| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 347 - 11 a 17 de dezembro de 2006
Leia nesta edição
Capa
Osteoporose
Cartas
Romance no Brasil
Sangue de cordão umbilical
Esquizofrenia
Thomas Lewinsohn: 30 anos de pós em Ecologia
Cacau
Maracujá
Comunicação de risco
Método não-invasivo
Alunos de baixa visão
Cepal
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Destaques do Portal
Atuação da Inova
Cooperação
Ciência & Arte nas Férias
 

10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP NA ÚLTIMA SEMANA

Grupo da Unicamp vai receber
prêmio por pesquisa em cirurgia

Um grupo de pesquisadores da Unicamp foi contemplado com o Prêmio Alfredo Monteiro pelo melhor trabalho do XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia, realizado no Rio de Janeiro em novembro. A investigação parte da pesquisa de doutorado do pediatra Willy França sobre “Dano da parede intestinal e da maturidade do plexo mioentérico na gastrosquise experimental”, orientado pelo cirurgião pediátrico Lourenço Sbragia.

O prêmio será entregue aos ganhadores no dia 15 de dezembro, em solenidade que ocorrerá no Rio de Janeiro. Outros pesquisadores, que também assinam o trabalho, pertencem ao Laboratório de Cirurgia Fetal Experimental Michael Harrison, ligado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e à Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Unicamp. São eles Francesco Langone, Cristiane de la Hoz, Anderson Gonçalves, Daniel Bittencourt e Luis Violin Pereira.

Na gastrosquise é malformação congênita de fechamento da parede abdominal, com herniação das alças intestinais. O grau de lesão das alças está diretamente relacionado ao tempo de contato com o líquido amniótico e à exposição ao mecônio, causando alterações no intestino e produzindo uma paralisia transitória dos movimentos intestinais. Em 2.000 partos, uma criança morre por esta malformação.

(Foto: Antoninho Perri)Mecânica sedia 7ª reunião da Câmara de Ensino e Pesquisa
A Faculdade de Engenharia Mecânica foi a sétima unidade da Unicamp a sediar uma reunião da Câmara de Ensino e Pesquisa (Cepe) no contexto da série de reuniões itinerantes que vêm sendo realizadas fora de seu ambiente costumeiro, o salão do Conselho Universitário. Presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, a reunião de 5 de dezembro (foto) tinha ainda na mesa de trabalhos a presença do coordenador geral da Universidade Fernando Costa, do pró-reitor de Graduação Edgar Salvadori De Decca, do pró-reitor de Pesquisa Daniel Pereira e do diretor da unidade anfitriã, Anselmo Eduardo Diniz. A Cepe tem 26 membros titulares.

Professores e funcionários da FEM tiveram a oportunidade de acompanhar, das 15h às 17h30, as discussões em torno da pauta onde constavam concursos para provimento de cargos docentes em diferentes unidades, termos de convênios, contratos e acordos de cooperação com instituições públicas e privadas. A idéia das reuniões itinerantes, segundo Tadeu Jorge, tem se revelado uma excelente oportunidade de conhecimento recíproco da realidade física de cada unidade de ensino e pesquisa. Para a definição da ordem em que as unidades hospedarão as reuniões, tomou-se como critério de precedência a seqüência cronológica da renovação dos diretores.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP