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Unicamp ganha Centro de Estudos Avançados

Espaço desenvolverá atividades de apoio a reflexões e pesquisas relevantes

O professor Pedro Paulo Funari, coordenador do Centro de Estudos Avançados: desenvolvimento de temas de grande impacto (Foto: Antoninho Perri) A Unicamp, a exemplo das maiores universidades do mundo, já possui seu Centro de Estudos Avançados (CEAv) para desenvolver atividades de apoio à discussão e pesquisas transdisciplinares de alto nível nas ciências e humanidades, lidando com temas relevantes para o presente e o futuro do Brasil. “O objetivo fundamental é criar um espaço institucional para que assuntos extremamente relevantes para a Universidade, para o desenvolvimento país e para a humanidade sejam abordados de maneira completa, em profundidade”, afirma o reitor Fernando Costa, idealizador do CEAv.

Assista vídeo do professor Fernando Costa sobre o CEAv

Segundo o professor Pedro Paulo Funari, coordenador do novo órgão vinculado ao Gabinete do Reitor, dois grupos já estão constituídos: o Grupo de Estudos em Ensino Superior (GEES) e o Grupo de Estudos Avançados em Esporte (GEAE). “Vamos trazer grandes estudiosos do cenário internacional e do Brasil para uma reflexão crítica e inovadora a respeito dos dois temas, durante os anos de 2010 e 2011. A ideia é que esse trabalho resulte em livros e outros materiais de referência. Já estamos pensando na criação posterior de mais dois grupos”.

Criado por meio de resolução publicada em março deste ano, o CEAv já está iniciando suas atividades agora em abril, com a vinda da professora Liz Reisberg, pesquisadora associada ao Centro Universitário de Boston para Educação Superior Internacional. Nesses dias 12, 14 e 15, ela ministra um curso sobre Garantia de Qualidade, abordando processos de trabalho e eficiência no ensino superior, e no dia 20 profere palestra sobre Ação Afirmativa, permanecendo na Unicamp até o dia 30.

O GEES pretende promover pesquisas e atividades sobre o ensino superior com foco em quatro áreas: história e inovação da estrutura curricular e acadêmica, diversidade institucional (aspectos acadêmicos, gerenciais e financeiros), políticas de acesso (programas de igualdade e ação afirmativa no Brasil e em outros países) e perspectivas de internacionalização das universidades brasileiras de pesquisa.

Na opinião do coordenador do CEAv, o convite a Liz Reisberg condiz com a proposta do GEES de trazer a experiência internacional para refletir sobre como o ensino superior deve se configurar nos próximos anos a fim de que o Brasil se desenvolva. “A pesquisadora vai tratar de dois grandes temas: a garantia de qualidade para que o ensino superior tenha efeitos positivos e a ação afirmativa buscando mecanismos de inclusão social dos grupos desfavorecidos”.

A professora do Boston College leciona na graduação em administração de ensino superior, fundou uma empresa que organiza viagens de recrutamento de profissionais por todo o mundo e ajuda faculdades de negócios a encontrar talentos para seus programas de MBA. Deu consultoria a diversos países no desenvolvimento de mecanismos de garantia de qualidade da educação universitária, tendo também entre suas áreas de pesquisa as questões que influenciam o acesso e a igualdade.

Focos no ensino superior
No que se refere à estrutura curricular do ensino superior no país, Funari considera que uma questão principal diz respeito à especialização precoce que ocorre desde o século 19, mas principalmente nas últimas décadas. “O aluno entra diretamente para um curso de especialização e conhece, por exemplo, apenas aspectos relativos a engenharias ou medicina. É fundamental discutir a importância de a universidade oferecer aos estudantes uma formação mais geral e só depois a especialidade”.

A professora Liz Reisberg, do Boston College: curso sobre Garantia de Qualidade e palestra sobre Ação Afirmativa (Foto: Antoninho Perri)Dentre as nuances gerenciais e financeiras a serem estudadas pelo GEES, Funari lembra a existência de diferentes tipos de ensino superior no Brasil, desde o oferecido por instituições de alta qualificação como a Unicamp, até aquele voltado para atender a realidades locais. “Temos o problema da interiorização do ensino superior, que no Estado de São Paulo se consolidou a partir dos anos 1970, com a Unicamp, as unidades da Unesp e faculdades privadas. Mas este é um grande desafio para todo o território nacional: como e que tipo de ensino levar ao interior?”.

Um exemplo citado pelo coordenador é a formação de licenciados, modalidade de que é a mais capilar, já que essas instituições precisam existir em todas as regiões. “É necessário ter professores capacitados a dar aulas no interior do Amazonas. Não podem ser simplesmente leigos, que estudaram apenas até a quarta série e já passaram a ensinar no primário. Isso significa que uma instituição na Amazônia deve ter como objetivo formar licenciados para o contexto da região, e não como os formados pela Unicamp, que visam à iniciação científica, mestrado e doutorado, apresentando outro perfil”.

Outro tema relevante para o Grupo de Estudos em Ensino Superior, de acordo com Funari, são as políticas de acesso, como a introdução do Enem no sistema federal. “A segregação social sempre foi grande no Brasil, onde apenas quem possui condições de estudo entra nas melhores universidades. A Unicamp já vem debatendo internamente o ProFis, em que o Enem serviria para escolher e criar turmas com os 120 melhores alunos da rede pública de Campinas”.

Um último aspecto ressaltado por Funari nesta área de estudo é a baixa internacionalização do ensino superior brasileiro. “Temos uma barreira linguística, o português, e uma barreira administrativa, já que todos os nossos diplomas são válidos apenas no país, e vice-versa. A Europa já possui uma política de internacionalização (interna, é verdade) de mais de 20 anos. O Brasil agora se preocupa com isso e a Unicamp vai iniciar uma reflexão sobre como fazer parte de sistemas latino-americanos e mundiais”.

Política para o esporte
Funari observa que a confirmação do Brasil como sede dos dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, torna ainda mais pertinente a criação do Grupo de Estudos Avançados em Esporte – e com ênfase no esporte de alto desempenho. “Nos dois casos, estamos lidando com a política de desporto do país, ao passo que o grupo vai tratar dos desafios do esporte contemporâneo abrangendo questões humanas, gestão e sistema organizacional”.

Conforme o coordenador do CEAv, um primeiro ponto de reflexão é o aspecto social, ou seja, sobre o sentido do esporte na sociedade. “O Brasil é definido como ‘terra do futebol’ e está no imaginário de qualquer garoto tornar-se um grande jogador. Outra questão é como o esporte está organizado no país e como a academia se relaciona com isso, especialmente na formação de pessoas. Precisamos saber se queremos um sistema mais centrado em empresas, clubes, entidades sociais ou escolas. Nesse caso, com a vinda de especialistas estrangeiros, podemos nos inspirar na forma como outros países organizam o esporte”.

Uma última observação de Funari é quanto à relevância que a ciência do esporte ganhará nesses anos até a Olimpíada do Rio de Janeiro, visando ao aprimoramento do desempenho dos atletas brasileiros. “Temos tempo para pesquisar e fazer uso da tecnologia para melhorar nossa classificação no ranking, o que será uma preocupação mais específica da FEF. Já o GEAE vai pensar o problema de forma mais ampla, considerando todas as implicações políticas, econômicas e sociais que o Brasil enfrentará tendo em vista a Olimpíada”.

 

Sede vai ser na BC

O Centro de Estudos Avançados (CEAv) da Unicamp, segundo o coordenador Pedro Paulo Funari, terá em breve uma sede física no terceiro andar do prédio da Biblioteca Central Cesar Lattes, com escritórios e todas as facilidades de comunicação para os pesquisadores. “Uma especificidade do CEAv em comparação aos demais centros e núcleos da Universidade, é sua estrutura mais enxuta, dentro da ideia de desenvolver poucos temas, mas de grande impacto no presente e visibilidade de futuro. Os outros são mais universalistas”.

Inicialmente, a administração do CEAv está entregue a um conselho com membros pró-tempore, seguindo a proposta de conduzir o processo de institucionalização de forma prudente, até a criação de um regimento. Além de Funari, integram o conselho os professores Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-Graduação; Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação; Ricardo de Oliveira Anido, chefe adjunto de Gabinete; Ronaldo Aloise Pilli, pró-reitor de Pesquisa; Paulo Roberto Rodrigues da Silva, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário; e Mohamed Habib, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

O Grupo de Estudos em Ensino Superior, coordenado pelo professor Renato Hyuda de Luna Pedrosa, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), é integrado ainda por Cibele Yahn de Andrade, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp); José Roberto Rus Perez, professor da Faculdade de Educação (FE); Leandro Russovski Tessler, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW); Marcelo Knobel, também professor do IFGW; e Ricardo de Oliveira Anido, professor do Instituto de Computação (IC).

O Grupo de Estudos Avançados em Esporte é coordenado pelo professor Paulo Cesar Montagner, que tem como pares seus colegas da Faculdade de Educação Física (FEF) Edison Duarte, José Irineu Gorla, Miguel de Arruda, Paulo Ferreira de Araújo, Ricardo Machado Leite de Barros e Roberto Rodrigues Paes.

Mais informações: Site do CEAv

 

 

 
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