O estudo intitulado “Produção e disseminação de informação tecnológica: A atuação da Inova Agência de Inovação da Unicamp” foi tema da dissertação de mestrado defendida pelo administrador Alexandre Camargo Castro em outubro, na qual ele aborda as ações da Inova Unicamp para fortalecer a disseminação das pesquisas desenvolvidas na Universidade.
Segundo Castro, a Unicamp estava entre as primeiras opções para se tornar objeto de sua pesquisa por se tratar de uma instituição de pesquisa nacional com produção e disseminação de informação tecnológica de grande significado para o país. “A Unicamp é a universidade brasileira recordista em depósito de patentes e contratos de licenciamento”, afirma. Mas a decisão final surgiu quando ele entrou em contato com a Agência de Inovação e conheceu as atividades desenvolvidas por ela.
A idéia era analisar na prática como é o caminho da produção e disseminação da informação tecnológica e como essa informação segue para gerar inovação. Na Inova este processo pôde ser observado, já que o órgão foi criado com a finalidade de fortalecer esse fluxo transformando as pesquisas da Unicamp em informação tecnológica disponível para consulta e também para uso da sociedade.
Dessa forma, o estudo traçou a trajetória da Unicamp no âmbito da ciência e tecnologia e destacou a criação da Agência de Inovação e seu campo de atuação. Castro descreve as ações da Inova como os projetos de Pré-incubação e Incubação de empresas de base tecnológica, o Programa de Investigação Tecnológica que busca invenções junto aos pesquisadores para trazê-las ao mercado e a articulação de contratos de licenciamentos e cooperação técnica entre a Universidade e empresas.
O pesquisador acompanhou os trabalhos da Inova Unicamp durante seis meses e também entrevistou seus colaboradores. “Percebi, durante a pesquisa que a Inova age de acordo com um modelo de produção e disseminação de informação tecnológica, uma vez que parte de seus objetivos é disseminar para a sociedade a produção científica e tecnológica da Universidade”, explica o autor.
Além disso, Castro realça a importância do resultado econômico da transferência tecnológica. Segundo ele, a atuação de núcleos de inovação que, como a Inova, articulam a transferência da tecnologia para a sociedade, é muito importante porque o processo de inovação é um dos fatores estratégicos para a economia do país. “A informação produzida pela academia e traduzida em tecnologia no mercado é recurso fundamental para a competitividade empresarial em função da inovação que pode alavancar”, afirma.
O trabalho destaca uma análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), segundo a qual empresas que inovam e diferenciam seus produtos, apesar de representarem apenas 1,7% da indústria brasileira, são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial e por 13,2% do emprego gerado. Por isso, afirma Castro, universidades e institutos de pesquisa vêm crescendo em importância para as empresas, tanto como fontes de informação, como parceiras nas relações de cooperação na busca por inovação.
De acordo com o estudo, o trabalho da Inova suas definições de atribuições, missão e visão corresponde a essa nova tendência. A Diretoria de Parcerias da Agência, por exemplo, busca não só oferecer a tecnologia patenteada da Unicamp, como atender a demandas de empresas e orientar na busca por recursos. “O desenvolvimento de atividades de pesquisa exige altos investimentos devido ao custo de novas tecnologias e do risco de fracasso envolvido. Por isso, para muitas empresas, principalmente as de médio ou pequeno porte, esses investimentos não estão ao alcance das suas possibilidades financeiras, daí a importância das parcerias”, explica Rosana Di Giorgio, diretora de Parcerias da Inova Unicamp.
Segundo Alexandre Castro, um dos aspectos mais notáveis das parcerias está nos benefícios para a própria Universidade. “As parcerias permitem aos pesquisadores maiores oportunidades de reconhecimento interno e externo por seus trabalhos de pesquisa e aos alunos dos programas de graduação e pós-graduação a chance de se tornarem empreendedores ou, devido ao maior contato com as empresas, demonstrar sua capacidade de inovar aumentando suas chances de empregabilidade”, cita. Roberto Lotufo, diretor executivo da Inova aponta mais benefícios. “Um dos principais destaques da Inova é a forma como tem estimulado a inovação tecnológica na Unicamp preservando os princípios acadêmicos e científicos, usando o relacionamento universidade-empresa para fortalecer as atividades de ensino e pesquisa na instituição”, comenta.
O pesquisador aponta que o esforço realizado para transferir tecnologia já denota uma preocupação maior das universidades e centros de pesquisa em fazer chegar às empresas o conhecimento gerado. Porém, ainda há barreiras. “As diferenças de linguagem e de comunicação entre o meio acadêmico e o empresarial têm sido contornadas através de pessoas melhor treinadas para compreender as diferenças de interesse das duas partes”, exemplifica. Ele conclui que “esse é exatamente um dos pontos de sucesso da Inova Unicamp”.
SERVIÇO
Mais informações sobre a Inova: www.inova.unicamp.br
Para acessar a dissertação: http://dissertacaoinova.tripod.com