Grupo da Unicamp vai receber
prêmio por pesquisa em cirurgia
Um grupo de pesquisadores da Unicamp foi contemplado com o Prêmio Alfredo Monteiro pelo melhor trabalho do XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia, realizado no Rio de Janeiro em novembro. A investigação parte da pesquisa de doutorado do pediatra Willy França sobre “Dano da parede intestinal e da maturidade do plexo mioentérico na gastrosquise experimental”, orientado pelo cirurgião pediátrico Lourenço Sbragia.
O prêmio será entregue aos ganhadores no dia 15 de dezembro, em solenidade que ocorrerá no Rio de Janeiro. Outros pesquisadores, que também assinam o trabalho, pertencem ao Laboratório de Cirurgia Fetal Experimental Michael Harrison, ligado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e à Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Unicamp. São eles Francesco Langone, Cristiane de la Hoz, Anderson Gonçalves, Daniel Bittencourt e Luis Violin Pereira.
Na gastrosquise é malformação congênita de fechamento da parede abdominal, com herniação das alças intestinais. O grau de lesão das alças está diretamente relacionado ao tempo de contato com o líquido amniótico e à exposição ao mecônio, causando alterações no intestino e produzindo uma paralisia transitória dos movimentos intestinais. Em 2.000 partos, uma criança morre por esta malformação.
Mecânica sedia 7ª reunião da Câmara de Ensino e Pesquisa
A Faculdade de Engenharia Mecânica foi a sétima unidade da Unicamp a sediar uma reunião da Câmara de Ensino e Pesquisa (Cepe) no contexto da série de reuniões itinerantes que vêm sendo realizadas fora de seu ambiente costumeiro, o salão do Conselho Universitário. Presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, a reunião de 5 de dezembro (foto) tinha ainda na mesa de trabalhos a presença do coordenador geral da Universidade Fernando Costa, do pró-reitor de Graduação Edgar Salvadori De Decca, do pró-reitor de Pesquisa Daniel Pereira e do diretor da unidade anfitriã, Anselmo Eduardo Diniz. A Cepe tem 26 membros titulares.
Professores e funcionários da FEM tiveram a oportunidade de acompanhar, das 15h às 17h30, as discussões em torno da pauta onde constavam concursos para provimento de cargos docentes em diferentes unidades, termos de convênios, contratos e acordos de cooperação com instituições públicas e privadas. A idéia das reuniões itinerantes, segundo Tadeu Jorge, tem se revelado uma excelente oportunidade de conhecimento recíproco da realidade física de cada unidade de ensino e pesquisa. Para a definição da ordem em que as unidades hospedarão as reuniões, tomou-se como critério de precedência a seqüência cronológica da renovação dos diretores.
Veja notas detalhadas