responsabilizar o indivíduo,
na verdade, desvalorizam o conhecimento, o professor e o
próprio indivíduo, banalizando tudo e todos e buscando bodes
expiatórios e medidas paliativas para justificar a própria
falta de responsabilidade.
Lucimar Albuquerque , professor